Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal: brasileiro C. Stroczynski surpreende e Alejandro Martins lidera CPTT

26/09/2020

Alejandro Martins com José Marques ao lado no Mini JCW é lider do CPTT/AM 48
O brasileiro Cristian Stroczynski, ao volante de uma Toyota Hilux Overdrive é o líder da Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal após a 1.ª etapa, em que dividiu as vitórias nos setores cronometrados com Alejandro Martins (Mini JCW), o melhor português no final do dia, ocupando a 2.ª posição da geral.

A rodar para o próximo Dakar, os irmãos Stroczynski vieram até Reguengos de Monsaraz para efetuarem um teste às Toyota Hilux Overdrive, acabaram por surpreender na 1.ª etapa: Cristian é líder e Marcos ocupa o 5.º lugar.

«Para mim foi tudo novidade: a estreia do carro e também disputar uma corrida fora do Brasil. Tenho de rodar mais com o carro, para me habituar melhor. As pistas são totalmente diferentes das pistas brasileiras, mas aqui a paisagem é linda», referiu o líder.

Cristian Stroczynki (Toyota Hilux Overdrive) veio do Brasil para surpreenderi

O dia foi agitado para os candidatos ao título: o líder do campeonato, Tiago Reis (Mitsubishi Racing Lancer) desistiu, após ter sido 4.º classificado no setor matinal, marcado pelo aparatoso capotanço da Toyota de João Ramos numa passagem pelo asfalto. O piloto da Hilux prosseguiu mas foi obrigado a parar para trocar uma roda e perdeu 4.42 minutos, No setor da tarde, recuperou do 12.º até ao 8.º lugar.

No 1.º setor (83,11 km), as coisas também não correram, bem a Miguel Barbosa, que seguia na frente a meio do setor perdeu 25 segundos, atraso que obrigou o piloto da Toyota Hilux Overdrive a recuperar uma posição no setor da tarde, subindo ao 3.º lugar.

«Perto do quilómetro 48 capotámos, tivemos uma saída de asfalto. O público ajudou a colocar o carro direito, praticamente sem danos e continuámos até ao fim, tentando minimizar o tempo que perdemos», explicou Miguel Barbosa.
Miguel Barbosa (Toyota Hilux capotou,, mas conseguiu recuperar e está na luta pela vitória no CPTT/AM 48)

O duelo pela vice-liderança promete ser empolgante: um escasso segundo separa M. Barbosa de Alejandro Martins (Mini JCW), o melhor posicionado dos concorrentes do CPTT/AM 48.

«O mais importante são as contas do Campeonato. Espero que corra tudo tão bem como hoje e eu termine a corrida em primeiro lugar. É incrível o andamento que se teve nesta corrida. num troço muito rápido, com muita condução», referiu Alejandro Martins, líder entre os concorrentes do campeonato.

Atuação meritória teve Hélder Oliveira na estreia com a Ford Ranger: o 4.º lugar denota boa adaptação, apesar de alguns contratempos:

«O meu objetivo é tirar o máximo partido das potencialidades da Ford que tem um motor fantástico. Senti algumas limitações nas zonas de mau piso mais rápidas. Por causa do eixo rígido, a traseira salta um bocado e obriga-me a aliviar o pé e aí perco um bocado. Tive alguns percalços onde perdi alguns segundos e acabei completamente sem pneus», referiu o piloto de Barcelos.

Hélder Oliveira faz a estreia ao volante da Ford Ranger e ocupa o 4.º lugar da geral

Alejandro Franco (BMW X1 Proto); Pedro Dias da Silva (Ford EXR o5 Proto); João Ramos (Toyota Hilux); Edgar Condenso (Ford MO EXR 05) e Manuel Correia (Mitsubishi HRX Ford) completam, por esta ordem, o top 10.

Alexandre Ré (Can-Am Maverick) lidera a categoria T3; João Ferreira (Nissan Pathfinder) está na frente dos T2 e Micahel Braum (Porshe Cayenne).

A prova termina este domingo, com dupla passagem pelo setor cronometrado de 62,76 km.

Os irmãos Alexandre e Pedro Ré (Can Am Maverick) lideram a categoria T3

Classificação (após 1.ª etapa)

1.º Cristian Stroczinski/Alberto Andreotti (Toyota Hilux), 1.53.51 horas

2.º Alejandro Martins/José Marques (Mini JCW), a 32 segundos

3.º Miguel Barbosa/Pedro Velosa (Toyoya Hilux), a 33 segundos

4.º Hélder Oliveira/Nelson Ramos (Ford Rager), a 1.03 minutos

5.º Marcos Stroczinski/Kléber Sinces (Toyota Hilux), a 3.24 minutos