Desfecho empolgante na Taça de Portugal de Karting Tranquilidade

06/11/2018

A Taça de Portugal proporcionou corridas de grande nível
A 37.ª edição da Taça de Portugal de Karting Tranquilidade, disputada no Kartódromo Internacional do Algarve (KIA), em Portimão, sob a organização do AIA Motor Clube, fez jus ao estatuto de grande festa do Karting nacional. Corridas intensas tornaram a edição de 2018 numa das mais emocionantes dos últimos anos.

Quase 100 pilotos, divididos por oito categorias, contribuíram para que a emblemática prova de final de época fosse uma das mais competitivas dos últimos anos. No complexo do KIA, cuja pista tem um perímetro de 1.531 metros, assistiu-se a uma verdadeira festa do Karting português, apesar de algumas decisões da direção de corrida que suscitaram polémica entre os concorrentes.

No que diz respeito ao que se passou em pista e começando pelas categorias X30 Shifter e X30 Super Shifter, que partilham a mesma grelha, os mais rápidos nos treinos cronometrados foram Yohan Sousa (na X30 Shifter à geral e na Júnior), Tiago Teixeira (X30 Shifter Sénior), Vítor Mendes (na X30 Super Shifter à geral e na Gentleman) e Vasco Lázaro (na X30 Super Shifter Master).

No sábado, na primeira manga de qualificação, Yohan Sousa triunfou na X30 Shifter à geral e na Júnior, Hugo Marreiros venceu na X30 Shifter Sénior, enquanto Vítor Mendes (3.º à geral) triunfou na X30 Super Shifter à geral e na Gentleman, tendo Joel Magalhães sido o mais forte na X30 Super Shifter Master.

Na segunda manga de qualificação, Yohan Sousa repetiu a vitória na X30 Shifter à geral e a Júnior, Tiago Teixeira foi o mais forte na Sénior e Vítor Mendes impôs-se na X30 Super Shifter e na Gentleman, e Joel Magalhães voltou a colher os louros na X30 Super Shifter Master.

Na Final disputada em 11 voltas ao traçado algarvio, Yohan Sousa arrancou bem e colocou-se na frente da corrida, perseguido por Rodrigo Ferreira, que à terceira passagem pela meta assumiu a liderança. Estes dois pilotos discutiram a vitória até final, numa disputa verdadeiramente emocionante.

Rodrigo Ferreira foi o vencedor do intenso duelo e fez a dobradinha numa época memorável em que também se sagrou campeão nacional X30 Shifter à geral e na Júnior. Yohan Sousa foi segundo classificado mas proporcionou também um grande espetáculo.

Tiago Teixeira foi um tranquilo terceiro classificado à geral e venceu a categoria X30 Shifter Sénior – terceira Taça de Portugal para o seu palmarés -, embora tenha tido até ao último terço da corrida oposição de Hugo Marreiros, quarto classificado final. Joel Magalhães garantiu um notável quinto lugar geral e conquistou a Taça de Portugal na categoria X30 Super Shifter em termos absolutos e na Master, seguindo-se Rita Teixeira (3.ª Sénior), Miguel Ramos (4.º Sénior), Vasco Lázaro (2.º Master), Frederico Castro (vencedor na X30 Super Shifter Gentleman), Paulo Martins (3.º Master), Fábio Mota (4.º Master), Ilídio Fernandes (2.º Gentleman), Duarte Mano (4.º Sénior), João Dias (3.º Gentleman), Telmo Oliveira (4.º Gentleman), Luís Silva (5.º Sénior), Vítor Mendes (6.º Gentleman), Valdemar Machado (7.º Gentleman), enquanto Manuel Ramos e António Bravo Lima, ambos da categoria Gentleman, foram forçados a abandonar na corrida decisiva.

Ricardo Borges faz a dobradinha na X30 Sénior

Na categoria X30 Sénior, onde competem pilotos com idades a partir dos 15 anos, Ricardo Borges, campeão em título, partia como favorito a vencer a edição de 2018 da Taça de Portugal. O piloto da Maia, que em anos anteriores esteve bem próximo de conquistar este título, conseguiu chegar à sua primeira vitória na emblemática competição sob a égide da FPAK. Mas a tarefa de Ricardo Borges não foi fácil pois teve forte oposição do vice-campeão nacional Alexandre Areia, que também passou pela liderança e lutou até final pela vitória em Portimão, acabando por ser um honroso segundo classificado num ano em que integrou uma nova equipa, a Cabo Júnior Team, onde também alinha Ricardo Borges.

Guilherme Gusmão, vencedor do Open de Portugal de Karting no início da época, também esteve em bom plano no Algarve e conseguiu subir ao pódio, além de ter rubricado a volta mais rápida da Final ao rodar em 59,960s. A luta pelo quarto lugar foi bastante animada e envolveu Manuel Leão, Lourenço Monteiro e Álvaro Montenegro, que terminaram por esta ordem. O algarvio Noah Silva, estreante na categoria X30 Sénior, comprovou na Taça de Portugal a sua evolução ao longo da temporada, terminando no sétimo posto, na frente de João Ferreirinha, João Vairinhos e Luís Caetano, que encerrou o top 10. No seu primeiro ano no Karting de competição, Rodrigo Lessa mostrou um bom andamento em Portimão e foi o 11.º classificado da Final, na frente de David Pereira.

João Galveias, um dos grandes animadores do Campeonato de Portugal de Karting, era um dos favoritos ao pódio, mas de forma inglória foi forçado a abandonar quando faltavam três voltas para o final da corrida.

Ivan Domingues com estreia triunfal na Júnior

A categoria Júnior teve o pelotão mais extenso desta 37.ª edição da Taça de Portugal de Karting Tranquilidade e quem se deslocou ao Kartódromo Internacional do Algarve assistiu a um grande espetáculo, já que à entrada para a última volta nada menos de seis pilotos tinham legítimas aspirações à vitória.

Surpreendentemente, ou talvez não, o vice-campeão nacional Juvenil de 2018, Ivan Domingues, estreou-se em grande na competitiva categoria Júnior ao garantir o lugar mais alto do pódio no final de um intenso duelo com o vice-campeão nacional da categoria, Guilherme de Oliveira. Estes dois pilotos trocaram de posição no decorrer da última volta e cortaram a linha de meta separados por escassos 0,036s.

Campeão nacional em título, Frederico Peters fez uma Final de grande nível pois recuperou desde o 11.º lugar da grelha até ao terceiro posto final, rubricando ainda a volta mais rápida em 1m01,112s. Menos experiente do que a oposição direta, o estreante Pedro Perino também mostrou argumentos para chegar ao pódio e concluiu a corrida decisiva num positivo quarto final, enquanto Luís Leão (em notória evolução) fechou o top 5.

Outro dos grandes protagonistas foi Luís Alves, o mais rápido nos treinos cronometrados e autor da volta mais rápida nas duas mangas de qualificação, que também passou pela liderança da Final. À entrada para a última curva, o piloto de Guimarães viria a cair para a sexta posição. Seguiram-se Jesse Doorgeest, Gabriel Caçoilo e Mariana Machado, enquanto Miguel Silva encerrou o top 10. Tomás Caixeirinho, também com um bom andamento, terminou logo a seguir na 11.ª posição, na frente de Rodrigo Leitão, o espanhol Sergio Rodriguez e dos rookies Santiago Ribeiro e Diogo Martins, a mostrarem ambos a sua progressão no ano de estreia no Karting de competição.

José Barros também fez a sua estreia na categoria Júnior com motores Iame e foi 16.º classificado em Portimão, na frente do checo Zdenek Chovanec, que esteve em evidência nos treinos cronometrados (3.º mais rápido) e na primeira manga de qualificação, onde alcançou o quinto lugar. Manuel Soares, ainda muito jovem, foi o 18.º classificado na frente de mais três rookies: Manuel Silva, José Duarte e Tomás Guedes.

Henrique Cruz, que foi um dos protagonistas do CPK em 2018, não teve sorte na Taça de Portugal pois foi obrigado a abandonar a Final à passagem da sétima volta, tendo pior sorte João Mendes já que foi obrigado a desistir logo após a primeira volta.

Adrián Malheiro confirma favoritismo na Juvenil

Depois de se ter sagrado campeão nacional na primeira época a competir na categoria Juvenil, o luso-espanhol Adrián Malheiro foi o mais rápido nos treinos cronometrados em Portimão, venceu as duas mangas de qualificação e ganhou a corrida decisiva. Miguel Couteiro foi o mais direto adversário de Malheiro na Final, conquistando um positivo segundo lugar na Taça, após uma época em que também se destacou no Campeonato de Portugal de Karting, onde subiu ao pódio nas provas de Viana do Castelo, Bombarral e Palmela.

Lourenço Marques, que também partia com legítimas aspirações à vitória na Taça, foi outro dos grandes protagonistas do fim de semana. Apesar de um arranque menos feliz ter contribuído para o seu terceiro lugar final, o piloto de Leiria conseguiu ainda assim um resultado meritório. Tomás Martins e Matilde Ferreira encerraram o top 5, na frente de Diogo Castro e dos estreantes no Karting de competição, António Madeira e Francisco Costa. Já Duarte Pinto Coelho não teve sorte e acabou por ser desclassificado na corrida decisiva.

António Santos conquista Taça na Cadete

A categoria Cadete foi uma das interessantes de seguir já que eram vários os candidatos à vitória, caso do campeão nacional em título José Pinheiro. O piloto de Guimarães foi mesmo o mais rápido nos treinos cronometrados e venceu as duas mangas de qualificação.

Contudo, na corrida decisiva Noah Monteiro e Maria Germano Neto arrancaram melhor e estiveram na frente da corrida durante a primeira volta, para na segunda ser a vez de Pedro Cachada assumir a liderança, seguindo-se Santiago Alves, Maria Germano Neto e José Pinheiro. Estes quatro pilotos viriam, contudo, a protagonizar um incidente que os relegou para o fundo do pelotão.

Assim, à terceira volta foi a vez do madeirense António Santos passar para em definitivo para o comando e conquistar a sua primeira Taça de Portugal de Karting. Atrás do piloto do Funchal, a luta pelos restantes lugares do pódio foi animada e teve como protagonistas João Maria Gouveia, Manuel dos Santos e Tiago Lima, respetivamente segundo, terceiro e quarto classificados.

Rodrigo Seabra encerrou o top 5 na frente de Santiago Alves, Henrique de Oliveira, Luka Fedorenko, Rodrigo Vilaça, Maria Germano Neto, José Pinheiro e Martim Marques.

Noah Monteiro e Pedro Cachada, que estiveram envolvidos no incidente na fase inicial, foram obrigados a abandonar a corrida decisiva.

Dobradinha para José Maria Gouveia na Iniciação

Depois de se sagrar campeão nacional há cerca de um mês, José Maria Gouveia conquistou em Portimão a segunda Taça de Portugal consecutiva na categoria Iniciação. O piloto de Lisboa foi o mais rápido nos treinos cronometrados e nas duas mangas de qualificação, assim como na Final.

Romeu Mello e Tomás Fernandes protagonizaram um interessante duelo pela segunda posição, tendo o primeiro acabado por levar a melhor no final das cinco voltas ao traçado de 1.531 metros. David Duarte conseguiu um positivo quarto lugar, seguindo-se três jovens pilotos femininas: Beatriz Costa, Joana Lima e Adriana Araújo.

Tomás Alves (teve problemas na segunda manga de qualificação) e terminou a Final algarvia no oitavo lugar, na frente de Guilherme Morgado que esteve muito rápido nas duas mangas de qualificação, ao garantir dois terceiros lugares. A estreante Matilde Pinto encerrou o top 10 e Xavier Lázaro, com pouca sorte, foi o 11.º classificado.

Pedro Barbosa e António Silva consagrados na Kart Kid Race School

Durante o dia de sábado, os pilotos do Troféu Kart Kid Race School cumpriram a sexta e última prova da competição, sendo que também estava em disputa o título da Taça de Portugal. Na sessão de treinos cronometrados, António Silva (Kart Kid 1) e Pedro Barbosa (Kart Kid 2) começaram por assegurar os melhores tempos nas respetivas categorias, partindo dos primeiros lugares para a primeira corrida do dia.

Na Corrida 1, Pedro Barbosa confirmou o favoritismo e venceu à geral na Kart Kid 2, na frente de Tomás Gomes (autor da volta mais rápida, em 1m17,320s), enquanto António Silva triunfou na Kart Kid 1, seguido de David Dias e Gabriela Teixeira, ambos da Kart Kid 1, e de Tomás Lobo, da Kart Kid 2.

Na Corrida 2, Pedro Barbosa voltou a vencer, desta vez com a volta mais rápida (1m18,593s), enquanto David Dias esteve mais competitivo do que na corrida anterior e foi o mais forte da categoria Kart Kid 1, na frente de António Silva. Tomás Gomes foi o segundo classificado entre os Kart Kid 2, seguido de Tomás Lobo e de Gabriela Teixeira (Kart Kid 1).

Quanto ao desfecho final do troféu e da Taça de Portugal, António Silva (Kart Kid 1) e Pedro Barbosa (Kart Kid 2) foram os vencedores finais desta competição que pretende captar e lançar novos valores para o Karting nacional.

FOTO: HelloFoto