Rali Terras de Aboboreira: candidatos em luta aberta

27/10/2020

A dupla Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai i20) lidera o Campeonato de Portugal de Ralis
O Rali Terras de Aboboreira, penúltima prova do Campeonato de Portugal (CPR), agendado para estar na estrada dias 30 e 31 de outubro, promete renhido despique entre o trio de candidatos ao título, mas a corrida à vitória pode contar com outros protagonistas nesta prova em que, dada a situação pandémica, o público é convidado a ficar em casa.

A prova organizada pelo Clube Automóvel de Amarante (CAA), com 55 inscritos, sendo 17 R5, marca o regresso do campeonato aos pisos de terra, oito meses volvidos sobre o Serras de Fafe e Felgueiras, na abertura da temporada, no período pré- pandemia Covid 19.

O rali Terras de Aboboreira desenrola-se nos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, onde está localizado o parque de assistência. A estrutura da prova inclui dupla passagem pelas classificativas de Aboboreira (16,0 km), na tarde do dia 30 de outubro (sexta feira); Amarante / Natureza Criativa (23,67 km) e Baião / Vida Natural (10,52 km), no dia seguintes (sábado).

Ao todo, seis classificativas e 100,38 km ao cronómetro para encontrão vencedor da 6.ª e penúltima prova da temporada.

A atual situação pandémica obriga, no entanto, a medidas excecionais, de acordo com o plano de contingência elaborado pela FPAK em articulação com a GS.

A prova está montada e, de acordo com António Jorge, presidente do CAA, «não é permitido o acesso do público ao parque de assistência, área exclusiva para concorrentes, elementos das equipas e oficiais de prova».
Armindo Araújo e Miguel Ramalho (Skoda Fabia Evo) ocupam a vice-liderança do campeonato

O responsável do clube amarantino sublinha que «é igualmente vedado o acesso às classificativas, através do início e final. Não há zonas-espetáculo e não se realizam as habituais cerimónias de partida e de pódio nos moldes tradicionais. São medidas inseridas no pano de restrições em vigor», sublinha António Jorge.

«É um desafio grande, mas acredito que vamos chegar a bom porto», acrescentou.

Só a vitória interessa ao campeão nacional

À entrada da reta final do campeonato – faltam duas provas – Bruno Magalhães (Hyundai i20) é o líder, com 9,44 pontos de vantagem para Armindo Araújo (Skoda Fabia Evo).

Ambos são fortes candidatos à vitória neste rali, decisivo para as aspirações de Ricardo Teodósio. O atual campeão nacional está na 3.ª posição do CPR e tem desvantagem de 40,52 pontos para o líder.
A dupla campeã nacional Ricardo Teodósio/José Teixeira (Skoda Fabia Evo) joga cartada decisiva no Terras de Aboboreira

Para o piloto algarvio do Skoda Fabia Evo, «depois do que aconteceu na Marinha Grande, este rali vai ser quase uma final para nós. Temos de recuperar o máximo de pontos à concorrência direta e isso só será possível se vencermos os dois ralis que faltam», sublinhou o campeão em título.

Na luta pela vitória vão estar José Pedro Fonte (Citroën C3) e Pedro Meireles (VW Polo GTI), de algum modo moralizado pelo andamento revelado no Vidreiro/Centro de Portugal.

Daniel Nunes quer manter liderança das 2 RM

Nas 2 Rodas Motrizes 2 RM), Daniel Nunes é o líder com apenas quatro pontos de vantagem para Pedro Antunes.

A dupla Daniel Nunes/Nuno Mota Ribeiro (Peugeot 208 R2) quer manter liderança das 2 RM

O piloto do Peugeot 208 R2 da Inside Motorsport quer manter tal posição e está determinado em atingir esse objetivo:

«Sinto-me bastante confortável nos pisos de terra; no entanto, vamos trabalhar afincadamente para nos apresentarmos à partida nas melhores condições para abordar a dura prova que vamos enfrentar».

Vítor Pascoal estreia N5

Uma das notas marcantes do Terras de Aboboreira é a estreia de Vítor Pascoal ao volante de um N 5. É o regresso do piloto do Baião Rally Team aos carros de quatro rodas motrizes e às provas em piso de terra, desde a vitória no Rali de Baião/Amarante em 2017.

A correr em casa, Vítor Pascoal, bicampeão GT, vai estrear o N5 da RMC

O piloto nortenho encara a estreia do carro da estrutura espanhola RMC em ralis de terra em Portugal como «um novo desafio e um aliciante extra para o rali disputado na minha região».

O objetivo de Vítor Pascoal é «acima de tudo, querer dar espetáculo para o público do ‘nosso’ rali e proporcionar o máximo retorno aos nossos patrocinadores, que têm sido fundamentais», sublinhou o bicampeão nacional de ralis GT, que volta a ser navegado por Ricardo Faria.

Vítor Pascoal tem como companheiro de equipa Pedro Silva, piloto que alinha no Porsche 997 GT3 Cup nos ralis e na montanha. Desta vez, faz a estreia absoluta em ralis de terra e ao volante de um carro de tração integral.

Saber mais em:

www.terrasdaboboreira.pt

https://www.facebook.com/raliterrasdaboboreira/