
O primeiro dia da baja alentejana, prova inaugural do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AM/48 foi particularmente animado: Alejandro Martins venceu o prólogo por oito décimos de segundo, surpreendendo João Ramos (Toyota Hilux).
O primeiro líder da prova recorreu ao Mini JCW com motor biturbo utilizado por Hélder Oliveira na última Baja Portalegre 500 ). Motivo: o seu Mini JCW (última versão), alinhou no Dakar pelas mãos de Jakub Prygsonski e está a ser totalmente revisto pela X-Raid.
O sorriso de Alejandro Martins durou pouco: ao km 27, um tubo de encaixe rápido saltou e o sobreaquecimento foi inevitável. Uma paragem forçada, traduzida na perda de muito tempo.
Na frente, destacavam-se dois protagonistas: João Ramos e Tiago Reis. A vantagem acentuou-se para o lado do piloto da Toyota Hilux. A diferença chegou a cifrar-se em 38 segundos, mas o campeão nacional contra atacou e venceu o setor.
«Pus toda a carne no assador, como se diz na gíria futebolística», referiu o piloto de Famalicão. «Arriscámos tudo nos últimos quilómetros e, felizmente, correu tudo bem», sublinhou Tiago Reis.«Sempre no mesmo ritmo», como confessou, João Ramos acabou por ser surpreendido: «Se houve diferença, foi o Tiago Reis, embora achemos estranho ele ter ganho 22,5 segundos só nos últimos quilómetros».
Muito regular, Luis Recuenco (Mini) terminou no 3.º lugar, seguido pelo surpreendente Manuel Correia (Mitsubishi).«Vim sempre num ritmo certo, mas não esperava este lugar», confessou.
André Amaral (Ford Ranger) completou o top 5.
Hoje, cumpre-se o 2.º e último setor cronometrado (151,6 km).
A Baja TT Vindimas do Alentejo marca o regresso a Beja das competições do todo-o-terreno. Prova estreante no Campeonato de Portugal/AM 48, tem organização do CPKA (Clube Promoção de Karting e Automobilismo), com apoio técnico da S.A. Reguenguense.
No terreno, a prova mereceu elogios: Tiago Reis confessou «ter gostado muito do percurso, verdadeiramente espetacular; aliás nada tenho a apontar à organização».
Para João Ramos, «o road book estava impecável e o percurso, de que gostei bastante, muito bem marcado, com os sítios perigosos bem assinalados».
Classificação (após 1.ª etapa)
2.º João Ramos/Vítor Jesus (Toyota), a 25 segundos
3.º Luis Recuenco/Victor Rodriguez (Mini), a 3m 49s
4.º Manuel Correia/Miguel Ramalho (Mitsubishi), a 6m 24s
5.º André Amaral/Nelson Ramos (Ford), a 8m 27s
http://cptt.cronobandeira.com/