Rali do Alto Tâmega: Armindo Araújo na frente

29/08/2020

A dupla Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Ffabia) lidera o Rali do Alto Tâmega após a 1.ª etapa
Com uma escassa vantagem de 2,3 segundos, Armindo Araújo (Skoda) terminou na liderança, após duelo animado com Bruno Magalhães (Hyundai), a 1.ª etapa do Rali do Alto Tâmega, marcada pelo aparatoso despiste do Ford Fiesta do jovem piloto britânico Ruarii Bell, que causou três feridos ligeiros, segundo a organização da prova.

Candidatos ao título, Bruno Magalhães e Armindo Araújo travaram renhido despique e dividiram os triunfos nas classificativas: o Hyundai foi mais rápido em Alto Tâmega (15.06 km); na especial de Chaves (18,72 km) levou a melhor o Skoda. Contas feitas, Armindo Araújo conquistou a liderança, após um dia que «correu mais ou menos bem. Na primeira classificativa tivemos uma ligeira saída, que nos obrigou a fazer um pião para regressar à estrada, mas acabei por ficar satisfeito, pois cumprimos o objetivo traçado, que era sair na frente no segundo dia».

Para Bruno Magalhães, o dia foi igualmente positivo, como confessou ao MOTOR 24 o piloto do Team Hyundai Portugal:

«Estamos a fazer uma boa prova e, na segunda etapa, podemos andar ainda um pouco mais depressa. Estamos na luta pela vitória e isso é o mais importante», sublinhou.

De facto, parece reservado a ambos a discussão pela vitória, pois José Pedro Fontes (3.º classificado), está a 11,8 segundos. O piloto da Sports & You sofreu aparatoso despiste na qualificação e só aturado trabalho da equipa recolocou o Citroën C3 em condições de alinhar à partida.

José Pedro Fontes e Inês Ponte colocaram, o Citroën C3 no 3.º lugar

Com bons resultados – 2.º tempo no troço inaugural, a 2,0 segundos de Bruno Magalhães, e 3.º na especial seguintes – que permitiram manter Fontes na luta entre os mais rápidos.

«A etapa foi positiva, apesar de nos ter faltado confiança, nomeadamente, nas zonas em que os pisos estavam mais sujos. Ainda assim, conseguimos imprimir um bom ritmo, assumindo algumas cautelas. Estamos na luta pela vitória e temos quatro especiais e quase 70 quilómetros para recuperar o tempo que nos separa da liderança», refertiu José Pedro Fontes, que prometeu:

«Vamos atacar e lutar pela vitória».

Com «uma afinação demasiado dura para a segunda especial» no VW Polo, Pedro Meireles perdeu algum terreno, mas terminou na 5.ª posição, atrás do espanhol Daniel Bardomás (Citroën C3) e á frente de Ricardo Teodósio. O campeão nacional atrasou-se na 2.ª especial – perdeu 25,8 segundos – devido a um caso inusitado: «apanhámos um cão na parte estreita do troço, entre casas, e o animal não tinha por onde fugir. Desconcentrei-me um pouco e perdi tempo», justificou o piloto do Skoda Fabia.

Em tempo de regresso, João Barros (Citroën C3), sublinhou que «fui demasiado cauteloso no segundo troço. Falta-me conhecimento do carro e daí algumas indecisões», referiu.

A dupla Pedro Antunes/Pedro Alves é a vice.líder e a melhor portuguesa na Peugeot Rallye Cup Ibéricao

Nas 2 Rodas Motrizes, o espanhol Oscar Palomo é duplamente lider – está na frente da Peugeot Rallye Cup Ibérica — seguido por Pedro Antunes e por Pedro Almeida, todos em Peugeot 208 Rally 4.

O acidente de Ruarii Bell

O aparatoso despiste do Ford Fiesta 1.0 do jovem (20 anos de idade) piloto britânico Ruarii Bell na classificativa de Chaves, por alegada falha mecânica, marcou a etapa. O carro saiu em frente num gancho, após falhar a travagem e embateu numa ambulância e num veículo da organização, provocando três feridos ligeiros, segundo fonte do CAMI Motorsport.

A especial foi interrompida e acabou por não ser reatada.

Este domingo realiza-se a 2.º e última etapa, com dupla passagem por Chaves/Boticas (19,40 km) e Boticas (14,23 km).

Classificação

1.º Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda), 18.17,3 minutos

2.º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai), a 2,3 segundos

3.º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën), a 11,8 segundos

4.º Daniel Berdomás/David Rivero (Citroën), a 16,6 segundos

5.º Pedro Meireles/Mário Castro (VW), a 22,3 segundos

 

Saber mais:

http://cpr.cronobandeira.com/

https://www.cami.pt/