Organizada pelo Clube Automóvel da Régua, em parceria com o Município de Santa Marta de Penaguião, a Rampa de Santa Marta vai na sua quinta edição e este ano terá cerca de cinco dezenas de participantes.
O característico traçado da rampa transmontana, com 3,2 kms de extensão, fica bem vísivel neste vídeo onboard do ex-campeão nacional Pedro Salvador, na edição de 2016.
João Fonseca favorito
Após vitórias na Penha e na Falperra, João Fonseca é o líder do campeonato em termos absolutos e na categoria Protótipos, posição que coloca o piloto do espanhol Silver Car EF10 como natural favorito à vitória, embora com forte concorrência. Para além dos habituais Hélder Silva (Juno), Nuno Guimarães e Joaquim Rino, com dois BRC e José Correia (Osella), a Rampa de Santa Marta também terá o Radical de Arnaldo Guedes.

O Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha JC Group atraiu um total de 10 inscritos a Santa Marta de Penaguião, distribuídos pelas divisões 5 e 6. Ricardo Loureiro, no Ford Escort MKII do Caramulo Racing Team, lidera as classificações absoluta e da divisão 6. Como principal adversário apresenta-se à partida Carlos Oliveira (Ford Sierra Cosworth), que está em 2.º do campeonato absoluto, a 6 pontos do líder. Este é também grande candidato a vencer na divisão 5, já que António Torres da Silva (BMW 325i), que lidera o campeonato nesta divisão, estará ausente, por estar ainda a recuperar do forte acidente que sofreu na Falperra.
O programa desportivo começa no sábado (15 de junho) com a primeira subida de treinos às 14h30, enquanto a primeira a subida de prova começa às 16h30. Para domingo de manhã está reservada mais uma sessão de treinos, enquanto as duas subidas finais terão início ao meio-dia.
