Baja TT do Pinhal: começo fulgurante de João Ramos

19/09/2020

A dupla João Ramos/Vítor Jesus (Tpyota Hilux) lidera a Baja TT do Pinhal após a 1.ª etapa
A etapa inicial da Baja TT do Pinhal foi dominada por João Ramos (Toyota Hilux), que terminou o dia na liderança da prova organizada pela Escuderia Castelo Branco.

Chuva e lama foram ingredientes de algum modo inesperados para os participantes nesta 3.ª prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno/AM 48, mas não constituíram óbice à determinação do piloto-arquiteto que garantiu 1m 33s de vantagem para Miguel Barbosa no duelo entre as Toyota Hilux após 109,42 km ao cronómetro num percurso desenhado nos concelhos de Sertã, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

O setor cronometrado foi dividido em dois troços e encurtado em 12 km para evitar a passagem numa zona afetada pelo recente grande incêndio, tendo João Ramos sido o mais rápido em ambos, evidenciando uma postura de ataque que lhe trouxe dividendos: nos primeiros 41 km, Ramos perdeu 36 segundos para Miguel Barbosa, mas recuperou e ganhou o troço na extensão de 74,68 km por 27 segundos.

«Esta baja é muito difícil, muito técnica, muito enrolada para estas máquinas tão potentes que não foram desenhadas para estes percursos muito enrolados e estreitos. . Com a lama, é um verdadeiro desafio», referiu João ramos. agradado com as condições que encontrou, o líder sublinhou:

«Para nós, a prova não podia ser melhor. Sempre me dei bem a andar na lama e, se calhar, por essa razão estou a conseguir manter este ritmo face aos meus adversários. Para amanhã quero manter o mesmo ritmo».

 

 

Miguel Barbosa (Toyota Hilux) é o vice.líder

Para Miguel Barbosa, o dia não foi fácil:

«Coube-nos abrir a pista e acima de tudo tivemos a preocupação de não cometer erros e de gerir a corrida da melhor forma tendo em conta que temos nova competição dentro de uma semana e os pontos que aqui alcançarmos são muito importantes».

O vice-líder sublinhou que «foi uma etapa complicada devida à muita chuva que caiu, num percurso que ficou muito escorregadio e por vezes com bastante lama».

O duelo pelo triunfo promete ser empolgante, com os irmãos aveirenses Alexandre e Pedro Ré atentos a um deslize ou a qualquer percalço: o aveirense foi a sensação do dia ao ocupa o 3.º lugar, a 3m 48s do líder, pois soube tirar o melhor partido das características do Can-Am Maverick num traçado muito sinuoso.
Os irmãos aveirenses Alexandre e Pedro Ré colocaram o Can-Am Maverick na 3.ª posição

O atual campeão nacional, Tiago Reis (Mitsubishi Racing Lancer) foi vítima de dois furos e ocupou o 4.º lugar, seguido pelos irmãos Alexandre e Rui Franco (BMW Evo X1), dupla que completa o top 5.

De referir a desistência de Alejandro Martins, um dos favoritos, logo nos quilómetros iniciais, devido a um toque com a traseira do Mini JCW.

A dupla Georgino Pedros/Carlos Silva (Isuzu D-MAx) está na frente da categoria T2

Na categoria T2, Georgino Pedroso (Isuzu D- Max) lidera com 22 segundos para João Ferreira (Nissan Pathfinder).

Entre os concorrentes do T8, Michael Braun (Porsche Cayenne Proto)) é o líder com uma distância consolidada face aos adversários.

Tiago Canedo Santos (Land Rover Defender) está na frente da classificação para a Taça de Portugal.

A prova termina hoje, com um setor cronometrado de 160 km.

Classificação (após 1.ª etapa)

1.º João Ramos/Vítor Jesus (Toyota Hilux), 1h 53m 54s

2.º Miguel Barbosa /Pedro Velosa (Toyota Hilux), a 1m 33s

3.º Alexandre Ré/Pedro Ré (Can-Am Maverick), a 3m 48s

4.ºTiago Reis/Valter Cardoso (Mitsubishi Racing Lancer), a 4m 07s

5.º Alexandre Franco/Rui Franco (BMW Evo X1), a 4m 49s

Saber mais em:

http://cptt.cronobandeira.com/index.php?lang=0&evento=1&local=116&rfr=1&idx=1

https://www.escuderiacastelobranco.pt/