Depois de um ano de paragem, motivada pelas circunstâncias da pandemia mundial, o Campeonato Nacional de Trial regressou no passado fim de semana e com duas estreias absolutas: a localização em Fontes, no concelho de Santa Marta de Penaguião; e um formato de ronda dupla, com uma prova no sábado e outra no domingo. Quase 30 pilotos oriundos de Portugal e Espanha estiveram na região transmontana para o início da temporada nacional.

Desenhada em pleno Marão, a prova organizada pelo Centro Cultural e Desportivo de Fontes, em colaboração com o Clube Motard de Chaves, foi disputada nas imediações do Santuário de Nossa Senhora do Viso, num percurso que incluía oito zonas de obstáculos.

Um total de 29 pilotos, divididos por sete classes, deram o máximo neste regresso do CNT, com a vitória na ‘rainha’ categoria TR1 a ficar para Diogo Vieira, que bateu o jovem Paulo Ballas e Filipe Paiva no primeiro dia de competição.

Muito animada foi a discussão pela vitória na categoria TR2, onde Rita Vieira e Mariana Afonso se envolveram num interessante duelo que terminou com a mesma pontuação para ambas, sendo a vitória atribuída a Rita Vieira devido ao maior número de zonas onde não penalizou. A terceira posição foi para Rogério Castro. Na TR3, João Silva foi o vencedor na frente de Gonçalo Sobrosa, piloto de Enduro que fez a sua estreia no Trial, e Diogo Pereira. Afonso Araújo venceu em TR4 na frente de Martim Reis.

Nos Iniciados o primeiro dia de competição foi ganho por Martim Ferreira, a estrear-se na competição com apenas 5 anos de idade, que bateu Matias Mesquita e Francisco Schreck, sendo de destacar que todos estes pilotos fazem parte da Escola de Trial da FMP, o mesmo se passando com os Infantis, onde subiu ao degrau mais alto do pódio Manuel Inês, na frente de Gonçalo Santos e Francisco Pereira, este com apenas três anos de idade.

No domingo o calor voltou a ser adversário de todos os pilotos e por isso mesmo a organização decidiu de novo proteger os pilotos e reduzir a prova para três voltas, sendo igualmente feitas algumas alterações nas zonas para diversificar face ao dia anterior.

Tal como no dia anterior, Diogo Vieira triunfou na TR1 na frente de Paulo Ballas e Filipe Paiva. Na TR2, Rogério Castro subiu ao degrau mais alto do pódio batendo Mariana Afonso e Rita Vieira. Em TR3 João Silva reeditou a vitória num pódio onde voltaram a estar Gonçalo Sobrosa e Diogo Pereira, enquanto na TR4 foi Martim Reis o vencedor na frente de Afonso Araújo e Francisca Teixeira. Nos Iniciados o primeiro lugar foi para Matias Mesquita e Manuel Inês foi o melhor nos Infantis.

No pódio de domingo tivemos a confirmação de que o Trial é mesmo para todos: nos infantis o muito jovem Francisco Pereira (3 Anos) fez P3 e nos Hobby o espanhol Jose Elena Soto (60 anos), vindo de Málaga propositadamente para participar nesta prova, aos comandos da única moto elétrica para adultos presente na prova, foi o primeiro classificado.

No final do evento, Tiago Sequeira, presidente do Centro Cultural e Recreativo de Fontes, fez um balanço positivo da estreia do Campeonato Nacional de Trial na vila transmontana. “Foi um desafio, mas também um orgulho organizar esta prova de estreia do Campeonato Nacional de Trial em Fontes, e logo com um caráter inédito, pois nunca se tinha disputado uma ronda dupla no mesmo fim de semana. O feedback dos pilotos, quer portugueses quer espanhóis, foi muito positivo e dá-nos ainda maior motivação para fazer crescer o Trial de Fontes. Para a modalidade penso que também é importante descobrir novas paragens”, afirmou o responsável da organização.

O Campeonato Nacional de Trial prossegue agora em Paços de Ferreira, no dia 1 de agosto.

Fotos: FMP e Trial Fontes