A prova organizada pelo CAMI Motorsport foi apresentada no Centro de Arte Nadir Afonso, em Boticas, terá seis classificativas e desenrolar-se-á ao longo de dois dias.
Para além do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), a prova é pontuável ainda para os Campeonatos de Portugal GT e de Clássicos e Campeonato Norte de Ralis, e Challenge R2&YOU, bem como para a Peugeot Rally Cup Ibérica.
Esta competição monomarca estreia o Peugeot 208 R4 e marca presença em dois ralis em Portugal e igual número no país vizinho.
No decorrer da apresentação da prova, que contou com a presença dos presidentes dos municípios de Boticas e de Chaves, Nuno Loureiro, líder do executivo do clube organizador, sublinhou que «nos últimos dois anos, com o precioso e inestimável apoio das autarquias da Região do Alto Tâmega e dos nossos patrocinadores, unimos esforços com o objetivo de recolocar o rali no patamar que lhe era devido».
Para Nuno Loureiro, «a história da prova assim o exigia e as condições ímpares desta região convidavam ao desafio de a trazer de volta ao mapa do campeonato mais mediático do automobilismo português».O presidente do município flaviense, Nuno Vaz, sublinhou a importância de receber um evento desta dimensão, pois «acreditamos, desde o primeiro momento, neste projeto, como forma de afirmar a nossa identidade e, nesta altura, também de responder aos desafios colocados pela pandemia, tanto a nível social como desportivo».
Para Fernando Queiroga, presidente da edilidade de Boticas, a aposta é para manter. «Queremos fixar uma marca e é nosso desejo que ela fique neste território, atraindo novas gentes. São eventos como este que mostram e fazem a promoção das potencialidades da região do Alto Tâmega».
É com grande expectativa que os pilotos vão abordar um rali desconhecido, partindo todos em igualdade de circunstâncias, até ao início dos reconhecimentos, quanto ao desconhecimento das estradas da região do Alto Tâmega.
As inscrições, limitadas a um número total de 80 equipas, encerram no dia 19 de agosto, pelas 23.30 horas, no portal da FPAK.
O rali terá o centro nevrálgico no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, onde vai funcionar o secretariado e também os parques de partida (de cada uma das etapas) e fechado).
O parque de assistência estará localizado no aeródromo de Chaves.
Na manhã de sábado (dia 29 de agosto), a partir das 08.45 horas, os pilotos do Campeonato de Portugal de Ralis terão oportunidade de fazer os últimos acertos na afinação dos seus carros em duas passagens do shakedown no troço de S.Pedro de Agostém-Chaves (3,9 km), estando a Qualificação, no mesmo traçado, agendada para as 10.38 horas.
Os dez pilotos mais rápidos nessa qualificação terão o privilégio de escolher a sua ordem de partida para o primeiro dia de prova, que tem o seguinte horário:
Partida/Parque Nadir Afonso (Chaves) –15h30
PEC 1/Alto Tâmega (15,06 Km) –16h10
PEC 2/Chaves (18,72 km –16h53
Final/ Parque Nadir Afonso –18h35
Partida/Parque Nadir Afonso (Chaves) — 09h00
PEC 3/Chaves/Boticas-1 (19,40 km) — 09h48
PEC 4/Boticas-1 (14,23km) — 11h09
PEC 5/Chaves/Boticas-2 — 13h15
PEC 6/Boticas-2/power stage — 14h36
Final/Parque Nadir Afonso (Chaves) — 15h39