Baja TT ACP/Santiago-Grândola: Miguel Barbosa dominador

07/03/2020

sdupla Miguel Barbosa/Pedro Velosa (Toyota Hilux) esteve superou com eficácia s dificuldades da 1.ª etapa
O primeiro dia da Baja TT ACP/Santiago-Grândola teve Miguel Barbosa como protagonista principal: na hora do regresso ao todo-o-terreno com um programa completo, o piloto da Toyota Hilux/Overdrive não deu hipóteses à concorrência: dominou desde o prólogo e venceu os dois setores cronometrados.

Os pisos de areia – a grande novidade desta segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno/AM 48 não foram obstáculo para o piloto que já conquistou sete títulos nacionais desta modalidade.

O líder terminou com 1m 35s de vantagem para João Ramos (Toyoya Hilux) e 3m 21s face a Alejandro Martins (Mini JCW).

No final do dia, Miguel Barbosa sublinhou que «não podia ter corrido melhor. Cada vez tenho mais confiança com o carro, embora ainda não esteja a aproveitar todo o potencial que possui. Temos de ir aos poucos; mas, para já, estou bastante satisfeito, pois conseguimos alguma margem, embora nada de considerável», referiu o líder.

Para o derradeiro dia da prova, Barbos adiantou que «vamos manter a toada».

De facto, João Rmos não está longe e o derradeiro setor é o mais extenso (136 km).

O piloto nortenho da Toyota Hilux atrasou-se, consequência de enganos de percurso.

«No primeiro setor perdemo-nos cerca de 30 segundos. No segundo, voltámos a enganar-nos. Aqui, estes erros pagam-se muito caro porque, no meio de tanta areia, para conseguir voltar a colocar o carro na pista e fazer a manobra é muito complicado», explicou João Ramos.

Nas contas do píloto-arquiteto, descontados estes contratempos, « deduzo que estou a perder meio segundo por quilómetro para o Miguel. Acho, por isso, que estamos com um bom ritmo face à experiência neste tipo de pisos», sublinhou.

O duelo pelo 3.º lugar está renhido. Alejandro Martins (Mini JCW) terminou o dia na 3.ª posição, mas com escassos 22 segundos de vantagem para Tiago Reis (Mitsubishi Racing Lancer), líder do campeonato.

Em excelente plano, os irmãos aveirenses Alexandre e Pedro Ré (Can Am Maverick X3) ocupam o 5.º lugar absoluto, seguidos por Nuno Matos (Fiat Fullback Proto) que está na 6.ª posição, com 12 segundos de diferença para nuno Madeira (Kia Sportage).

Na categoria T2, a dupla leiriense João Ferreira/David Monteiro (Nissan Pathfinder) lidera; na T8, Francisco Barreto e Sérgio Cerveira (Nissan Navara) estão na frente.

Este domingo, realiza-se a segunda e última etapa: um sector seletivo com 136,11 quilómetros. Partida às 11h05 horas. O final está previsto para cerca das 13 horas.

Classificação (após 1.º dia)

1.º Miguel Barbosa/Pedro velosa (Toyota Hilux), 1h 15m 23s

2.º João Ramos/Vítor Jesus (Toyota Hilkux), a 1m 35s

3.º Alejandro Martins/José Marques (Mini JCW), a 3m 21s

4.º Tiago Reis/Valter Cardoso (Mitsubishi Racing Lancer), a 3m 43s

5.º Alexandre Ré/Pedro Ré (Can-Am Maverick X3), a 5m 24s

 

Saber mais:

https://www.bajattacp.pt/homepage.aspx?menuid=1

http://cptt.cronobandeira.com/index.php?lang=0&evento=1&local=134&rfr=1&idx=1