Uma maratona de 13 horas e 20 minutos conseguiu o milagre da recuperação do carro, trabalho que contou com qualificada mão-de-obra portuguesa.
Marco Moreiras, um dos elementos mais experientes da equipa e homem de confiança de Petter Solberg, graças aos seu vasto currículo, em que constam, nomeadamente, várias épocas na X-Raid e na equipa oficial da VW no Mundial de Ralis, confessou:
«Quando vi o carro pela primeira vez, pensei que era missão impossível. Mandámos o piloto e navegador para o hotel descansar e começámos a tentar reconstruir toda a secção traseira do carro. Até o Petter (Solberg) e a esposa (Pernilla) trabalharam connosco durante a noite. Ao todo, foram 13 horas e 20 minutos de trabalho, muito tempo à marreta!», descreveu o mecânico português.
Quando acordaram, Oliver Solberg e Aaron Johnston tinham um carro praticamente imaculado à sua espera. O Polo GTi R5 foi depois alvo de uma inspeção dos comissários técnicos da FIA, que validaram as condições de segurança do carro alemão e permitiram à dupla alinhar no primeiro troço.
Oliver Solberg ficou a um décimo de Lukyanuk, que venceu o troço à média de 116.8 km/hora!«Os mecânicos fizeram um trabalho fantástico! Trabalharam a noite toda sem descanso», referiu o jovem piloto nórdico.
Apenas um caso positivo em 288 testes à Covid
A organização do rali, a cargo do Demoporto/Clube de Desportos Motorizados do Porto, de modo a agilizar o cumprimento do Anexo S da S da FIA, relativo ao Código de Conduta da Covid-19, contou com a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa/delegação de Braga, que efetuou 288 testes, no centro nevrálgico da prova, em Fafe.
Pilotos, mecânicos, membros da organização e até chefes de cozinha passaram pela ambulância estacionada junto do secretariado do rali para realizar o teste rápido de rastreio do antigénio da Covid e receberem, em caso de resultado negativo, luz verde para desempenhar as suas funções no decurso desta prova do Campeonato da Europa.
Das 288 pessoas testadas até ao princípio da tarde de sábado – a equipa da Cruz Vermelha estará em funções até às 20h00 de domingo – surgiu apenas um resultado positivo.
Após ter recebido a respetiva notificação, a pessoa infetada, de acordo com o protocolo sanitário, deixou de imediato o rali.
O teste Covid com resultado negativo é exigido aos elementos que desempenhem funções nas zonas mais críticas definidas pela FIA como de Alta Densidade pelo Código de Conduta da Covid: Secretariado (membros da organização, jornalistas e autoridades desportivas) e Parque de Assistência (pilotos, mecânicos, diretores de equipas, fotógrafos e demais elementos).
De referir que alguns elementos estrangeiros (pilotos, mecânicos e diretores desportivos) vão repetir o teste para, no regresso aos respetivos países evitarem a obrigatoriedade de uma quarentena.
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