Markku Alen foi a figura central da conferência de imprensa de apresentação, em Coimbra, do XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo
 

O finlandês Markku Alen está, por estes dias, em Portugal, país que considera «a segunda casa; ganhei aqui por cinco vezes e seis no meu país», tal como recordou na apresentação do XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, que decorreu nas instalações da MCoutinho, em Coimbra.

O piloto nórdico é o cabeça de cartaz da prova organizada pelo Clube Escape Livre, nos dias 21 e 22 de julho (sábado e domingo), e mostra-se entusiasmado com a experiência.

Ao lado do Fiat 131 Abarth que vai conduzir, Markku Alen confessou, cheio de boa disposição:

«Estou muito satisfeito por estar aqui de novo, Portugal é um país bonito, com gente simpática, muito amigável. Espero que seja um bom fim-de-semana, não muito quente, tendo em conta as temperaturas que se fazem sentir na Finlândia», sublinhou o piloto, que continua a ser um caso raro de popularidade, aliás bem patente na cerimónia de apresentação da prova.

Ao volante do mítico Fiat 131 Abarth

O programa de Markku Alen é tão intenso, quanto variado: na agenda constam sessões de autógrafos e de fotografias com os fãs, além de co-drives no Fiat 131 Abarth. Trata-se de um carro utilizado nas edições de 1977, 1978 e 1981 do Rali de Portugal, em que conquistou o triunfo.

Em Figueira de Castelo Rodrigo, Alen não vai apenas dar espetáculo, uma vez que terá oportunidade de recordar algumas memórias de outros tempos.

O Clube Escape Livre lançou um desafio a pilotos e navegadores que disputaram provas com o finlandês voador e organizou um almoço com o pentavencedor do Rali de Portugal e com nomes bem conhecidos do panorama nacional: Jorge Ortigão, João Batista, Ramiro Fernandes, Miguel Vilar e Sérgio Paiva, entre outros.

O XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo conta com mais de 80 inscritos, entre eles Jorge Almeida, António Borges, Jorge Araújo, José Cruz, Rui Loureiro e António Alexandre.

Com a introdução, há três anos, da prova de sprint no sábado à noite, «o espetáculo tem sido ainda maior», revelou Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, que realçou a presença de Markku Alen, «resultado do empenho e do esforço do município e do clube para assinalar tão especial edição».

O acesso às bancadas do estádio municipal, na noite de sábado (dia 21 de julho), terá este ano, e excecionalmente, o custo simbólico de um euro; mas, em contrapartida, todos os espectadores ficam, automaticamente, habilitados ao sorteio do capacete autografado por Alen e pelos pilotos presentes nessa noite, e ainda a um co-drive com o finlandês voador, no Fiat 131 Abarth.

A organização vai distinguir os pilotos mais assíduos ao longo de duas décadas com a entrega especial de um troféu Spal.