Novos vencedores no Campeonato de Portugal de Karting KIA em Fátima

15/04/2019

A categoria Cadete teve 18 pilotos no Kartódromo de Fátima
O complexo do Funpark – Kartódromo de Fátima recebeu a segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA, com a organização a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria. Numa prova com 71 pilotos, distribuídos pelas diferentes categorias, as vitórias ficaram para Romeu Mello (Iniciação), Maria Germano Neto (Cadete), Adrián Malheiro (Juvenil), Tomás Ribeiro (Júnior), Guilherme de Oliveira (X30 Sénior), Yohan Sousa (X30 Super Shifter à geral e Sénior), Fábio Mota (X30 Super Shifter Master) e João Dias (X30 Super Shifter Gentleman), num fim de semana onde a chuva também foi protagonista.

Categoria Cadete

No sábado, Tiago Lima (nº 125), com chassis EKR, foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 52,771s e venceu a primeira corrida de qualificação com uma vantagem de três milésimos de segundo face Maria Germano Neto (Praga).

Ontem, o jovem piloto de Lisboa largou da pole-position na segunda manga de qualificação, mas Maria Germano Neto passou logo para o comando e manteve-o até à entrada para a terceira volta, altura em que Santiago Alves assumiu a liderança para não mais a largar até ser o primeiro a ver a bandeira xadrez.

A piloto de Guimarães garantiu a segunda posição e imediatamente a seguir terminaram João Maria Gouveia (Praga), Noah Monteiro (Parolin), Tiago Lima – autor da volta mais rápida com a marca de 53,027s – e Martim Marques (Tonykart). Noah Monteiro viria, contudo, a ser penalizado com cinco segundos e caiu para o oitavo lugar, tendo Lima e Marques sido então os quarto e quinta posicionados, respetivamente.

Pedro Cachada (Madcroc) foi sexto classificado, na frente de Rodrigo Seabra (Kosmic). Rodrigo Ferreira (Tonykart) e Tomás Gomes (Tonykart) – também penalizado com cinco segundos – fecharam, por esta ordem, o top-10.

José Maria Gouveia (Praga) terminou na 11.ª posição, seguindo-se Diogo Caetano (Birel ART), Beatriz Costa (Praga), Pedro Soares (Sodikart), Tomás Alves (Tonykart), Gabriela Teixeira (Praga), João Barros (Tonykart) e João Maria Pereira (Birel ART).

Na Final, disputada em 11 voltas, Tiago Lima – com uma vitória e um quarto lugar nas mangas de qualificação – arrancou da pole-position, tendo a seu lado Maria Germano Neto.

O piloto de Lisboa manteve na frente à sexta volta, altura em que Maria Germano Neto passou para o comando e não mais o largou até à bandeira xadrez, somando assim mais uma vitória que a colocou ainda mais líder no campeonato.

João Maria Gouveia partiu do 7.º posto e garantiu um excelente segundo lugar, enquanto Santiago Alves, Tiago Lima e Noah Monteiro encerraram o top-5. Rodrigo Seabra garantiu a sexta posição, na frente de Pedro Cachada (penalizado em três segundos por saída parcial dos corredores no momento da partida), Martim Marques, Diogo Caetano e Rodrigo Ferreira que fechou o top-10.

José Maria Gouveia foi 11.º classificado, seguindo-se Tomás Gomes (penalizado em três segundos por saída parcial dos corredores no momento da partida), João Maria Pereira, Gabriela Teixeira (penalizada em três segundos por saída parcial dos corredores no momento da partida), João Barros, Pedro Soares (penalizado em três segundos por saída parcial dos corredores no momento da partida e com mais cinco por danos na carenagem frontal), Tomás Alves e Beatriz Costa, também penalizada por danos na carenagem frontal. Pedro Cachada rubricou a volta mais rápida com o tempo de 53,476s.

Categoria Iniciação

Sempre importante para a captação de novos valores para o CPK, a categoria Iniciação voltou a colocar em pista os pilotos mais jovens do Karting nacional. Guilherme Morgado, com chassis Parolin, foi o mais rápido nos treinos cronometrados, no sábado, com a marca de 1m20,776s e assegurou a pole-position para a primeira manga de qualificação, na qual saiu vitorioso Xavier Lázaro (Birel ART).

Ontem, o piloto do Cabo Júnior Team largou da pole-position, mas Romeu Mello (Birel ART) arrancou melhor e liderou a primeira volta, tendo na seguinte Guilherme Morgado passado em definitivo para a frente. Romeu Mello foi segundo classificado – com a volta mais rápida em 1m15,670s – e Xavier Lázaro terminou na terceira posição, seguindo-se Joana Lima (Birel ART) e Vasco Moreira (Parolin).

Na Final, disputada em 5 voltas, Guilherme Morgado, com um segundo lugar e uma vitória nas mangas de qualificação, arrancou da pole-position e manteve-se na frente até à segunda volta, altura em que Romeu Mello assumiu o comando para não mais o largar até final, apesar da forte oposição do piloto de Loures, que terminou logo a seguir no segundo posto, com a volta mais rápida em 1m15,225s. Joana Lima completou o pódio, Xavier Lázaro e Vasco Moreira fecharam o top-5.

Categoria Juvenil

Na categoria Juvenil, o campeão em título Adrián Malheiro (Praga) começou por ser o mais rápido nos treinos cronometrados e depois confirmou o favoritismo ao vencer a primeira manga de qualificação, no sábado.

Ontem, o jovem piloto luso-espanhol voltou a triunfar na segunda manga, obtendo também a volta mais rápida (50,908) numa corrida onde passou para a frente na segunda volta, após Pedro Carvalho (Tonykart) ter liderado na fase inicial. Pedro Carvalho conseguiu manter o segundo lugar, na frente de José Pinheiro (Praga) e de João Oliveira (Tonykart). Rodrigo Vilaça (Tonykart) fechou o top 5, Manuel dos Santos (Parolin) foi o sexto classificado e Francisco Costa (Praga) foi sétimo.

Com o somatório dos resultados nas duas mangas de qualificação, Adrián Malheiro garantiu a pole position para a Final, tendo José Pinheiro a seu lado na primeira linha da grelha, enquanto Pedro Carvalho e João Oliveira partiram logo atrás, na segunda linha.

A corrida decisiva, disputada em 14 voltas ao traçado de 1.180 metros, foi dominada por Adrián Malheiro, que assumiu o comando logo após o arranque. O campeão nacional em título garantiu a segunda vitória consecutiva – já havia ganho na jornada inaugural, no Bombarral – e reforça assim a sua liderança no campeonato. José Pinheiro e João Oliveira discutiram entre si o segundo lugar até aos derradeiros metros, com vantagem para o piloto de Guimarães, embora João Oliveira tenha registado a volta mais rápida da corrida (50,879s). Pedro Carvalho chegou a rodar no segundo lugar durante as primeiras voltas mas terminou no quarto posto, logo seguido por Manuel dos Santos, que se mostrou muito rápido durante os treinos, fechando o fim de semana no top 5. Rodrigo Vilaça terminou a Final no sexto posto e Francisco Costa foi o sétimo classificado em Fátima.

Categoria Júnior

No sábado, Ivan Domingues (Mad Croc) começou por ser o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria Júnior, mas depois Henrique Cruz (Kart Republic) bateu toda a concorrência na primeira manga de qualificação.

No domingo, na segunda manga, Ivan Domingues passou para a frente logo após o arranque e depois susteve a pressão de Henrique Cruz e Luís Alves (Kart Republic) até ao final. Mais atrás, Tomás Ribeiro (Tonykart) e Miguel Silva (Praga) discutiram entre si o quarto lugar, com vantagem para o piloto de Fafe, embora Miguel Silva tenha registado a volta mais rápida da corrida (47,509s), tal como tinha acontecido na primeira manga. Santiago Ribeiro subiu até ao sexto posto, na frente de um grupo de pilotos que foram penalizados em três segundos por saída parcial dos corredores de partida: Duarte Pinto Coelho (7.º), Pedro Perino (8.º), Luís Leão (9.º) e Diogo Martins (10.º).

Com o somatório dos resultados das duas mangas, Henrique Cruz assegurou a pole position para a Final, sendo acompanhado por Ivan Domingues na primeira linha da grelha, com Luís Alves e Miguel Silva logo atrás. A poucos minutos do início da Final, a chuva fez a sua aparição e, com isto, Tomás Ribeiro assumiu o comando durante a primeira volta, numa altura em que todos os pilotos ainda descobriam os limites de aderência. Duarte Pinto Coelho, vindo do oitavo lugar da grelha, acabou por ascender ao comando da corrida mas Tomás Ribeiro manteve-se por perto do jovem piloto de Lisboa, enquanto Henrique Cruz e Luís Alves discutiam, mais atrás, o derradeiro lugar do pódio. Com a pista a secar progressivamente, Tomás Ribeiro esperou pela antepenúltima volta para desferir o ataque final, passando para a frente de Duarte Pinto Coelho e garantindo a sua primeira vitória do ano, além da volta mais rápida da corrida (47,813s). O segundo lugar também acaba por ser um resultado positivo para Duarte Pinto Coelho, que se mostrou muito rápido durante a corrida decisiva. Os últimos metros da Final assistiram a um duelo entre Luís Alves e Henrique Cruz, que levou o piloto de Leiria a terminar no sexto posto quando parecia a caminho de um lugar no pódio. Por outro lado, Luís Alves, que ganhou a jornada inaugural, no Bombarral, desceu ao quarto lugar devido a uma penalização de três segundos, por saída parcial dos corredores de partida, resultado que, no entanto, lhe permite manter o comando do campeonato.

Com o terceiro lugar em Fátima, Luís Leão (Exprit) garantiu o primeiro pódio da época – recuperou nove posições –, confirmando as boas indicações que já tinha dado na época passada, enquanto José Barros recuperou cinco posições para completar o top 5, atrás de Luís Alves. Ivan Domingues não foi muito feliz na corrida decisiva, vindo a terminar no sexto lugar, Henrique Cruz foi sétimo num fim de semana onde lutou pela vitória, Miguel Silva foi oitavo, depois de ter sido um dos mais rápidos em pista nas mangas, enquanto Diogo Martins (Tonykart), que voltou a demonstrar a sua evolução, e David Sobreiro (Kart Republic) completaram o top 10. Manuel Soares (Kart Republic) e António Madeira (Kart Republic) fecharam a classificação de uma Final onde Santiago Ribeiro e Pedro Perino ficaram de fora logo na primeira volta, devido a problemas mecânicos.

Categoria X30 Sénior

Na categoria X30 Sénior, o dia de sábado ficou marcado pela chuva e Guilherme de Oliveira (Tonykart) começou por ser o mais rápido nos treinos cronometrados, para depois, durante a primeira manga de qualificação, Tomás Guedes (DR) surpreender toda a concorrência e obter a primeira vitória da sua carreira.

No domingo, Guilherme de Oliveira dominou por completo a segunda manga de qualificação, liderando da primeira à última volta e terminando com 4,4s de vantagem sobre Manuel Leão (Exprit), autor da volta mais rápida da corrida (46.330s). O espanhol Alvaro Garcia (Tonykart) repetiu o terceiro lugar da manga anterior, Mariana Machado (Praga) também voltou a ser quarta classificada, na frente de Tomás Caixeirinho (Kart Republic), Gabriel Caçoilo (Tonykart) e Lourenço Monteiro (Tonykart), que tinha sido o terceiro a ver a bandeira de xadrez, mas caiu para o sétimo posto devido a uma penalização por danos na carenagem frontal. Zdenek Chovanec (Exprit) foi oitavo nesta segunda manga, enquanto Manuel Silva (Kart Republic) e o espanhol David Represas (CRG) fecharam o top 10.

Com o somatório dos resultados das duas mangas de qualificação, Guilherme de Oliveira largou da pole position para a corrida decisiva, disputada em 16 voltas ao traçado de 1.180 metros, tendo Alvaro Garcia a seu lado na primeira linha da grelha, enquanto Manuel Leão e Mariana Machado partiam logo atrás, na segunda linha. Com um arranque irrepreensível, Guilherme de Oliveira colocou-se no comando da Final logo após a largada e depois abriu uma vantagem na primeira metade da corrida, que viria a controlar na fase final. O piloto de Vila Nova de Gaia, vencedor do Open de Portugal no início da época, chegou à sua primeira vitória no CPK este ano e obteve ainda a volta mais rápida da corrida (46,321s), confirmando que é um dos mais sérios candidatos ao título. Manuel Leão foi sempre o piloto mais próximo de Guilherme de Oliveira na Final, garantindo um meritório segundo lugar, na frente de Zdenek Chovanec, que fez uma corrida de recuperação vindo do oitavo lugar da grelha.

Atrás do jovem venezuelano de origem checa terminou Alvaro Garcia, com Tomás Caixeirinho a completar o top 5 em Fátima. Lourenço Monteiro foi o sexto classificado, Mariana Machado, que venceu a prova inaugural, no Bombarral, terminou desta vez no sétimo lugar, na frente de Luís Caetano (Mad Croc), Gabriel Caçoilo (Tonykart) e Manuel Silva (Kart Republic), que fecharam o top 10 por esta ordem. O espanhol David Represas foi o 11.º classificado, enquanto a estreante absoluta Matilde Fidalgo (Sodikart) terminou a sua primeira Final no 12.º lugar. O vencedor-surpresa da primeira manga, Tomás Guedes, foi o 13.º e Martim Fidalgo (Sodikart), irmão gémeo de Matilde Fidalgo, foi o 14.º classificado na sua estreia no Karting de competição.

Categoria X30 Super Shifter

Na categoria onde alinham os karts equipados com caixa de velocidades, Rodrigo Ferreira (Praga) rubricou o melhor tempo nos treinos cronometrados, no sábado, com a marca de 46,347s, Yohan Sousa venceu a primeira manga à geral e na classe Sénior, enquanto na classe Master triunfou Fábio Mota (Birel ART) e na Gentleman Manuel Ramos (CRG).

Ontem, Yohan Sousa largou da pole-position na segunda manga de qualificação –, também disputada em 12 voltas – e voltou a vencer na frente de Fábio Mota (vencedor na Master) e de Tiago Teixeira que largou da 12.ª posição!

Rita Teixeira (CRG) garantiu o quarto lugar (3.º na Sénior), seguindo-se Paulo Martins (Tonykart-2.º Master), Vasco Lázaro (Kart Republic-3.º Master) e Joel Magalhães (CRG-4.º Master) e Ricardo Borges (Kart Republic-4.º Sénior). João Dias (Kart Republic) cruzou a meta no nono lugar e venceu na Gentleman, enquanto Manuel Ramos fechou o top-10. Miguel Ramos (CRG) e Rodrigo Ferreira abandonaram após incidente na sexta volta, sendo Ramos desclassificado. Hugo Marreiros (DR) não completou qualquer volta.

Na Final, disputada em 14 voltas, Yohan Sousa largou da pole-position, partilhando a primeira linha com Fábio Mota. O piloto do Entroncamento mostrou que quem sabe não esquece e num pelotão competitivo bateu toda a concorrência, liderando de princípio a fim. Fábio Mota tirou o melhor proveito de partir da segunda posição para terminar no segundo lugar e vencer a classe Master, na frente de Rita Teixeira, que completou o pódio à geral e foi 2.ª classificada na classe Sénior.

Tiago Teixeira arrancou da 7.ª posição, recuperou até ao quarto lugar e assegurou presença no pódio da Sénior. Contudo, no final, o piloto de Paredes – líder do campeonato da categoria X30 Super Shifter à geral e na Sénior –, fez questão de nos informar que “vou disputar as restantes corridas do campeonato apenas por consideração à equipa. Caso contrário, como forma de protesto contra a organização desta prova, não participaria”.

Rodrigo Ferreira, que largou do 12.º lugar, fechou o top-5 e foi 4.º classificado na Sénior, na frente de Miguel Ramos (5.º Sénior), de Joel Magalhães e de Vasco Lázaro que completaram o pódio da Master. Nesta classe, Vasco Lázaro é o novo líder.

Paulo Martins cruzou a meta no 9.º lugar (4.º na Master), seguindo-se Hugo Marreiros (5.º Master), Ricardo Borges (6.º Sénior) – largou da 10.ª posição e sofreu um toque quando era quarto classificado –, João Dias, vencedor da Gentleman, enquanto Manuel Ramos, também da classe Gentleman, abandonou a cinco voltas do final.

A terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA será disputada no Kartódromo Internacional de Leiria, nos dias 11 e 12 de maio, novamente sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria.

CLASSIFICAÇÕES ONLINE

INFORMAÇÕES SOBRE O FUNPARK – KARTÓDROMO DE FÁTIMA

Fotos: HelloFoto / Alexandre Junyor