A versão de competição do Kia Picanto, desenvolvida pela CRM Motorsport, continua a revelar-se uma fórmula acertada no panorama do automobilismo português, a julgar pela adesão ao troféu na velocidade e às recentes incursões pelos ralis. Agora, a estrutura liderada por Tiago Raposo Magalhães, em parceria com a Kia Portugal, vai desenvolver uma versão de competição do Kia Ceed, destinada a um futuro troféu monomarca.
O novo Kia Ceed deverá estrear-se no segundo semestre de 2020 e terá um motor 1.6l turbo de 230cv, 1.020 kg de peso, tração dianteira e uma caixa sequencial Sadev de seis velocidades. O preço de aquisição será de 39.750 euros (mais IVA), com a organização a anunciar custos de utilização cerca de 50 por cento superiores aos do Kia Picanto. Numa primeira fase, a CRM vai construir 10 unidades do Ceed de competição, que partilhará as pistas nacionais (e espanholas) com o Picanto.
“Depois de termos esgotado a segunda série de produção, num total de 25 unidades vendidas, sentimos que o sucesso inegável do Kia Picanto GT Cup pedia o passo seguinte”, justificou João Seabra, Diretor-Geral da Kia Portugal.
Revelando que há um compromisso com a Kia Portugal para manter o novo troféu e o Picanto GT Cup pelo menos até 2022, Raposo Magalhães confirmou que “teremos uma competição com dois carros de performances distintas, a exemplo do que acontece com o Super Seven by Toyo Tires — um projeto que, até à criação do Kia Picanto GT Cup, contou durante muito tempo com o apoio em toda a linha da Kia Portugal.”
Recorde-se que pelo atual troféu Kia já passaram pilotos consagrados como Manuel Gião ou Hugo Araújo, mas também jovens pilotos vindos do Karting, como Mariano Pires, Rodrigo Ferreira ou Alexandre Areia.
