Baja TT do Pinhal: teste à liderança de Tiago Reis

07/09/2020

Tiago Reis em dupla com Valter Cardoso (Mitsubishi racing lancer) é o líder do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno/AM 48
A Baja TT do Pinhal, organizada pela Escuderia Castelo Branco é a 3.ª prova da temporada, realiza-se nos dias 12 e 13 de setembro, marca o regresso seis meses depois do Campeonato de Portugal/AM 48 e apresenta uma lista de 31 inscritos.

O atual campeão nacional, Tiago Reis (Mitsubishi Racing Lancer) defende liderança do campeonato nesta prova que tem como palco a região do Pinhal Interior, nomeadamente os concelhos de Sertã (centro nevrálgico da prova reservada aos automóveis), Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão e apresenta um percurso mais rolante, com cerca de 100 quilómetros completamente novos.

«Fazer com que esta prova fosse uma realidade implicou um esforço adicional por parte da Escuderia Castelo Branco. Apesar do sucesso que foi o Rali de Castelo Branco, em julho, continuamos a viver tempos de grande imprevisibilidade», referiu Sérgio Sequeira, do clube organizador.

«Além das novas pistas, os pilotos vão encontrar condições muito diferentes daquelas a que estavam habituados nas últimas edições, que se realizaram no fim do Inverno», acrescentou aquele responsável.

O início da temporada foi deveras prometedor, com duas bajas inéditas no sul, marcadas pela competitividade e vencedores diferentes: Tiago Reis iniciou defesa do título com um triunfo na Baja TT Vindimas do Alentejo. Miguel barbosa regressou, quatro anos depois, para vencer ao volante de uma Toyota Hilux a Baja TT ACP/Grândola-Santiago do Cacém.

Com 12 pontos de vantagem na frente do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno/AM 48, Tiago Reis admite que tem pela frente tarefa difícil para manter a liderança.

«Chegamos líderes à Sertã e, naturalmente, queremos sair na frente do campeonato; mas, para isso teremos de ser mais competentes que os nossos adversários, também eles com muita vontade de alcançar bons resultados».

Para Tiago Reis, que faz dupla com Valter Cardoso, «vão ser dois setores seletivos seguramente muito emocionantes».

A dupla Miguel Barbosa/Pedro Velosa (Toyota Hilux) é candidata á vitória)

Vice-líder do CPTT/AM 48 e contando apenas uma prova disputada, Miguel Barbosa, com Pedro Velosa no banco do lado direito da Toyota Hilux, mostra-se satisfeito pelo reatar das provas e confessar estar «bastante motivado para poder voltar a usufruir da excelente máquina que este ano tenho à minha disposição com uma preparação muito cuidada».

Sem alterar o modo de encarar as provas, Miguel Barbosa sublinha:

«Vamos recomeçar agora o campeonato e o nosso objetivo é o mesmo de sempre: trabalhar para conseguir o melhor resultado possível, lutando continuamente pela vitória».
Nuno Matos,(Fiat Full Back Proto) faz dupla com Joel Lutas e ocupa o 3.º lugar do CPTT/AM 48

O ano passado, Nuno Matos (Fiat Fullback Prot) foi o vencedor desta baja, mas desta feita os pressupostos são diferentes e a longa paragem é motivo para alguma moderação em termos de resultado a alcançar.

«O Objetivo é encontrar o nosso ritmo o mais rapidamente possível e mediante isso ir puxando, gradualmente, e ver onde nos posicionamos», refere o piloto de Portalegre.

«Acima de tudo, queremos entrar bem e fazer a melhor prova possível, mas sem qualquer pressão em termos de resultado», acrescenta Nuno Matos, 3.º classificado CPTT/AM 48, e que faz dupla, com Joel Lutas.

Alejandro Martins, com José Marques, dispõe de um Mini John Cooper Works Rally muito competitivo

Ao volante de um Mini John Cooper Works Rally da X-Raid, assistido pela MRacing, Alejandro Martins, com José Marques ao lado, assume estar «extremamente motivado e preparado, bastante bem fisicamente e com uma enorme vontade de saborear de novo a adrenalina das corridas».

Na última baja, realizada há seis meses, nas pistas desconhecidas de Grândola e de Santiago do Cacém, Alejandro Martins conquistou um lugar no pódio, resultado que o deixa «muito entusiasmado para continuar a lutar pelas primeiras posições num campeonato recheado de excelentes máquinas e muitos bons pilotos».

No lote dos favoritos figura igualmente João Ramos, acompanhado por Vítor Jesus na Toyota Hilux, bem como Manuel Correia (Mitsubishi HRX), que ocupa o 4.º lugar do CPTT/AM 48.

João Ramos, com Vítor Jesus ao lado na Toyota Hilux é um dos favoritos

Para João Ramos, o objetivo imediato é «ver como nos vamos posicionar face aos restantes adversários».

Em relação ao desenrolar da temporada, o piloto da Toyota Hilux sublinha que, «assumindo que podemos não considerar um resultado para as contas finais, continuo a afirmar que somos candidatos ao título com os pontos que temos neste momento e com as provas que ainda faltam disputar».

E promete:

«Podem contar connosco para esta luta. Desistimos numa prova, fomos segundos noutra, e assim, tudo está em aberto e vamos lutar até ao fim, e tentar não cometer erros».

Entre os out-iders, contam-se Pedro Dias (Ford EXR Proto), Nuno Madeira (Kia Sportage), Alexandre Franco (BMW Evo X1), Henrique Silva (Mini Paceman Proto) e Edgar Condenso (Ford MO Proto).

O aveirense Alexandre Ré, em Can-Am (T3) promete ser um dos animadores da prova.

Referência para o espanhol Luis Recuenco (Mini Cross Country) e para os belgas Guillaume De Mévius (Henrard Dunbee) e Ghislan De M´wevius (Yamaha Interceptor), ambos filhos de Grégoire de Mévius, vencedor da Taça do Mundo FIA de Ralis/Produção.

Uma prova amiga do ambiente

A baja organizada pelo clube albicastrense é o segundo eco evento realizado nesta nova realidade com o reconhecimento pela Valnor das boas práticas amigas do ambiente.

Além disso, a Baja TT do Pinhal será alvo de aturado escrutínio nesta área: é a primeira prova do CPTT/AM 48 a ter a presença de um observador da comissão de sustentabilidade recentemente criada pela FPAK.

Saber mais em:

www.escuderiacastelobranco.pt

Home

Home

Home