A estreia de Miguel Correia ao volante de um SSV correu sob os melhores auspícios: o piloto bracarense conquistou o triunfo, em termos absolutos, na 2.ª edição do Guarda Racing Days.

O forte calor que se fez sentir na cidade mais alta de Portugal marcou os dois dias de corridas do programa organizado pelo município da Guarda e pelo Clube Escape Livre e que registou a participação de vários tipos de veículos de competição.

O traçado misto (terra e asfalto) de 1,5 km teve a moldura humana permitida — um milhar de espectadores – e foi palco de renhidos despiques nas quatro categorias: ralis, off road, todo-o-terrreno e SSV.

Na categoria Ralis, o esforço de Gil Antunes (Dacia Sandero R4 não foi suficiente para superar Fernando Teotónio (Mitsubishi Lancer Evo X), que totalizou 4m 24,411s.

O pódio ficou completo com Paulo Domingos (Mitsubishi Lancer Evo).

A correr em casa e muito apoiado pelo público, Antóno Matias (Mitsubishi Lancer Evo) impôs-se na Off Road, com o tempo de 4m48,072s.

Com carros de potência e características bem diferentes, a categoria de Todo-o-Terreno contou com a Isuzu D Max do antigo campeão nacional absoluto Rui Sousa, e do Mitsubishi Racing Lancer HRX de Manuel Correia que, sem surpresa, foi sempre o mais rápido e mais espetacular.

Na categoria SSV, que registou aumento do número de inscritos a condição de estreante não foi óbice para Miguel Correia: o piloto de Braga, que tem assumido justificado destaque no Campeonato de Portugal de Ralis, impôs-se ao volante do Can Am assistido pela ARC Sport e assinou o tempo de 4m23,317s.

Luca Tavares (Can-Am) e Filipe Campos (Rage), tetracampeão nacional absoluto de TT, e Bruno Martins terminaram nos lugares seguintes.

Encontrados os vencedores das diversas categorias, realizaram-se as semifinais: na primeira, Fernando Teotónio impôs-se a António Matias, com o tempo de 4m27,506s; na segunda, o duelo entre pai (Manuel Correia) e filho (Miguel Correia) foi favorável ao mais novo.

Na final, Miguel Correia superiorizou-se a Fernando Teotónio por menos de cinco segundos.

Para Carlos Monteiro, presidente do município local, «o Guarda Racing Days é um projeto vencedor e a prova é a qualidade dos pilotos e das suas máquinas» participantes nesta competição em que «tudo correu segundo o planeado e foi magnífico voltar a ter público», como sublinhou Luís Celínio (Clube Escape Livre).

Todos os pilotos receberam o troféu SPAL alusivo ao evento e uma lembrança da Câmara Municipal da Guarda.

Campeonato de Perícias em Figueira de Castelo Rodrigo

O Slalom e a Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo, ambas pontuáveis para o Campeonato de Portugal que se realiza sob a égide da FPAK, e também pontuável para o Troféu Raiano de Perícias terão lugar no dia 24 de julho (sábado), às 14 horas e às 21 horas, respetivamente.

Figueira de Castelo Rodrigo volta ser palco do tradicional slalom a contar para o Campeonato de Portugal

Face à atual situação sanitária, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e o Clube Escape Livre, organizadores do programa, decidiram a realização de ambas as provas no mesmo dia e num palco único — Estádio Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo — de forma a garantir maior segurança.