A ronda de encerramento do ‘Europeu’ IAME reuniu quase quatro dezenas de pilotos na categoria X30 Júnior, na pista de Salbris (França). O português Santiago Ribeiro, que compete com chassis Birel ART, confirmou o potencial que já tinha demonstrado nas competições nacionais da categoria Júnior, vencendo a Pré-Final da prova francesa. Um feito inédito no Karting português e que validou o potencial de Santiago Ribeiro, que está apenas a fazer a sua segunda temporada no Karting de competição.

Santiago Ribeiro poderia até ter acedido diretamente à Final, se não fosse uma penalização que o atirou para o 19.º lugar numa das mangas de qualificação. Na corrida ‘Second Chance’, conseguiu o 4.º lugar e apostou em pneus de chuva para a Pré-Final. “Metade do pelotão estava com pneus de chuva e a outra metade com pneus slick, o que fez com que na parte inicial, com a pista seca, a corrida ficasse completamente ‘partida’ em duas”, revelou Nuno Ribeiro, pai do jovem piloto português. “Felizmente para nós, começou a chover a sete voltas do final e o Santiago sente-se muito à vontade nestas condições. Ele começou a recuperar posições e muito tempo para os primeiros, até que chegou ao comando da corrida e conseguiu vencer. Foi, obviamente, uma emoção muito grande para um piloto tão jovem mas que tem trabalhado muito”.
A vitória na Pré-Final deu a Santiago Ribeiro a pole-position para a grande Final, onde estavam os 34 melhores pilotos da prova, alguns deles a discutir o título do ‘Europeu’. “Obviamente que arrancar na frente de um pelotão tão extenso e onde estavam alguns dos melhores pilotos da Europa é uma pressão enorme. O Santiago perdeu algumas posições na primeira metade da corrida, principalmente por causa do nervosismo, mas a sete voltas do final fez-se um ‘click’, ele acalmou-se e começou a ultrapassar vários adversários até terminar no 19.º lugar, com a sétima melhor volta da Final. Foi sobretudo esta última fase da corrida que nos deixou muito satisfeitos e orgulhosos. Não há nada como a experiência de competir ao mais alto nível e o Santiago saiu de França com outra confiança e com outro ritmo”, observou Nuno Ribeiro, acrescentando que “a evolução do ‘Santi’ também se deve à equipa e principalmente ao ‘PTM’ (Paulo Martins), que nos tem acompanhado desde o início e que tem sido de uma dedicação e profissionalismo inexcedíveis.”
O britãnico Freddie Spindlow (Kosmic) venceu a Final da categoria X30 Júnior, mas foi o compatriota e companheiro de equipa Oliver Bearman a sagrar-se cameão europeu IAME, apesar de não ter ganho uma única corrida.
Maria Germano Neto com andamento promissorMaria Germano Neto é uma das mais promissoras pilotos portuguesas da sua categoria e também alinhou na ronda de Salbris, integrada no aguerrido pelotão da X30 Mini. A jovem piloto de Guimarães, que compete na equipa oficial de Fernando Alonso para o Karting, esteve regularmente no top 20 durante as mangas de qualificação, vindo a terminar essa fase no 22.º lugar.
Uma penalização de cinco segundos na Pré-Final, por danos no spoiler dianteiro do seu kart, impediu a jovem piloto portuguesa de ir além do 22.º posto. Sem baixar os braços, Maria Germano Neto recuperou posições na Final e viria a terminar no 19.º lugar, após nova penalização de cinco segundos por danos no spoiler. A Final da X30 Mini foi ganha pelo britânico Freddie Slater (KR), que se sagrou campeão europeu IAME da categoria onde competem os piloto mais jovens.

Tanto Maria Germano Neto como Santiago Ribeiro vão agora preparar a derradeira jornada do Campeonato de Portugal de Karting KIA, que será disputada no Kartódromo de Baltar, nos dias 14 e 15 de setembro.
