O Campeonato de Portugal de Karting KIA cumpriu no passado fim de semana a quarta e penúltima prova da época, disputada no KIRO – Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME. Saiba quem foram os vencedores numa jornada que teve 91 pilotos.
Como habitualmente, as categorias X30 Shifter e X30 Super Shifter partilharam a mesma grelha com as seguintes classes: Júnior (dos 15 aos 18 anos de idade), Sénior (dos 18 aos 31), Master (dos 32 aos 44) e Gentleman (com mais de 45 anos).
Na X30 Super Shifter – karts equipados com motores de 175cc e caixa de velocidades –, Joel Magalhães (BIrelART) foi o mais rápido à geral em 45,162s e na classe Master (dos 32 aos 44 anos). Na classe Gentleman (pilotos com idade igual ou superior a 45 anos), o mais rápido foi Frederico Castro (Maranello) ao rodar em 45,677s.
Na categoria X30 Shifter – karts de 125cc com caixa de velocidades –, o mais rápido à geral foi Rodrigo Ferreira (Praga), com o tempo de 45,157s, e também na classe Júnior. Na Sénior, Tiago Teixeira (Birel ART) rubricou o melhor ‘crono’ em 45,166s.
Na primeira manga de qualificação – disputada em 12 voltas –, Rodrigo Ferreira venceu à geral na X30 Shifter e na classe Júnior e Tiago Teixeira triunfou na Sénior. Joel Magalhães impôs-se na X30 Super Shifter à geral e na Master, enquanto Frederico Castro triunfou na Gentleman.
Na segunda manga de qualificação, Tiago Teixeira venceu na X30 Shifter à geral e na Sénior, Rodrigo Ferreira triunfou na Júnior, Joel Magalhães voltou a impor-se na X30 Super Shifter à geral e na Master e Frederico Castro venceu novamente na Gentleman.
Na Final, disputada em 15 voltas ao traçado de 1107 metros, Rodrigo Ferreira largou da pole-position, mas Tiago Teixeira acabou por ser mais forte no arranque. O piloto de Paredes geriu bem a liderança até à bandeira xadrez e venceu à geral na categoria X30 Shifter e também na classe Sénior, seguindo-se Rodrigo Ferreira, que somou mais uma vitória na Júnior.
Hugo Marreiros (DR) cruzou a meta no terceiro lugar, garantindo o segundo posto na Sénior, na frente Bruno Ponte (Kart Republic), segundo classificado na Júnior e de Miguel Ramos (CRG-3.º Sénior), respetivamente.
Frederico Castro cortou a linha de chegada na sexta posição e venceu a categoria X30 Super Shifter e a classe Gentleman, enquanto Rita Teixeira (CRG) viu a bandeira xadrez num positivo sétimo lugar, sendo quarta classificada na Sénior.
Vasco Lázaro (CRG) terminou no oitavo posto e venceu a classe Master da X30 Super Shifter, na frente de Duarte Mano (CRG), o quinto posicionado na Sénior.
João Dias (Kart Republic), Manuel Ramos (CRG) e João Paulo Cunha (Sodikart) foram os segundo, terceiro e quarto classificados, respetivamente, na classe Gentleman.
Joel Magalhães foi protagonista de um bom arranque e chegou a rodar na segunda posição à geral, mas depois viria a ser forçado a abandonar à passagem da 11.ª volta. Ainda assim, o piloto da Maia conservou a liderança na categoria X30 Super Shifter à geral e na classe Master.
Ricardo Borges aumenta vantagem na X30 Sénior
Na categoria X30 Sénior, Ricardo Borges (Kart Republic) chegava ao Bombarral como líder do campeonato, com uma vantagem de apenas 4,5 pontos sobre Alexandre Areia (Kart Republic), enquanto Manuel Leão (Tonykart), Guilherme Gusmão (Exprit) e João Vairinhos (Praga) também estavam no top 5 da tabela.
No sábado, Ricardo Borges começou por assegurar a poleposition para a primeira manga de qualificação, com uma escassa vantagem de 0,001s sobre João Galveias (Tonykart) nos treinos cronometrados. Galveias e Borges acabariam por ser os dois principais protagonistas também nas mangas de qualificação, onde o piloto da Norma Racing Team se superiorizou a Borges nas duas mangas, garantindo o primeiro lugar da grelha para a Final. Alexandre Areia, por seu turno, conseguiu dois terceiros lugares nas mangas, enquanto Lourenço Monteiro (FA) e Manuel Leão alternaram na quarta posição nas duas mangas.
Na Final, disputada em 17 voltas ao traçado de 1.107 metros, João Galveias arrancou da poleposition mas Ricardo Borges assumiu o comando logo na fase inicial e destacou-se da concorrência direta. O piloto da Maia geriu na perfeição a sua vantagem sobre João Galveias e garantiu a terceira vitória em quatro finais até ao momento, aumentando o seu avanço no campeonato. Galveias, por seu turno, mostrou-se muito rápido no fim de semana no Bombarral e foi inclusive o autor da volta mais rápida da Final, com o registo de 46,959s. Alexandre Areia completou o pódio da penúltima corrida do CPK e vai para Palmela com legítimas aspirações ao título, embora a vantagem esteja do lado de Ricardo Borges.
Manuel Leão e Lourenço Monteiro ainda rodaram próximos de Alexandre Areia na fase inicial e completaram o top 5, na frente de João Ferreira (Croc), João Vairinhos (Praga), João Ferreirinha (Sodikart) e Luís Caetano (Croc). Álvaro Montenegro (Tonykart) e Noah Silva (DR) foram ambos penalizados em cinco segundos pelo Colégio de Comissários, enquanto Guilherme Gusmão completou a classificação da Final no KIRO.
Luís Alves estreia-se a ganhar na Júnior e aproxima-se de Frederico Peters
Na categoria Júnior, para pilotos entre os 12 e os 14 anos de idade, Frederico Peters (Kart Republic) era o líder do campeonato à chegada ao Bombarral, com uma vantagem de 24 pontos sobre o rookie Luís Alves (Sodi) e 28,5 pontos sobre Guilherme de Oliveira (Tonykart).
Na sessão de treinos cronometrados, no sábado, Luís Alves estabeleceu a melhor marca ao rodar em 48,107s, tendo Guilherme de Oliveira a seu lado na primeira linha da grelha.
Durante a primeira manga de qualificação, Guilherme de Oliveira conseguiu superar o piloto de Guimarães e depois partiu para uma vitória que viria a repetir na segunda manga, desta feita com uma margem mais confortável. Luís Alves cortou a meta em segundo nas duas mangas de qualificação, mas viria a ser penalizado em cinco segundos na derradeira manga, descendo ao quinto lugar. Frederico Peters – que tinha arrancado do nono lugar da grelha na primeira manga – obteve um terceiro e um segundo lugar nas mangas, limitando a perda de pontos no campeonato.
Na Final, disputada em 17 voltas à pista de 1.107 metros, Guilherme de Oliveira arrancou da pole position mas Luís Alves – que largou do terceiro lugar – assumiu o comando na primeira volta, antes do piloto de Vila Nova de Gaia voltar à liderança duas voltas depois. Luís Alves manteve-se sempre muito perto de Guilherme de Oliveira e conseguiu a ultrapassagem na penúltima volta, conseguindo a sua primeira vitória em Finais na categoria Júnior. Com este resultado, Luís Alves aproximou-se de Frederico Peters no campeonato, já que o piloto de Évora foi surpreendido na Final pelo checo Zdenek López (autor da volta mais rápida da corrida, em 48,419s), vindo a terminar no quarto lugar no Bombarral.
Tomás Caixeirinho (Kart Republic) completou o top 5 da Final, logo na frente de Mariana Machado (Praga). Sérgio Rodriguez (Sodikart) foi o sétimo classificado, João Mendes (Praga) foi o oitavo – depois de uma excelente recuperação nas mangas de qualificação -, Miguel Silva (Kart Republic) foi o nono e Pedro Perino (Tonykart) completou o top 10. Seguiram-se Henrique Cruz (CRG), Rodrigo Lessa (Tonykart), Diogo Martins (Birel), Santiago Ribeiro (Birel), José Duarte (DR), Manuel Soares (Kart Republic), Luís Leão (FA) e Rodrigo Leitão (Tonykart), que completaram a classificação de uma Final onde Afonso Ferreira (Tonykart) não chegou a completar qualquer volta, devido a problemas mecânicos.
Adrián Malheiro vence no Bombarral e reforça comando na Juvenil
Na Juvenil, categoria onde competem pilotos entre os 10 e os 12 anos de idade, Adrián Malheiro (Praga) chegava ao Bombarral na frente do campeonato, com 10,5 pontos de vantagem sobre Ivan Domingues (Madcroc) e com Lourenço Marques (Parolin) no terceiro lugar do campeonato.
No sábado, Ivan Domingues começou por estabelecer a volta mais rápida nos treinos cronometrados, rodando em 51,787s, tendo Adrián Malheiro a seu lado na primeira linha da grelha.
Durante a primeira manga de qualificação, no domingo de manhã, Malheiro, Lourenço Marques e Ivan Domingues encetaram uma luta intensa pela vitória, que sorriu ao piloto luso-espanhol, apesar de Miguel Couteiro (Mercury), quinto classificado da corrida, ter sido o autor da volta mais rápida (52,160s).
Na segunda manga, Lourenço Marques esteve muito forte e impôs a sua rapidez perante Malheiro e Ivan Domingues, estabelecendo ainda a volta mais rápida da corrida (52,284s).
Com estes resultados, Adrián Malheiro largou da poleposition para a Final no KIRO, disputada em 15 voltas ao traçado de 1.107 metros. A corrida decisiva ficou marcada por um intenso duelo a três entre Malheiro, Domingues e Couteiro, com Lourenço Marques a ficar fora da discussão pela vitória logo na segunda volta, devido a um incidente com o espanhol Guilhermo Acitores (Birel). Apesar de todos os ataques de Ivan Domingues, Adrián Malheiro defendeu de forma magistral a sua liderança e venceu a prova do Bombarral, reforçando o comando do campeonato antes da jornada decisiva em Palmela.
Ivan Domingues tentou tudo na luta pela vitória mas terminou no lugar intermédio do pódio, logo seguido por Miguel Couteiro, que também conseguiu um resultado importante para o campeonato. Matilde Ferreira (Praga) cortou a meta no quarto lugar mas seria penalizada em cinco segundos pelo Colégio de Comissários Desportivos e terminou no sexto lugar final. Tomás Martins (DR) e Guilherme Alves (Mercury) completaram o top 5 na corrida decisiva, na frente de Matilde Ferreira, Francisco Costa (Sodikart), António Madeira (Parolin), Guilhermo Acitores, Pedro Rilhado e do azarado Lourenço Marques.
José Pinheiro mais líder na categoria Cadete
Na categoria Cadete, destinada a pilotos com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos de idade, João Gouveia (Praga) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 54,860s e garantiu a pole-position para a primeira manga qualificação, na qual viria a ser terceiro classificado, atrás de José Pinheiro (Praga) – líder do campeonato à partida para esta jornada – e do vencedor Santiago Alves (Madcroc).
Na segunda manga de qualificação, também disputada em 10 voltas, Santiago Alves arrancou da primeira posição e manteve-a até ao último terço da corrida, altura que José Pinheiro passou em definitivo para a liderança.
Na Final, disputada em 11 voltas, face ao somatório dos resultados obtidos nas duas mangas, José Pinheiro largou da pole-position e comandou de princípio a fim, reforçando assim a liderança no campeonato. João Gouveia (Praga) garantiu o segundo lugar e António Santos (Kart Republic), que largou da sétima posição, ainda conseguiu na última volta garantir o segundo lugar, sendo ainda o autor da volta mais rápida com a marca de 55,040s. Santiago Alves (Madcroc), Manuel dos Santos (Parolin) e Pedro Moura (Praga) estiveram na luta pelo segundo posto, mas viriam, por esta ordem, a fechar o top-6, na frente de Noah Monteiro (FA), Diego Vasquez (Birel), Pedro Cachada (Madcroc) e Maria Germano Neto (Praga) que voltou a mostrar um bom andamento.
O regressado Diogo Caetano (Birel ART) cruzou a meta na 11.ª posição, seguindo-se Rodrigo Ferreira (Sodikart) e Daniel Velasco (Birel ART). Rodrigo Seabra (FA) foi forçado a abandonar logo na primeira volta, tendo pior sorte Tiago Lima (Mercury) e Martim Marques (Sodikart) que focaram de fora da corrida logo na partida.
José Maria Gouveia reforça liderança na Iniciação
O Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria Iniciação – com karts equipados com motores Honda e chassis de escolha livre –, destinada a pilotos com idades compreendidas entre 5 e os 7 anos de idade, teve Romeu Mello (BirelART) como o mais rápido nos treinos cronometrados, com a marca de 1m19,568s, garantindo a pole-position para a primeira manga de qualificação, na qual não viria a ter sorte ao ficar parado após a partida. José Maria Gouveia (Birel) venceu e logo a seguir terminou Tomás Fernandes (Parolin) com uma desvantagem de apenas 0,114s, sendo autor da volta mais rápida em 1m20,723s.
Na segunda manga, também disputada em 4 voltas ao traçado da região oeste de 1107 metros, José Maria Gouveia largou da pole-position e liderou de princípio a fim, tendo desta vez a concorrência oferecido maior oposição, com Tomás Fernandes, João Pereira (Birel ART), Tomás Alves (Birel ART) e Guilherme Morgado (Parolin) – autor da volta mais rápida em 1m21,464s – a cruzaram, por esta ordem, a meta logo a seguir.
Na Final, disputada em cinco voltas, José Maria Gouveia arrancou naturalmente da primeira posição e conseguiu mantê-la até à bandeira xadrez. Tomás Alves terminou no segundo lugar e João Pereira – autor da volta mais rápida com a marca de 1m20,761s – completou o pódio, terminando no seu encalce Tomás Fernandes, na quarta posição.
Beatriz Costa (Parolin) fechou o top-5, na frente de Guilherme Morgado, Romeu Mello, Xavier Lázaro (Parolin), Lourenço Rocha (Parolin), Joana Lima (Birel ART), Adriana Araújo (Parolin) e de David Duarte (Parolin).
Vitórias de Pedro Barbosa e António Silva na Kart Kid Race School
O Troféu Kart Kid School também cumpriu a quarta prova no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME.
Pedro Barbosa foi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria Kids 2 com a marca de 59,532s e Gabriela Teixeira garantiu a melhor marca na Kids 1 com o tempo de 1m00,126s.
Na primeira corrida do Troféu Kart Kid Race School, Pedro Barbosa foi o vencedor na Kids 2, seguido de Tomás Gomes – autor da volta mais rápida em 1m00,193s –, enquanto António Silva foi o primeiro classificado na Kids 1 com a volta mais rápida em 1m00,266s, seguido de David Dias, Gabriela Teixeira e Tomás Lobo.
Na Corrida 2, triunfou Tomás Gomes, enquanto Pedro Barbosa foi segundo e o autor da volta mais rápida em 1m00,084s e António Silva voltou a vencer na Kids 1, reubricando novamente a volta mais rápida com o registo de 1m00621s. Gabriel Teixeira e David Dias terminaram nas quarta e quinta posições, sendo os segundo e terceiro classificados na Kids1, na frente de Tomás Lobo, terceiro na Kids 2.
Com estes resultados, Pedro Barbosa venceu a categoria Kids 2 – por ter sido o mais rápido nos treinos cronometrados – e António Silva saiu vitorioso na categoria Kids 2.
A quinta e última prova está agendada para 29 e 30 de setembro e será disputada no Kartódromo Internacional de Palmela, sob a organização do Kart Clube de Lisboa.
FOTOS: HelloFoto – Alexandre Júnior