Portugal lidera cinco categorias das Series Rotax Espanha de Karting

05/06/2018

Guilherme de Oliveira foi um dos pilotos portugueses a vencer na Motorland Aragón

Os pilotos portugueses lideram cinco de sete categorias das Series Rotax Espanha de Karting, após disputarem a segunda prova da época no passado fim de semana, na pista de Alcañiz, integrada no complexo da Motorland Aragón.

No arranque das Series Rotax Espanha da categoria DD2 Master, em Zuera, Rui Pereira – vencedor do Troféu Ibérico 2018 – tinha batido toda a concorrência na Final 1 e depois foi segundo classificado na Final 2.

Rui Pereira

Na pista de Alcañiz, integrada no complexo Motorland, em Aragón, o piloto de Matosinhos repetiu o feito e reforçou a liderança da competição, apesar de ter sido segundo classificado na prova, ganha por Jesus Perez-Santander, que também somou uma vitória e um segundo lugar, tendo o espanhol triunfado na jornada de Motorland por ter sido o mais rápido nos treinos cronometrados, enquanto Rui Pereira obteve a sexta melhor volta da sessão.

Pódio DD2 Master

Duarte Castro (Birel ART) foi o quarto mais rápido nos treinos cronometrados e na Final 1 viu a bandeira xadrez na quarta posição, tendo depois problemas na Final 2 que não lhe permitiram ir além do sexto posto. Ainda assim, no conjunto dos dois resultados, o piloto português encerrou com mérito o top-5, já que nas duas Finais rodou nos lugares da frente.

Duarte Castro

Mariano Pires passa para o comando da categoria DD2

Mariano Pires (CRG), apesar de ter sido 12º classificado nos treinos cronometrados da categoria DD2, fez uma excelente recuperação até ao segundo lugar na Final 1 e depois bateu toda a concorrência na Final 2. Com estes resultados, o piloto de Ponte de Lima venceu a ronda de Motorland e passou para a liderança da competição.

Mariano Pires

Bruno Borlido (Exprit) teve problemas no seu kart desde os treinos cronometrados e foi mesmo forçado a abandonar à 10ª das 15 voltas da Final 1. Os problemas persistiram e o piloto de Viana do Castelo já nem alinhou na Final 2.

Bruno Borlido
Pódio DD2

Gonçalo Coutinho vence na categoria Sénior

Gonçalo Coutinho (FA) – vencedor do Troféu Ibérico Rotax 2018 – foi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria Sénior e na Final 1 bateu toda a concorrência. Na Final 2, o piloto de Gondomar cruzou a meta na terceira posição mas, ainda assim, na soma dos dois resultados, venceu a jornada de Motorland e está agora muito perto da liderança da competição, apesar do azar que teve na jornada inaugural.

Gonçalo Coutinho

Manuel Alves (Tonykart) foi o quinto mais rápido nos ‘cronos’, mas na Final 1 uma penalização de cinco segundos fez com que caísse para a nona posição.

Manuel Alves

Já na Final 2, o piloto da Trofa – segundo classificado no Troféu Ibérico 2018 – foi forçado a abandonar. Uma jornada de ‘azar’ para o piloto português.

Pódio Max

Guilherme de Oliveira domina e é o novo líder categoria Júnior

Na categoria Júnior, Guilherme de Oliveira (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados e impôs-se na Final 1 apesar das investidas do espanhol Adrian Garcia. Na Final 2, o piloto de Vila Nova de Gaia voltou a largar da pole-position e foi o primeiro a ver a bandeira xadrez não se deixando surpreender por Garcia que terminou na segunda posição a 42 milésimos de segundo! Com estes resultados, Guilherme de Oliveira – autor da volta mais rápida do evento – garantiu o lugar mais alto do pódio e passou para a liderança da competição.

Pódio Júnior

Adrián Malheiro conserva liderança na categoria Mini-Max

Adrián Malheiro (Praga) foi o terceiro mais nos treinos cronometrados na categoria Micro-Max e depois venceu a Final 1. Na Final 2, o piloto luso-espanhol foi o primeiro a ver a bandeira xadrez, mas duas penalizações de cinco segundos cada, relegou-o para o sexto lugar. Mesmo assim, na soma dos dois resultados, Adrián Malheiro foi segundo classificado na prova de Motorland e conservou a liderança na categoria Mini-Max.

Adrián Malheiro

José Barros (FA), com um sexto e um oitavo lugares, terminou a segunda prova das Series Rorax Espanha na oitava posição.

Maria Germano Neto muito rápida na Micro-Max

Na categoria Micro-Max, Maria Germano Neto estreou-se a correr pela Praga Espanha Motorsport e mostrou-se muito forte os treinos cronometrados ao garantiu o sexto lugar entre 19 participantes, ficando a menos de três décimas de segundo da pole-position.

Maria Germano Neto

Contudo, a piloto de Guimarães viria a ter problemas na Final 1 e teve de abandonar. Já na Final 2, Maria Germano Neto terminou na 11ª posição, pelo que na soma dos resultados foi 17ª classificada, deixando, contudo, boas indicações, atendendo à sua rapidez nos cronometrados, fundamental para depois materializar em bons resultados.

Pedro Moura mantém liderança na Academy

Pedro Moura, com chassis Praga, apesar de ter sido o terceiro classificado nos treinos cronometrados da categoria Academy, com um terceiro e um segundo lugares nas duas Finais, garantiu o lugar intermédio do pódio, suficiente para conservar a liderança na competição.

Pedro Moura

FOTOS: VVL Sport Image