Resumo da Finais
Iniciação
Quase se pode dizer que a classificação da final ficou decidida na saída da curva um, mas a corrida foi discutida até ao fim.
Rodrigo Correia (Peugeot 205) arrancou como uma bala, mas o certo é que os quatro finalistas chegaram praticamente ao mesmo tempo ao final da recta da meta e o toque foi inevitável. Correia levou a melhor e colocou-se na liderança, mas Gonçalo Macedo (VW Polo) não lhe deu um segundo de descanso. Foi assim a corrida toda e até foram juntos à joker lap.Depois vinham André Monteiro (Toyota Corolla) e Gonçalo Novo (Toyota Starlet) a discutir o terceiro posto. Monteiro, que aparentemente estava com alguns problemas de caixa de velocidades, defendeu-se dos ataques e seguiu para a restante posição do pódium.
Nacional 2RM
João Novo ficou pelo caminho, com o motor do Peugeot 106 partido durante a qualificação, que foi vencida pelo retornado Santinho Mendes (Opel Astra).
Santinho distanciou-se, pois pelos vistos “a quem sabe não esquece” e depois ficou ainda mais na frente. Andreia Sousa tocava o talude, o Peugeot 306 capotava, caia sobre as quatro rodas e Andreia seguia para terminar em segunda, vencedora do troféu feminino, à frente de Nuno Génio.
Nacional A1.6
Leandro Macedo (Citroen Saxo) partia bem, mas o facto de ter cruzado demasiado cedo as linhas que balizam o arranque, determinou a classificação final.
A luta pelo mais alto do pódio esteve ao rubro, com Macedo e Tiago a afirmarem-se como dois galos para um poleiro. Uma luta dura, constante, mas sobretudo limpa, em que Macedo cortou a meta em primeiro.
Em termos de terceiro posto, as coisas foram igualmente muito disputadas e Tiago Ferreira (Citroen Saxo) travava um diálogo muito interessante com Leonel Sampaio (Citroen Saxo), que entretanto levava a melhor.
Macedo era o primeiro a ver a bandeirada xadrez, mas cinco segundos de penalização por ter cruzado as linhas, colocavam-no no terceiro posto da classificação final. Assim, Pedro Tiago voltava a vencer e Leonel Sampaio subia para segundo.
O quarto posto foi posse de Tiago Ferreira, seguido de Avelino Martins (Citroen Saxo) e Américo Sousa, também em Citroen Saxo.
Super Buggy
Mauro Reis falhou a partida, deixou o motor do HSPort TT ir abaixo e caiu para último, atrás de Álvaro Faria, que tinha o motor do Atmos a falhar.
Alheio a estes problemas esteve Nelson Barata (Toniauto Power UB) que teve um início de corrida muito discutido com o comandante do Campeonato, Paulo Godinho (PG0012), mas que depois foi sedimentando uma vantagem confortável.
Nuno Magalhães (Toniauto T) subiu ao restante lugar do pódio, a 1,8 segundos de Paulo Godinho. Miguel Mota (Proto HSport) foi quarto. Mauro Reis ainda recuperou do falhanço da partida e foi quinto, à frente de Arménio Rodrigues (GRT MXG) e de Álvaro Faria, que ficavam pelo caminho, com problemas mecânicos.
Super 1600
João Ribeiro (Citroen Saxo S1600) partia da “pole-position” mas teve que suar para manter o primeiro lugar na curva um. Muito bem na partida esteve Joaquim Machado (Peugeot 208 S1600), que furava da segunda linha para a segunda posição.
O pelotão da frente rodava compacto, muito compacto. Ricardo Soares (Citroen Saxo S1600) e Hélder Ribeiro (Citroen C2 S1600) faziam parte do grupo e mais para trás, os toques faziam vítimas, como foi o caso de António Sousa (Peugeot 208 S1600), que ficava com a roda traseira direita danificada.
A estratégia das idas à joker lap, foi decisiva e João Ribeiro conseguiu sair mesmo na frente do Peugeot de Machado e dessa forma seguiu para vitória, pela margem de um segundo(!).
Joaquim Machado, no fim tinha Hélder Ribeiro a colocar-lhe a posição em risco, mas uma diferença de um segundo e meio, ditava o terceiro posto para o homem do C2.
Ricardo Soares, talvez tenha feito uma escolha má para a ida à joker e caiu para quarto, à frente de Sérgio Dias (Renault Twingo), Nuno Araújo, que estreou aqui o Skoda Fabia S1600 e de António Sousa, que desistia devido aos problemas na roda.
Kartcross
Luís Almeida (LBS Motorclube Rx01) partiu bem e chegou à frente à primeira curva, o que é meio caminho andado para que as coisas corram bem. De facto logo atrás gerava-se alguma confusão e quem levava a melhor era Nuno Bastos (ASK EVO12) que furava desde o oitavo lugar da grelha para terceiro. Pedro Rosário (Semog Bravo ER) era terceiro e Jorge Gonzaga (ASK EVO18) tinha caído para quarto. Isto era assim e ainda nem uma volta tinha decorrido…
A maior parte da corrida foi disputada com Luís Almeida, Nuno Bastos e Pedro Rosário a rodarem completamente colados. Jorge Gonzaga era terceiro, mas Rui Nunes (Semog Bravo) andava por perto e depois da ida à “joker lap” de Gonzaga, as coisas ficavam mais difíceis e Gonzaga tinha que suar ainda mais um bocadinho, para recuperar o quarto lugar.
Na frente Luís Almeida seguia para a bandeirada final, com Nuno Bastos a menos de um segundo e meio, mas que por sua vez trazia Pedro Rosário a quatro décimas.
Já vimos que Jorge Gonzaga terminou em quarto. Seguiram-no Rui Nunes (Semog Bravo) e Daniela Godinho (Semog Bravo), a vencedora do troféu feminino.
Classificações finais em: https://www.kronoracing.com/resultados/2019?id=72
Corridas de qualificação
Iniciação
Gonçalo Macedo (VW Polo) terminou a qualificação na frente, mas só depois da quarta corrida assegurou a pole da final. Gonçalo Novo (Toyota Starlet), com uma vitória e um segundo passou para o segundo lugar e Rodrigo Correia (Peugeot 205) continua em maré de azar e qualificou-se em terceiro, à frente de André Monteiro.
Nacional 2RM
Santinho Mendes (Opel Astra) não começou bem, mas no domingo venceu por duas vezes e passou para a frente da qualificação. No segundo dia o azar bateu à de João Novo, que viu o motor do Peugeot 106 partir e assim ficou em segundo e fora da corrida. Andreia Sousa (Peugeot 306) terminou em terceiro, à frente de Nuno Génio (Opel Kadet).
Santinho Mendes (Opel Astra)
Andreia Sousa (Peugeot 06)
Nacional A1.6
Pedro Tiago (Citroen Saxo) venceu as duas primeiras de qualificação, mas na terceira viu-se envolvido em toques e era obrigado a seguir para a assistência, com problemas de motor. Já não alinhava na quarta corrida, mas vencia a qualificação. Leandro Macedo (Citroen Saxo), com dois segundos e um terceiro lugar era segundo e Tiago Ferreira (Peugeot 106) era terceiro. Por destaque para Leonel Sampaio (Citroen Saxo) que vencia as duas corridas de Domingo, mas devido à má sorte de Sábado não ia além de quarto na qualificação.
Super 1600
João Ribeiro (Citroen Saxo S1600) venceu por duas vezes e foi segundo na primeira corrida. Na última qualificação tinha um capotanço na sequência de um toque, logo na primeira curva e ficava fora de prova, mas isso não o impedia de manter a “pole” para a final.
O vencedor a corrida inicial, Ricardo Soares (Citroen Saxo S1600), fez segundo na quarta qualificação e dessa forma ficou em igual posição. Hélder Ribeiro (Citroen C2 S1600) conquistou o terceiro posto na qualificação, depois de vencer a última corrida.
Super Buggy
Nelson Barata (Toniauto Power UB) venceu duas em três corridas de qualificação e assim ficou à frente de Paulo Godinho (PG 0012) o outro vencedor da qualificação. Mauro Reis (HSport TT) terminou em terceiro.
Kartcross
Luís Almeida (LBS Motorclube Rx01) venceu a qualificação, com dois segundos e um terceiro lugar.
Jorge Gonzaga (ASK EVO 18), que até venceu duas das mangas de qualificação, foi segundo, pois na corrida intermédia fez um nono lugar, fruto de um toque que o colocou de cabeça para baixo. Dessa forma ficou à frente de Pedro Rosário (Semog Bravo ER), o vencedor da segunda corrida, que vai ocupar a última posição disponível na primeira linha da grelha de partida final.
FOTOS: Paulo Braga
