A emocionante decisão do Campeonato de Portugal de Karting KIA 2018

24/01/2019

A época de 2018 do Campeonato de Portugal de Karting KIA foi das mais emotivas dos últimos anos. As provas disputadas nas pistas de Viana do Castelo, Leiria, Braga, Bombarral e Palmela contaram com quase 100 pilotos e não faltou espetáculo em todas elas. A última jornada foi crucial para definir os campeões nacionais na maioria das categorias, pelo que recordamos como foi essa ronda antes do início da época de 2019.

Depois do arranque em Viana do Castelo e das passagens pelas pistas de Leiria, Braga e Bombarral, o Campeonato de Portugal de Karting KIA ficou definido em Palmela, numa jornada em que participaram 90 pilotos distribuídos por diferentes categorias, desde a Iniciação – para pilotos a partir dos 5 anos de idade – até à Gentleman, para quem já completou 45 anos.

Títulos na Shifter e na Super Shifter

Na prova de Palmela, como habitualmente, as categorias X30 Shifter e X30 Super Shifter partilharam a mesma grelha com as seguintes classes: Júnior (dos 15 aos 18 anos de idade), Sénior (dos 18 aos 31), Master (dos 32 aos 44) e Gentleman (com mais de 45 anos).

Na X30 Super Shifter – karts equipados com motores de 175cc e caixa de velocidades –, Joel Magalhães (BIrelART) foi o mais rápido à geral com a maca de 50,396s e na classe Master. Na Gentleman, o mais rápido foi Frederico Castro (Maranello) ao rodar em 50,582s. Na categoria X30 Shifter – karts de 125cc com caixa de velocidades –, o mais rápido à geral foi Rodrigo Ferreira (Praga), com o tempo de 50,078s, e também na classe Júnior. Na Sénior, Hugo Marreiros (DR) rubricou o melhor ‘crono’ em 50,113s.

Na primeira manga de qualificação – disputada em 11 voltas –, Rodrigo Ferreira venceu à geral na X30 Shifter e na classe Júnior e Hugo Marreiros triunfou na Sénior. Joel Magalhães impôs-se na X30 Super Shifter à geral e na Master, enquanto Paulo Martins (Sodi) triunfou na Gentleman. Na segunda manga de qualificação, Hugo Marreiros venceu à geral na X30 Shifter e na classe Sénior, enquanto Rodrigo Ferreira voltou a triunfar na Júnior. Joel Magalhães impôs-se novamente na X30 Super Shifter à geral e na Master, enquanto João Dias venceu na Gentleman.

Na Final, disputada em 13 voltas ao traçado de 1270 metros, Hugo Marreiros largou da pole-position e conseguiu impor um ritmo bastante forte para vencer na categoria X30 Shifter à geral e na Sénior.

Já Rodrigo Ferreira garantiu a segunda posição, mas foi suficiente para confirmar o título na Júnior e sagrar campeão nacional absoluto da categoria X30 Shifter. Por sua vez, Tiago Teixeira (CRG) – terceiro classificado e o autor da volta mais rápida com a marca de 50,409s – garantiu o título de campeão nacional na Sénior e foi vice-campeão nacional à geral, após um duelo intenso com Rodrigo Ferreira desde o início da época, contribuindo ambos para um bom espetáculo, assim como Hugo Marreiros, entre outros.

Bruno Ponte (Kart Republic) cruzou a meta na quarta posição, ‘colado’ a traseira do kart de Tiago Teixeira, assegurando o segundo lugar na classe Júnior e o vice-campeonato.

Rita Teixeira (CRG) encerrou o top-5 e garantiu o terceiro lugar do pódio na categoria Sénior, mostrando-se sempre muito rápida ao longo da prova.

Joel Magalhães (Birel ART) cruzou a meta na sexta posição, suficiente para confirmar os títulos de campeão nacional absoluto na categoria X30 Super Shifter e na classe Master. Miguel Ramos (CRG) foi sétimo classificado e quarto na Sénior, enquanto Paulo Martins (Sodi) viu a bandeira xadrez no oitavo lugar e garantiu a segunda posição na Master, seguindo-se Vasco Lázaro (Kart Republic) que completou o pódio, tendo Pedro Oliveira (Exprit) – que também não escapou a alguns incidentes durante o campeonato – sido o quarto posicionado.

João Dias foi 11º classificado, mas venceu a classe Gentleman, na frente de Frederico Castro (Maranello-2º Gentleman), do estreante Francisco Costa (FK-3º Júnior), João Cunha (Sodi-2º Gentleman) e de Manuel Ramos (CRG) que, embora sendo terceiro da sua classe em Palmela, garantiu o título de campeão nacional Gentleman.

Ricardo Borges campeão X30 Sénior

Ricardo Borges (Kart Republic) chegou a Palmela no comando da categoria X30 Sénior com 130 pontos, tendo Alexandre Areia (Kart Republic) como único adversário na luta pelo título, já que o piloto de Esposende estava a 14 pontos do líder.

Borges começou a mostrar a sua rapidez ao estabelecer o melhor tempo nos treinos cronometrados, onde rodou em 50,773s, tendo João Galveias (Tonykart) a seu lado na primeira fila da grelha. O líder do campeonato viria a dominar as duas mangas de qualificação, terminando ambas na frente de João Galveias e Alexandre Areia, além de ter obtido as voltas mais rápidas.

Ricardo Borges partiu assim para a Final com a missão de confirmar o título e conseguiu-o com mais uma exibição perfeita, vencendo a corrida com 3,668s de vantagem sobre Galveias – que garantiu um meritório terceiro lugar no campeonato – e obteve novamente a volta mais rápida (51,022s). Foi o primeiro título de campeão nacional para Ricardo Borges, que já tinha estado próximo da consagração em anos anteriores.

Numa corrida com poucas ultrapassagens, Alexandre Areia garantiu o derradeiro lugar do pódio e o vice-campeonato, naquela que foi a sua época de regresso ao CPK. Já Manuel Leão (Tonykart) foi quarto classificado na Final, muito próximo de Alexandre Areia, terminando o campeonato também num terceiro lugar.

Frederico Peters triunfa na Júnior

Frederico Peters (Kart Republic) apresentou-se em Palmela na liderança da categoria Júnior, com 127 pontos, tendo como adversários na luta pelo título o ‘rookie’ Luís Alves (Sodi), que tinha 109,5 pontos e Guilherme de Oliveira (Tonykart), com 104 pontos.

Nos treinos cronometrados, Frederico Peters estabeleceu a pole position ao rodar em 51,991s, tendo Luís Alves a seu lado na primeira fila da grelha, com Miguel Silva (CRG) e Tomás Caixeirinho na fila seguinte, e com Guilherme de Oliveira a largar do 10.º lugar.

Na primeira manga de qualificação, Frederico Peters conseguiu um bom arranque e manteve-se na frente dos seus dois principais adversários, Luís Alves e Guilherme de Oliveira (autor de uma excelente recuperação e da volta mais rápida da corrida, em 52,058s), que terminaram por esta ordem. Estes três pilotos voltaram a ser protagonistas na segunda manga de qualificação, onde desta vez o líder inicial foi Luís Alves. O jovem piloto de Guimarães viria a ser ultrapassado por Guilherme de Oliveira, que garantiu a vitória na manga e nova volta mais rápida (52,353s). Luís Alves terminou na frente de Frederico Peters e estes resultados deixavam tudo em aberto no escalonamento dos três primeiros lugares do campeonato.

Na Final, Frederico Peters arrancava da pole position mas a corrida foi dominada por Guilherme de Oliveira, que liderou as 15 voltas ao traçado de 1270 metros. O piloto de Vila Nova de Gaia assegurou o vice-campeonato já que Frederico Peters manteve-se sempre no segundo lugar da Final, resultado que lhe permitiu sagrar-se campeão nacional da categoria Júnior. Este foi o segundo título da carreira do jovem piloto de Évora, que tinha sido campeão nacional Cadete em 2012.

Luís Alves teve de se aplicar para conquistar o pódio da Final em Palmela, numa corrida onde chegou a rodar no quinto lugar. O jovem piloto vimaranense, que se estreou este ano na categoria Júnior, terminou o campeonato num meritório terceiro lugar e promete ser um dos sérios candidatos ao título em 2019.

Título da Juvenil para Adrián Malheiro

Depois das provas em Viana do Castelo, Leiria, Braga e Bombarral, a classificação da Juvenil estava suspensa à chegada a Palmela, devido a um apelo em análise na FPAK, relativo à ronda anterior.

Nos treinos cronometrados, Ivan Domingues (Madcroc) começou por estabelecer a pole position ao rodar em 54,864s. Na primeira manga de qualificação, o jovem piloto de Leiria conseguiu vencer, apesar da pressão de Adrián Malheiro que, no entanto, viria a ser penalizado pelo Colégio de Comissários desportivos, descendo ao 9.º lugar final. Lourenço Marques (Parolin) secundou Ivan Domingues e terminou na frente de Tomás Martins, enquanto Miguel Couteiro (Mercury) e Matilde Ferreira (Praga) completaram o top-5.

Na segunda manga de qualificação, reeditou-se a discussão a três entre Ivan Domingues, Adrián Malheiro e Lourenço Marques, novamente com vantagem para Domingues, apesar de Malheiro ter estabelecido a volta mais rápida (55,109s). Lourenço Marques foi o terceiro classificado, seguindo-se Tomás Martins e Miguel Couteiro, que completaram os cinco primeiros.

Na Final, disputada em 13 voltas ao traçado de 1270 metros, assistiu-se a um intenso duelo entre Adrián Malheiro e Ivan Domingues, com Lourenço Marques logo atrás. Malheiro passou para o comando da corrida com uma ultrapassagem no primeiro gancho da pista de Palmela, mas Domingues colou-se ao seu adversário durante a segunda metade da Final, vindo mesmo a consumar a ultrapassagem. O piloto de Leiria resistiu à pressão e conquistou mais uma vitória em Finais, logo na frente de Malheiro (autor da volta mais rápida, em 55,286s) e de Lourenço Marques, que cortou a meta no terceiro lugar, mas que viria a ser penalizado em cinco segundos pelo Colégio de Comissários, devido a danos na carenagem frontal do seu kart. Assim, Miguel Couteiro subiu ao pódio na última prova do campeonato, com Lourenço Marques a terminar no quarto lugar e Diogo Castro a completar o top-5.

Conhecidas as decisões quanto ao apelo, Adrián Malheiro viria a sagrar-se campeão nacional, Ivan Domingues vice-campeão, enquanto Lourenço Marques foi terceiro classificado e Miguel Couteiro quarto posicionado em igualdade pontual com o piloto de Leiria. Matilde Ferreira encerrou o top-5.

José Pinheiro vence na Cadete

José Pinheiro (Praga) apresentou-se na derradeira ronda na liderança da categoria Cadete com 147,5 pontos, seguido por António Santos (Kart Republic) com 102,5, João Maria Gouveia (Praga) 100, Santiago Alves (Madcroc) 75, e Manuel dos Santos (Parolin), 62, também no top-5.

José Pinheiro foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 57,930s e garantiu a pole-position para a primeira manga qualificação, na qual viria a ser terceiro classificado, atrás de Maria Germano Neto (Praga) – segunda posicionada e autora da volta mais rápida com o tempo de 57,960s – e do vencedor João Maria Gouveia, numa corrida bastante emotiva com vários pilotos a lutar pelos primeiros lugares, como o caso de Santiago Alves, quarto classificado.

Na segunda manga de qualificação, também disputada em 10 voltas, Maria Germano Neto confirmou a sua rapidez ao ser a primeira a ver a bandeira xadrez, na frente de Santiago Alves, João Maria Gouveia, José Pinheiro e Tiago Lima (Mercury) que encerrou o top-5 e assinou a volta mais rápida com a marca de 57,783s.

Na Final, disputada em 8 voltas, face ao somatório dos resultados obtidos nas duas mangas, Maria Germano Neto largou da pole-position e liderou até à penúltima volta, altura em que João Gouveia – autor da volta mais rápida em 58,036s – passou para frente e venceu. A piloto de Guimarães foi uma honrosa segunda classificada e José Pinheiro completou o pódio, confirmando o título de campeão nacional Cadete.

José Gouveia campeão na Iniciação

José Maria Gouveia (Birel ART) – vencedor da Taça de Portugal em 2017 – surgiu no traçado da margem sul do rio Tejo na liderança do campeonato com 131 pontos, seguido por Romeu Mello (Birel ART) com 94,5, Guilherme Morgado (Parolin), 86, Tomás Alves (Parolin) 78 e João Pereira (Birel ART) 72, também no top-5.

À semelhança da ronda anterior, Romeu Mello foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m25,906s e garantiu a pole-position para a primeira manga de qualificação, na qual bateu toda a concorrência e assinou a melhor volta, numa corrida muito animada, já que Martim Campos (Parolin) e Tomás Fernandes (Parolin) terminaram logo a seguir nas segunda e terceira posições, respetivamente.

Na segunda manga, também disputada em 4 voltas ao traçado de 1270 metros, Romeu Mello voltou a ser o primeiro a ver a bandeira xadrez, mas depois viria a ser desclassificado, pelo que a vitória ficou na posse de Tomás Fernandes – que rubricou a volta mais rápida em 1m26,544s –, seguido de Martim Campos e Tomás Alves.

Na Final, disputada em cinco voltas, Tomás Fernandes largou da pole-position e conseguiu vencer, festejando a sua primeira vitória na categoria Iniciação. Martim Campos e Romeu Mello – autor da volta mais rápida em 1m26,038s – rodaram nas segunda e terceira posições até à última volta, altura em que passou Guilherme Morgado (Parolin) para o segundo posto e David Duarte (Parolin) para o terceiro lugar final. Martim Campos e Romeu Mello fecharam o top-5, respetivamente.

José Maria Gouveia (Birel ART) terminou na sexta posição – mais do que suficiente para confirmar o título de campeão nacional –, Beatriz Costa (Parolin) foi sétima classificada e venceu a classe feminina, seguindo-se Xavier Lázaro (Parolin), João Pereira (Birel ART), Adriana Araújo (Parolin), Joana Lima (Birel ART), enquanto Tomás Alves (Parolin) foi forçado a abandonar na segunda volta.