Publicidade Continue a leitura a seguir

O ‘best of’ do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group

Rui Ramalho sagrou-se bicampeão nacional de Montanha em 2018

Publicidade Continue a leitura a seguir

A poucos dias da Gala dos Campeões da FPAK, vale a pena recordar como foi o Campeonato de Portugal de Montanha em 2018, uma época dominada por Rui Ramalho mas onde existiram vários motivos de interesse.

É um facto que a luta pelo título nacional absoluto foi das menos emotivas dos últimos anos, e basta ver que Rui Ramalho se sagrou bicampeão nacional de Montanha com um pleno de vitórias nas oito rondas que compunham o calendário: as rampas da Penha, Falperra, Serra da Estrela, Santa Marta, Caramulo, Murça, Senhora da Graça e Boticas.

Contudo, o domínio do piloto do Osella PA2000 Evo2 não ofuscou a diversidade e qualidade do parque automóvel do campeonato, que além das tradicionais (mas escassas) barchettas também teve carros de GT, TCR, R5, R5+, carros ex-troféu e Clássicos, entre outras máquinas. Uma verdadeira Arca de Noé do automobilismo português, embora seja importante incrementar as listas de inscritos, que na fase final da época rondavam as três dezenas de pilotos por prova.

a carregar vídeo

José Correia, no espetacular Nissan GT-R Nismo GT3, terminou o ano como vice-campeão nacional absoluto depois de uma interessante discussão com o seu irmão, Manuel Correia (Ford Fiesta R5+).

José Correia (Nissan GT-R GT3)

O piloto do Nissan subiu ao pódio absoluto por seis vezes e revalidou o seu título na categoria GT, enquanto Manuel Correia garantiu o terceiro lugar do campeonato absoluto e sagrou-se campeão nacional de Turismos de Montanha.

Manuel Correia (Ford Fiesta R5+)

Ao volante do Audi RS3 LMS, Luís Nunes foi o quarto classificado e venceu a Divisão 4 dos Turismos, enquanto Hélder Silva pontuou apenas em quatro das oito provas, muito por culpa de um despiste na inaugural Rampa da Penha, mas ainda conseguiu colocar o Juno CN09 no top 5 absoluto.

Luís Nunes (Audi RS3 LMS)
Hélder Silva (Juno CN09)

Nuno Guimarães, num BRC CM02, foi o sexto classificado absoluto e segundo na Categoria Protótipos, atrás do campeão Rui Ramalho, enquanto Joaquim Teixeira (SEAT León Eurocup Mk3) terminou no sétimo lugar do campeonato absoluto e como vencedor da Divisão Turismos 3. Foi também nesta divisão que competiu a jovem Gabriela Correia, de apenas 16 anos de idade, que durante a Rampa da Falperra se tornou a mais jovem piloto de sempre a competir no Nacional de Montanha.

Joaquim Teixeira (SEAT León Mk3)

Parcídio Sumavielle, ao volante de um Renault Clio R3, conquistou o título na Divisão Turismos 1, após intenso duelo com Pedro Coelho Saraiva, cujo Hyundai i20 R5 sofreu um aparatoso acidente na Rampa de Santa Marta.

José Pedro Gomes (Ford Escort Mk2)

José Pedro Gomes sagrou-se campeão nacional de Clássicos de Montanha, ao volante do potente Ford Escort Mk2, numa época onde Flávio Sainhas (Ford Escort Mk1) foi o seu principal adversário.

Paulo Ramalho marcou uma era no Campeonato de Portugal de Montanha

Em 2018, o panorama do automobilismo português também ficou mais pobre com o falecimento do bicampeão nacional Paulo Ramalho, uma das figuras mais respeitadas das rampas nacionais.

Fique com as reportagens completas do Motor24 em cada uma das provas do Campeonato de Portugal de Montanha 2018:

RAMPA DA PENHA

RAMPA INTERNACIONAL DA FALPERRA

RAMPA DA SERRA DA ESTRELA

RAMPA DE SANTA MARTA

RAMPA DO CARAMULO

RAMPA DE MURÇA

RAMPA DA SENHORA DA GRAÇA

RAMPA DE BOTICAS

CLASSIFICAÇÕES FINAIS – CAMPEONATO DE PORTUGAL DE MONTANHA