José Pedro Fontes foi o 1.º lider, impondo-se em S. Pedro de Moel-1 á média de 121 km/hora.
Líder do campeonato e apesar de muito combalido, Ricardo Teodósio fez das fraquezas, força, e assinou o 2.º tempo, a escassos 1,2 segundos, logo seguido — um décimo – por Pedro Meireles (VW).
Menos eficazes, os pilotos dos Hyundai perderam terreno: Armindo Araújo ficou a 3,6 segundos e Bruno Magalhães (5.º classificado) gastou mais um segundo.
Mas, no troço seguintes – S. Pedro de Moel-2 – Bruno Magalhães brilhou: o piloto do Hyundai venceu a classificativa e deixou Teodósio a 2,0 segundos, enquanto Fontes perdeu 3,8 segundos.
Esta especial noturna não correu bem ao campeão nacional, uma vez que Armindo Araújo perdeu mais 12,4 segundos em 12,6 km.Entretanto, Ricardo Teodósio ascendia à liderança, mas com 0,6 segundos de vantagem para Fontes, com Bruno a subir ao 3.º lugar a escassos 1,4 segundos do líder.
Nas 2 Rodas Motrizes (2 RM) o domínio de Gil Antunes (Renault Clio RS RT3) foi a nota dominante.
A fechar o dia, a superespecial da Marinha Grande foi ganha por João Barros, que colocou o Skoda Fabia na 4.ª posição da geral, a 13,0 segundos do líder e à frente do Hyundai i20 de Armindo Araújo., O campeão nacional acumulou um prejuízo de 14,3 segundos face a Teodósio.
Apesar de inferiorizado em termos físicos, consequência de «um percalço durante a semana», como referiu, o piloto algarvio mostrou raça de campeão.