O Campeonato de Portugal de Montanha JC Group prossegue este fim de semana com a Rampa Serra da Estrela, segunda prova da competição sob a égide da FPAK. Evento organizado pelo CAMI integra as comemorações dos 150 anos da elevação da Covilhã a cidade.
O bicampeão João Fonseca regressa na Covilhã

Sete meses depois do arranque em Murça, o Campeonato de Portugal de Montanha volta à estrada e a um dos seus palcos mais emblemáticos, a Rampa Serra da Estrela, evento que integra as comemorações dos 150 anos da elevação da Covilhã a cidade, efeméride a ser celebrada no dia 20 de outubro. Depois da paragem motivada pela pandemia mundial, a prova do CAMI atraiu um total de 28 inscritos, que formam um interessante parque automóvel, distribuído pelo Campeonato de Portugal de Montanha, Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha, Campeonato de Portugal Legends de Montanha, Taça de Portugal de Clássicos de Montanha e Taça de Portugal de Montanha 1300. Adicionalmente, no domingo, disputa-se uma prova de Regularidade Sport, para veículos Clássicos e Contemporâneos, que apresenta uma lista de 14 inscritos.

Candidatos à vitória

No CPM, o líder do campeonato absoluto é José Correia (Osella), que venceu a inaugural Rampa Porca de Murça, mas que na Covilhã deverá ter forte oposição do bicampeão nacional João Fonseca (Silver Car), piloto local que regressa à competição para esta prova. Joaquim Rino (BRC) e António Rodrigues (BRC) também são candidatos aos lugares cimeiros, o mesmo acontecendo com os melhores pilotos dos GT, cujo campeonato é liderado por Vítor Pascoal. O piloto do Porsche 991 GT3 Cup vai tentar um feito histórico, pois amanhã vai disputar o Rali Vidreiro – Centro de Portugal, na Marinha Grande, e pretende viajar para a Covilhã no final do dia, para alinhar também na Rampa Serra da Estrela. Pedro Marques e Pedro Silva, ambos ao volante dos Porsche, também serão protagonistas na categoria GT.

Nos Turismos, o líder da categoria é Joaquim Teixeira e o piloto do SEAT deverá ter em Luís Nunes (Ford) e Gabriela Correia (SEAT) os seus principais opositores na luta pela vitória, já que Hugo Araújo (Subaru) não se inscreveu para a Covilhã. Parcídio Summavielle (Renault) e Manuel Sousa também têm uma palavra a dizer na geral dos Turismos e nas respetivas divisões. Ricardo Gomes e o Tesla P100D EGT também são outro dos motivos de interesse da Rampa Serra da Estrela, depois da estreia mundial deste inovador modelo de competição totalmente elétrico, em Murça.

Nos Legends, que recupera para a Montanha algumas viaturas carismáticas da Velocidade nacional, o líder Luís Silva estará ausente, mas Alberto Pereira (Honda), os irmãos Raul Delgado e Luís Delgado (ambos em Alfa Romeo) e José Carlos Magalhães (BMW) prometem uma discussão animada na Serra da Estrela. Já o pelotão dos Clássicos, é liderado por Flávio Sainhas (Ford), com Carlos Fava (Volkswagen) a tentar contrariar o favoritismo do piloto da Covilhã. O traçado da Rampa Serra da Estrela, com 5,2 quilómetros de extensão, terá uma subida oficial amanhã, às 16:00h, e duas subidas oficiais no domingo, às 13:00h e 14:00h.

Fotos: António Silva/Zoom Motorsport e oficiais CPM