O Rali Terras de Aboboreira, na estrada nos dias 15 e 16 de abril, terceira jornada do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) integra, em estreia, o European Rally Trophy/ERT Iberian Rally Trophy e desenrola-se em classificativas rápidas, técnicas e de grande beleza, que têm sido palco mundialista de eleição.
A prova do Clube Automóvel de Amarante apresenta lista com 34 inscritos, sendo de salientar mais de metade — 18 equipas — em viaturas Rallye 2 (R5).
A prova desenrola-se nas classificativas de terra batida dos concelhos de Amarante, onde estarão instalados o pódio e o parque de assistência; Baião, local de partida e do reagrupamento na 1.ª etapa, e Marco de Canaveses, palco da superespecial noturna.
Os melhores valores nacionais vão estar em ação neste regresso ao continente, após a jornada europeia nos Açores.
Entre os pilotos estrangeiros inscritos, destaque para o irlandês Josh McErlean (Hyundai i20 N R5), piloto da equipa Júnior da Hyundai e que no ano passado foi 11º classificado neste rali, e ainda o saudita Rakan Al-Rashed (VW Polo GTi R5), que faz dupla com o navegador português Hugo Magalhães, e que recentemente venceu o Rali do Kuwait, a contar para o Campeonato FIA do Médio Oriente.
Para além de diversos pilotos oriundos do país vizinho, há ainda a registar o jovem uruguaio Andrés Marieyhara, participante na Peugeot Rally Cup Ibérica e que irá preparar a sua estreia na prova portuguesa do WRC com o Peugeot 208 Rally4.
Na frente do CPR, tal co mo sucedo no FIA ERC, a dupla Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia) parte em vantagem: tem 14 pontos de vantagem face a Bruno Magalhães (Hyundai i20) e 15 em relação a Miguel Correia (Skoda Fabia).
Mais atrasado, consequência de um início de temporada algo azarado, o atual campeão nacional Ricardo Teodósio (Hyundai i20) vai tentar recuperar pontos perdidos.
Os pilotos do Team Hyundai Portugal tiveram, entretanto, a ajuda de Dani Sordo, piloto oficial da marca sul coreana, nos testes preliminares de preparação para a este rali.
Objetivo idêntico tem José Pedro Fontes (Citroën C3), que é candidato a lugar cimeiro, tal como Pedro Meireles (Hyundai i20) e Pedro Almeida (Skoda Fabia).
Moralizado pelo bom início de temporada, Armindo Araújo sublinha que «conseguimos, nas duas primeiras provas, criar uma boa distância para os nossos principais adversários. Vamos para este rali com o mesmo foco de sempre, o de lutar pela vitória, e com isso procurar dilatar a liderança no CPR».
No entanto admite que vai ser um rali muito renhido e antevê diferenças muito curtas entre os principais candidatos à vitória: Penso que haverá uma intensa luta até ao último quilómetro».
Para Bruno Magalhães (Hyundai i20) é preciso evoluir e refere que «temos que trabalhar para ter o carro cada vez mais competitivo e ser mais fortes para não deixar o Armindo fugir. Na parte final do Rali dos Açores estive a 30 e depois a 11 segundos de diferença dele, só que tive problemas e não foi possível lutar até ao fim, mas aguentar a posição que ocupava para assegurar pontos».
No pódio atual do CPR, Miguel Correia (Skoda Fabia) encara o rali muito motivado, e adianta que «a estratégia será idêntica à das provas anteriores, ou seja, fazer o melhor possível. No último rali já conseguimos resultados mais interessantes e mais próximos do pelotão da frente. O objetivo, agora, passa por tentar manter essa toada o mais à frente possível, talvez um pouco até no meio do grupo da dianteira», sublinha o jovem piloto bracarense.
Nesta fase, marcada por muita controvérsia em torno de outros campeonatos de ralis – Promo e Start sob a égide da FPAK, apenas 14 concorrentes estão inscritos para esta prova no Promo.
Transmissão em live streaming
O Clube Automóvel de Amarante não poupou esforços para dar a maior visibilidade e projeção ao rali. Nesse sentido, estão previstas quatro transmissões em live streaming: na noite do dia 15 de abril (6.ª feira), direto da super-especial (21.00 horas) emitidos no Facebook e nos canais Youtube da FPAK e da Movielight.
No dia 16 de abril (sábado), emissão de 30 minutos, entre as 13.30 e as 14.00 horas, que incluirá comentários, entrevistas com os protagonistas e ainda imagens das classificativas da manhã.
A parte final de Aboboreira-2 (Power Stage? Ter+á transmissão com início às 18.45 horas.
A cerimónia do pódio, na ponte de S. Goinçalo, em Amarante, será transmitida cerca das 20 horas.
Programa
Sexta feira (15 de Abril)
Treinos livres/Vila Boa de Quires (3,47 km) – 08h00/09h00
Qualificação/ing – Vila Boa de Quires (3,47 km) – 09h30/10h00
Shakedown (Prioritários) – 10h30/11h00
Shakedown (Outros pilotos) – 11h00/12h30
Partida (Baião) – 16h00
PEC 1 – Baião Vida Natural 1 (8,92 km) 16h30
Reagrupamento em Baião (entrada) 17h00
Reagrupamento em Baião (saída) 18h00
PEC 2 – Baião Vida Natural 2 18h10
Reagrupamento no Marco de Canaveses (Entrada) 19h30
Saída do reagrupamento 21h05
PEC 3 – Marco Rios de Emoção (2,07 km) 21h30
Parque de Assistência (entrada) 22h15
Parque Fechado (entrada) 23h03
Sábado (16 Abril)
Partida do Parque de Assistência (Metalo Cardoso) 08h55
PEC 4 – Amarante Natureza Criativa 1 (15,14 km) 10h00
PEC 5 – Marão 1 (10,67 km) 11h00
PEC 6 – Amarante Natureza Criativa 2 12h20
Parque de Assistência (entrada) 13h15
Parque de Assistência (saída) 14h30
PEC 7 – Aboboreira 1 (16,00 km) 15h20
PEC 8 – Marão 2 16h20
PEC 9 – Aboboreira 2 (Power Stage) 18h45
Parque de Assistência (entrada) 19h45
Parque de Assistência (saída) 19h55
Final em Amarante (Ponte de São Gonçalo) 20h10
Saber mais em:
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press@terrasdaboboreira.pt