O embaciamento dos vidros do automóvel é um fenómeno comum em dias de inverno. E sempre que ocorre prejudica muito a visibilidade; eis como evitar esses perigosos segundos de condução “às cegas”.

O fenómeno explica-se facilmente: o vapor de água causado pela falta de ventilação e a diferença de temperaturas entre o interior resulta no embaciamento dos vidros, que é provocado pela condensação de humidade no ar do habitáculo, agravada pelo calor corporal e a respiração/transpiração dos ocupantes do automóvel, em contacto com o vidro arrefecido pela temperatura mais baixa no exterior.

E para contrariar este fenómeno que faz com que os vidros se tornem praticamente opacos em segundos, prejudicando bastante a visibilidade, pode ligar-se a ventilação. Mas esta não é a melhor solução… Primeiro, porque o sistema de ventilação do automóvel traz sujidade do exterior para o habitáculo, formando uma fina camada de pó que absorve a humidade e favorece o embaciamento do vidro. Depois, porque humidade nos vidros “combate-se” com ar frio.

A maioria dos automóveis modernos já facilita essa operação, equipados com função de desembaciamento do para-brisas, mas se o seu automóvel não dispõe desta funcionalidade, então o truque infalível para desembaciar é a utilização do sistema de ar condicionado na temperatura mais baixa possível. O ar frio expelido é mais seco, diminuindo a humidade relativa no habitáculo. Aponte o fluxo de ar aos vidros e abra ligeiramente algumas janelas para atenuar a diferença de temperatura entre o exterior e o interior do automóvel.

Evitar, prevenindo

Mais eficaz do que qualquer dica para o desembaciamento dos vidros em tempo recorde, são os truques que o previnem. Alguns bem simples. Junte num recipiente 60 gramas de glicerina líquida e 1 litro de álcool etílico. Misture muito bem e aplique com um pano limpo em todos os vidros do seu automóvel. Infalível!