Baja de Idanha-a-Nova: vitória convincente de Tiago Reis

22/09/2019

Tiago Reis (Mitsubishi Lancer Evolution) regressou às vitórias com atuação meritória em Idanha-a-Nova
A dupla Tiago Reis/Valter Cardoso (Mitsubishi Lancer Evolution) impôs-se, sem margem para reticências, na Baja de Idanha-a-Nova, 4.ª e penúltima prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) AM 48 e manteve-se na corrida para a conquista do título.

O piloto de Famalicão, que alinhou inferiorizado em termos físicos, conquistou o 2.º triunfo absoluto da carreira e foi o 4.º vencedor diferente em igual número de provas realizadas este ano.

Com João Ramos (Toyota Hilux), vencedor do prólogo, fora de prova no início do 1.º setor seletivo, Tiago Reis conquistou a liderança na etapa inicial, posição que não mais largou até final da prova da Escuderia Castelo Branco, ampliando de 1m 16s para 2m 59s a diferença final para Pedro Dias da Silva (Ford EXR05).

O derradeiro lugar do pódio foi para Alexandre Ré (VW Amarok), que manteve a liderança do campeonato.

Com uma atuação convincente, Tiago Reis superou com mestria as difíceis pistas da Beira Baixa, muito traiçoeiras decido à chuva. No 2.º e último dia, atacou para dilatar a vantagem e aproveitou a luta pelos restantes lugares do pódio travada pelos seus mais diretos adversários para terminar com uma margem algo folgada.

«Conseguimos ultrapassar todos os obstáculos ao longo de um fim de semana muito difícil, pois fiz esta prova com dois dedos dos pés partidos. Por isso, ficará para sempre na minha memória», referiu o vencedor.

Tiago Reis mantém-se na corrida ao título e promete que «dentro de um mês, em Portalegre, terá de ser sempre a fundo, sem gestão de corrida».

Na luta pelo 2.º lugar, Alexandre Ré, que tinha uma desvantagem de 1m 123s para Pedro Dias da Silva, deu espetáculo: a meio (Km 79,3 km) do 2.º setor seletivo já estava a cerca de 5 segundos da vice-liderança.

Pedro Dias da Silva e José Janela (Ford EXR05) alcançaram o 2.º lugar na baja da Escuderia Castelo Branco

Mas, Pedro Dias da Silva defendeu-se bem até aos últimos metros e somou pontos importantes para o campeonato.

«A prova correu-nos bem. Passámos pela liderança no primeiro dia, onde aproveitámos bem o facto de o nosso carro ser um Diesel e o binário do motor. No último dia, com o tempo mais seco, perante o Tiago e o Ré com carros mais potentes e superiores ao nosso, não conseguimos andar no ritmo deles; mas, controlámos sempre o Ré e, quando ele se aproximou de nós forçámos para garantir o segundo lugar», explicou Pedro Dias da Silva.

Os irmãos Alexandre e Pedro Ré (VW Amarok) terminaram no último lugar do pódio

Vítima de um furo no prólogo, Alexandre Ré fez uma prova a recuperar o atraso sofrido e, no final, mostrou-se resignado com o 3.º lugar, o pior resultado da época:

«Não tivemos grande comunicação sobre os tempos que estávamos a fazer em pista e acabámos por deixar escapar o segundo lugar já perto do final. Ainda assim, ser segundo ou terceiro não ia fazer grande diferença. Fica tudo adiado para Portalegre», sublinhou o piloto da VW Amarok.

Nos lugares seguintes terminaram André Amaral (Ford Ranger), a 11m 26s, e Alexandre Franco (BMW X1 Proto), com mais 16m 21s.

A dupla André Amaral/Nelson Ramos (Ford Ranger) terminou no 4.º lugar

O piloto de Barcelos teve problemas no 1.º dia, perdeu algum terreno, recuperou mas falhou lugar do pódio.

«A 30 km do final do primeiro setor seletivo, ficámos sem escovas do limpa para-brisas quando chovia. Terminámos o dia no sexto lugar. Na última etapa, entrámos ao ataque e conseguimos recuperar duas posições», referiu André Amaral.

«Agora, vamos preparar Portalegre, onde queremos fazer mais um bom resultado e cumprir o objetivo que é alcançar um lugar no pódio final desta época», adiantou o piloto nortenho.

Nuno Corvo vence T2 e adia decisão do título

Na categoria T2, Nuno Corvo/José Camilo Martins (Nissan Pathfinder) impuseram-se por 24 segundos à dupla João Ferreira/David Monteiro, enquanto Georgino Pedroso/Carlos Silva (isuzu D-Max), líderes do campeonato, desistiram perto do final.

«Esta baja foi difícil, conforme já esperávamos. A chuva e a lama tornaram a pista mais complicada. Estivemos sempre muito confortáveis na liderança e, principalmente, divertimo-nos imenso», referiu Nuno Corvo, que repetiu o triunfo alcançado na Baja do Pinhal.

A olhar já para a prova decisiva, o piloto do Nissan Pathfinder preparado pela estrutura TIM, adiantou:

«Agora, vamos preparar a Baja de Portalegre, onde esperamos voltar a vencer e alcançar o título na prova mais importante do campeonato».
A dupla Nuno Corvo/José Camilo Martins (Nissan Pathfinder) venceu a categoria T2 e adiou e adiou a decisão do título

João Rato é campeão T8

Entre os T8, a dupla João Rato/Vítor Hugo (Land Rover Discovery) somou novo triunfo — o 3.º desta época em quatro provas — só não venceu em Reguengos de Monsaraz — e conquistou, em antecipação o respetivo título.

A dupla Tiago Canedo Santos/António Dias (Land Rover Defender) venceu a Taça de Portugal.

Classificação final

1.º Tiago Reis/Valter Cardoso (Mitsubishi Lancer Evolution), 4h45m44s

2.º Pedro Dias da Silva/José Janela (Ford MO EXR 05 Proto), a 2m59s

3.º Alexandre Ré/Pedro Ré (Volkswagen Amarok), a 3m15s

Campeonato (após 4 provas)

1.º Alexandre Ré, 85 pontos

2.º Pedro Dias da Silva, 65

3.º Tiago Reis, 65

4.º André Amaral, 52

5.º Miguel Casaca, 33

Próxima prova (última): Baja Portalegre 500, dias 24 a 26 de outubro.

Ver mais em:

www.escuderiacastelobranco.pt

http://cptt.cronobandeira.com/index.php?lang=0&evento=1&local=219&rfr=1&idx=3