Está confirmado: a 55.ª edição do Azores Rallye, a contar para o Europeu FIA (ERC) e para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) foi, definitivamente, cancelada, anunciou o Grupo Desportivo Comercial (GDC),

O comunicado publicado no site do clube organizador da prova, confirmou o que a comunicação avançara, nos últimos dias, como praticamente certo.

Calendarizado, inicialmente, para final de março, o rali foi adiado, na sequência da pandemia, para os dias 17 a 19 de setembro, mas agora ficou adiado para 2021, de acordo com o adiantado pelo GDC, que justifica «a difícil decisão de adiar a prova com a falta de meios humanos e materiais para assegurar que esta decorra sem a presença de público».

Para o clube organizador, «isso poderia comprometer a segurança dos participantes e intervenientes naquele que é o maior evento de promoção da região, bem como a saúde pública dos açorianos, que desde a primeira hora afirmamos ser algo pelo qual zelaríamos sem quaisquer concessões».

Entretanto, o clube Grupo Desportivo Comercial adianta, no comunicado, estar desde já a trabalhar com o Eurosport Events «para incluir o Azores Rallye no calendário desportivo do Campeonato FIA da Europa de Ralis, o FIA ERC, em 2021, conforme o acordo que assegura a prova até 2022 nessa prestigiada competição internacional».

Com o cancelamento do rali micaelense, o CPR fica, desde já, reduzido a seis provas, das quais apenas uma em piso de terra.