O Clube Escape Livre já marcou novas datas para algumas das iniciativas que constam do vasto programa de atividades para este ano, adiadas devido à pandemia causada pelo Covid-19, e renovou, por completo, da imagem gráfica aos conteúdos, a revista que mantém como linha editorial o automóvel e a promoção da região da Guarda.

É um n.º 76 magazinesco por excelência: capa atraente, que prima de algum modo pela originalidade; imagem gráfica moderna, mais arrojada, papel de excelente qualidade e nova abordagem ao mundo automóvel, sem colocar de lado comparativos, entrevistas, as iniciativas do clube, crónicas de viagens, de gastronomia regional e de vinhos, até um road book para seguir à descoberta de um Portugal menos conhecido.

Cativar o leitor e chegar a públicos mais diversificado é o objetivo das 76 páginas do número, que marca de forma bem vincada a nova face do Escape Livre Magazine.

Escape Livre Magazine: uma revista alvo de remodelação radical. Dos conteúdos ao grafismo

Para abrir o apetite para a nova temporada de atividades do Escape Livre, a incursão até Freineda (Almeida) é já um clássico do calendário do clube da Guarda.

Mas, este ano, o Raide do Bucho e Outros Sabores, calendarizado para os dias 13 a 15 de março, foi anulado, por razões que se prendem com a época em que o pitéu é confecionado naquela localidade raiana.

Uma data alternativa chegou a ser colocada, mas para a Junta de Freguesia local, parceira do passeio todo-o-terreno, o adiamento para o final do ano não garantiria a desejada qualidade do bucho e dos enchidos da região, pelo que foi decidida a realização do passeio todo-o-terreno em 2021.

Marrocos em novembro

Com um primeiro semestre recheado de iniciativas, o Clube Escape Livre na iminência de cancelar dezenas de compromissos assumidos, não vacilou e seguiu em frente.

«Nunca baixámos os braços perante as adversidades», sublinhou o presidente Luís Celínio. «Sabemos que serão tempos muito difíceis, mas é preferível fazer este grande esforço agora, para prosseguir depois com toda a segurança», salientou aquele responsável, desejando que «seja essa a consciência global, de forma a erradicar rapidamente este vírus, e que brevemente estejamos todos no terreno».

Desse modo, o Off Road Bridgestone /First Stop Marrocos, agendado, inicialmente, nos dias 25 de abril a 3 de maio, vai decorrer entre 7 e 15 de novembro, uma vez que as fronteiras estão encerradas devido ao coronavírus.

Em face deste adiamento, ainda é possível a inscrição.

Em final de abril, (dia 28) ocorrerá a entrega, muito provavelmente em circunstâncias especiais, do Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques, cerimónia que marca a primeira parte do aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050.

O período de candidaturas por parte das IPSS da Guarda encerra no dia 8 de abril.

Outra das alterações é a nova data – 26 de setembro – da She´s Mercedes Off Road Experience, que tem a Nazaré como destino e que deveria decorrer a 9 de maio.

As inscrições, destinadas a condutoras Mercedes-Benz, já se encontram disponíveis.

Clássicos na Beira Interior em meados de outubro

Os clássicos também vão ter de aguardar mais algum tempo para rodarem, na opção rali de regularidade histórica ou em simples passeio turístico: a 2.ª edição do Classic Cars Tour, marcada para 15 a 17 de maio, vai decorrer entre os dias 16 e 18 de outubro nas estradas de sete concelhos da Beira Interior.

As inscrições podem ser feitas através do site do clube.

Por outros caminhos, no triângulo formado por Lousã, Penela e Montemor-o-Velho, a 9.ª Aventura Dacia 4×2 foi transferida do fim de semana de 5 a 7 de junho para 11 a 13 de setembro.

A exemplo dos clássicos, as inscrições podem ser formalizadas através do site do clube.

Com o reagendamento destas iniciativas de índole diversificada, em tempo de crise espalhada em todos os domínios pelo Covid-19, o Clube Escape Livre evidencia inconformismo face à atual situação e mantém determinação forte, uma das características – é um dos cinco efes — que definem a cidade mais alta de Portugal.