A baja da Escuderia Castelo Branco é a penúltima do calendário e apresenta-se com foros de decisiva para um quinteto de candidatos com hipóteses, mais ou menos matemáticas, de destronar Alexandre Ré (VW Amarok) da liderança.do campeonato.
O piloto aveirense tem 68 pontos e soma um triunfo, precisamente na última prova realizada, em Reguengos de Monsaraz e um duplo 2.º lugar – bajas do Pinhal e de Loulé – o que lhe garante uma margem tranquilizadora, uma vez que contam as quatro melhores pontuações.
Com a anulação da Baja Rota do Douro Verde, que provocou a suspensão do GAS no capítulo de organização deste tipo de provas, o CPTT AM48 ficou reduzido a cinco jornadas.
A regularidade patenteada por Pedro Dias da Silva (Ford EXR05) permitiu ao piloto de Tomar ascender à vice-liderança, com 45 pontos, seguido por Tiago Reis (Mitsubishi Racing Lancer), que alcançou o 2.º lugar em Reguengos de Monsaraz, aós um início de temporada algo problemático. O piloto famalicense divide o 3.º lugar (38 pontos) com André Amaral, mais consistente nesta época de estreia da competitiva Ford Ranger, que muito valoriza o parque automóvel nacional.
Com duas provas a zero, João Ramos (Toyota Hilux) – vencedor da Baja de Loulé – e Nuno Matos (Fiat Full Back Proto) – ganhou a Baja do Pinhal na abertura da época – jogam cartada decisiva na corrida à conquista do título.Entre os inscritos, destaque para Paulo Rui Ferreira (Toyota Hilux); Miguel Casaca (Mitsubishi Racing Lancer CCX Proto); Edgar Condenso (Opel Mokka Proto); Alexandre Franco (BMW Evo X1); Nuno Madeira (Kia Sportage); César Sequeira (Mino Cooper D Proto); Lino Carapeta (Range Rover Bowler) e Manuel Correia (Mitsubishi HRX Ford).
Georgino Pedroso (T2) e João Rato (T8) defendem liderança
Na categoria T2, Georgino Pedroso (Isuzu D-Max), com dois triunfos nas últimas provas – Loulé e Reguengos de Monsaraz – e um 2.º lugar na baja do Pinhal – é líder (76 pontos).
Nuno Corvo (Nissan Pathfinder), vitorioso na Baja do Pinhal, está na 2.ª posição com 65 pontos, seguido por João Ferreira (Toyota Land Cruiser), com 38.
Rui Marques (Nissan Navara ) é 2.º classificado (52 pontos), seguido por Carlos Faustino (Mitsubishi Pajero), com 51.
Programa
A Baja de Idanha-a- Nova tem início no sábado (dia 21 de setembro), com a realização do prólogo (7,03 km), às 12.25 horas. O 1.º setor seletivo (SS) (160,62 km) começa às 15.10 horas.
No domingo (dia 22 de setembro), cumpre-se o 2.º e último S (167,10 km), a partir das 11.00 horas.
Ver mais em:
https://www.escuderiacastelobranco.pt/
https://portal.fpak.pt/pub/doc/122/106647