Troféu Rotax iniciou fase das decisões no Bombarral

31/08/2019

A edição de 2019 do Rotax Max Challenge Portugal decide-se este fim de semana no KIRO – Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, palco da quarta e última jornada dupla, depois das passagens por Palmela, Viana do Castelo e Baltar. Afonso Ferreira (Academy), Christian Costoya (Micro), Adrián Malheiro (Mini), Tomás Ribeiro (Júnior), Miguel Corsino (Max), Pedro Pinto (DD2) e João Oliveira (DD2 Master) venceram a prova deste sábado, deixando a decisão dos títulos para amanhã.

Categoria Academy

Na categoria dos pilotos mais jovens, a Micro Academy, Tomás Gomes chegava ao Bombarral na liderança do campeonato, com 617 pontos, logo seguido por Afonso Ferreira (594) e João Maria Pereira (582). Hoje, na sessão de treinos cronometrados, Afonso Ferreira (Praga) começou por estabelecer o melhor tempo (53,396s), partilhando a primeira linha da grelha da Final 1 com David Luís (FA), enquanto Tomás Gomes (Kart Republic) e João Maria Pereira (Birel ART) arrancaram logo atrás.

Na Final 1, disputada em 10 voltas ao traçado de 1.107 metros, David Luís e Afonso Ferreira envolveram-se num intenso duelo pela vitória, que seria favorável a Afonso Ferreira por 0,180s. David Luís passou pelo comando e cortou a linha de meta no segundo posto, na frente de Tomás Gomes, que limitou a perda pontual para Afonso Ferreira. O jovem João Barros (Tonykart) fez uma excelente recuperação até ao quarto posto final, e João Maria Pereira também terminou a primeira corrida dentro dos cinco primeiros.

Na Final 2, Tomás Gomes, Afonso Ferreira e David Luís estiveram todos em posição de chegar à vitória, mas na fase final Afonso Ferreira foi mais forte e garantiu a segunda vitória consecutiva no Bombarral, na frente de David Luís (autor da volta mais rápida, em 53,479s) e Tomás Gomes. O espanhol Gonzalo Pernía, irmão mais novo de Guillermo Pernía, foi o quarto classificado e João Maria Pereira voltou a fechar o top 5.

No somatório dos resultados das duas Finais, Afonso Ferreira conseguiu mais uma pontuação máxima para a sua época e foi acompanhado no pódio por Tomás Gomes e David Luís. João Maria Pereira foi o quarto classificado, seguido por João Barros, Gonzalo Pernía e Tomás Lobo.

Categoria Micro

O jovem espanhol Christian Costoya liderava a categoria Micro Max antes da derradeira jornada dupla, com um total de 643 pontos, seguido por João Gouveia (601), Salvador Trindade (599) e Rodrigo Vilaça (593). Costoya (Tonykart) assegurou também a pole position para a Final 1, sendo acompanhado na primeira linha por Rodrigo Seabra (Kosmic), enquanto Rodrigo Vilaça (Tonykart) e Salvador Trindade (Birel ART) largavam logo atrás.

A primeira final no Bombarral confirmou o favoritismo de Costoya, que, no entanto, teve forte oposição de Salvador Trindade e Pedro Barbosa (Tonykart), com ambos a terminarem muito próximos do jovem piloto galego. Rodrigo Seabra chegou a passar pelo segundo lugar na fase inicial, vindo a terminar no quarto posto, enquanto Rodrigo Vilaça começaria o fim de semana com um top 5.

Na Final 2, Costoya assumiu o comando logo após o arranque, mas teve sempre Pedro Barbosa por perto, com estes dois pilotos a terminarem separados por 0,659s. O jovem piloto minhoto conseguiu um excelente segundo lugar e registou ainda a volta mais rápida (52,867s), enquanto, mais atrás, Salvador Trindade e Rodrigo Seabra lutaram até à última volta pelo terceiro posto. Outro destaque da corrida foi o jovem angolano Lorenzo Campos, que se estreia este ano a correr em Portugal e que conseguiu um top 5 na Final 2.

Ao vencer as duas Finais do dia, Christian Costoya venceu a primeira prova do fim de semana na Micro Max, subindo ao pódio acompanhado por Salvador Trindade e Pedro Barbosa. Rodrigo Seara conseguiu um positivo quarto lugar final, na frente de Rodrigo Vilaça, do rookie angolano Lorenzo Campos, de Martim Marques, Pedro Cachada, Martim Meneses e Afonso Pinto Soares.

Categoria Mini

Depois de ter revalidado o título nacional na categoria Juvenil, Adrián Malheiro era também o favorito à vitória no Troféu Rotax, chegando ao KIRO na frente da categoria Mini Max, com 650 pontos, com João Oliveira (613), Guillermo Pernía (593), José Pinheiro (592) e Miguel Couteiro (588) ainda na expectativa.

Malheiro (Praga) começou, hoje, por ser o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 49,210s, sendo acompanhado na primeira linha da grelha de partida por João Oliveira (Tonykart), com José Pinheiro (Praga) e Guillermo Pernía (Tonykart) logo atrás.

O luso-espanhol dominou a Final 1, disputada em 12 voltas, registando também a volta mais rápida (49,850s) e deixando um trio de adversários a discutirem o segundo lugar. João Oliveira chegou a ocupar essa posição, mas seria Guillermo Pernía a cortar a linha de meta no segundo posto, embora tenha sido desclassificado por irregularidade técnica no seu kart. João Oliveira foi o segundo classificado e José Pinheiro o terceiro, terminando na frente de João Pinto Coelho (Tonykart) e Pedro Rilhado (Tonykart).

Na Final 2, novo domínio de Adrián Malheiro, que assim confirmou a vitória na prova deste sábado no Bombarral. Atrás do luso-espanhol, Guillermo Pernía, José Pinheiro e João Oliveira voltaram a protagonizar uma interessante discussão que voltou a ser favorável ao jovem espanhol, com José Pinheiro e João Oliveira logo a seguir. Pedro Rilhado (Tonykart) foi novamente o quinto classificado, depois de ter sido sexto na Final 1.

Com estes resultados, Adrián Malheiro deu mais um passo rumo ao título da Mini Max, subindo ao pódio do Bombarral acompanhado por João Oliveira e José Pinheiro. O top 5 final ficou completo com Pedro Rilhado e João Pinto Coelho, seguindo-se João Dinis, Henrique de Oliveira, Francisco Neves e Guillermo Pernía.

Categoria Júnior

A categoria Júnior foi a mais concorrida no Bombarral, com 15 pilotos, tendo tudo em aberto na luta pelo título. Tomás Ribeiro comandava a classificação antes desta prova, com 608 pontos, logo seguido por Duarte Pinto Coelho (592), Pedro Perino (590) e Miguel Silva (567).

Na sessão de treinos cronometrados, Tomás Ribeiro (Tonykart) foi o mais rápido, ao rodar em 46,949s, com Duarte Pinto Coelho (Tonykart) a garantir também um lugar na primeira linha da Final 1, seguido por José Barros (Kosmic) e Miguel Silva (Praga).

A primeira corrida no Bombarral, disputada em 15 voltas, foi dominada por Tomás Ribeiro, que juntou o triunfo à volta mais rápida (47,411s), terminando com 3,076s de vantagem sobre Duarte Pinto Coelho. Miguel Silva cortou a linha de meta no terceiro lugar mas viria a ser penalizado em 10 segundos, descendo a quinto. O jovem Diogo Martins fez uma das suas melhores corridas do ano e terminou no terceiro lugar, na frente de Pedro Perino e Miguel Silva.

Na Final 2, Tomás Ribeiro voltou a mostrar que era o piloto a bater, garantindo a segunda vitória consecutiva e sendo novamente o autor da volta mais rápida (47,539s). Duarte Pinto Coelho esteve sempre na segunda posição e terminou a 1,3s do vencedor, enquanto Diogo Martins ocupou o terceiro posto até à passagem da nona volta, altura em que o Miguel Silva assumiu essa posição. José Barros terminou no quarto lugar, depois de ter largado da primeira linha, e Pedro Perino voltou a garantir um top 5, após o quarto posto na corrida anterior.

Com o somatório destes resultados, Tomás Ribeiro venceu a primeira prova do fim de semana no KIRO, subindo ao pódio acompanhado por Duarte Pinto Coelho e Miguel Silva. Pedro Perino foi o quarto classificado final, na frente de José Barros, David Sobreiro, Diogo Faria, Diogo Martins, Gonçalo Moura e Pedro Pinto Soares, que completou o top 10. Rodrigo Santos foi o 11.º classificado na prova de hoje, seguido por Tomás Rodrigues, José Almeida, Matilde Ferreira e Francisco Serôdio.

Categoria Max

A categoria Sénior Max era liderada por Guilherme de Oliveira (645 pontos) à chegada ao Bombarral, com Gabriel Caçoilo (602 pontos), Jesse Doorgeest (596) e Diogo Marques (586) a aspirarem ainda ao primeiro lugar.

Depois de ter vencido uma das finais em Baltar, Miguel Corsino (Exprit) foi hoje o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, partilhando a primeira linha da grelha de partida com o holandês Jesse Doorgeest (Tonykart), enquanto Guilherme de Oliveira (Tonykart) e Gabriel Caçoilo (FA) partiam logo atrás.

Na Final 1, disputada em 15 voltas ao traçado de 1.107 metros, Miguel Corsino confirmou o seu excelente momento de forma e dominou as operações, registando a volta mais rápida (46,264s) e triunfando com 2,439s de vantagem sobre Guilherme de Oliveira, que foi sempre o mais direto perseguidor do líder. Na fase final da corrida, Gabriel Caçoilo conseguiu ascender ao terceiro posto, minimizando as perdas pontuais para Guilherme de Oliveira. Manuel Alves (Tonykart) cortou a meta no quarto lugar, mas viria a ser penalizado em cinco segundos, o que promoveu Jesse Doorgeest ao quarto posto, na frente do regressado Bruno Lisboa (Mad Croc), antigo campeão nacional Júnior e que nos últimos anos tem acompanhado Ivan Domingues.

Miguel Corsino voltou a triunfar na Final 2, averbando nova volta mais rápida (46,334s) e terminando com uma vantagem ainda maior (3,7s) sobre Guilherme de Oliveira. O piloto de Vila Nova de Gaia, que recentemente testou um monolugar da Fórmula 4, voltou a acumular pontos importantes na luta pelo título, até porque Gabriel Caçoilo não foi, desta vez, além do quarto lugar. Depois da penalização na corrida anterior, Manuel Alves vingou-se com um excelente terceiro lugar na Final 2, enquanto Caçoilo e Diogo Marques (Tonykart) completaram o top 5.

Com estes resultados, Miguel Corsino conseguiu a sua primeira vitória da época na prova deste sábado, com Guilherme de Oliveira e Gabriel Caçoilo a acompanharem o bracarense no pódio final. O top 5 ficou completo com Manuel Alves e Diogo Marques, o holandês Jesse Doorgeest foi 6.º classificado, seguido por João Mendes, Bruno Lisboa, Rodrigo Lessa, Dennis Oliveira, Alexandre Almeida e Leonardo Guimarães.

Categoria DD2 e DD2 Master

A categoria onde alinham os karts equipados com caixa de velocidades chegou ao Bombarral com Pedro Pinto (632 pontos) e Gonçalo Coutinho (631) numa intensa luta pelo título na DD2, o mesmo acontecendo com João Oliveira e Vítor Mendes na DD2 Master, com ambos empatados no número de pontos após três jornadas duplas.

Nos treinos cronometrados deste sábado, Pedro Pinto começou por assegurar a pole position para a Final 1, com uma volta em 45,197s, largando da primeira linha acompanhado por Gonçalo Coutinho e com Vítor Mendes (Praga) e João Oliveira (Tonykart) logo atrás. A primeira corrida do fim de semana, disputada em 15 voltas, foi dominada por Pedro Pinto, que triunfou e ainda obteve a volta mais rápida (45,701s). Gonçalo Coutinho terminou no segundo lugar, a 2,915s do seu adversário direto, enquanto Vítor Mendes foi o terceiro a cortar a linha de meta, mas seria desclassificado da prova devido a uma irregularidade no seu kart. João Oliveira foi o terceiro da geral e vencedor entre os Master, seguido por Bravo Lima (Praga) e Mark Dinis (Birel ART).

Na Final 2, Gonçalo Coutinho liderou a corrida na primeira volta, na frente de Pedro Pinto, mas os dois candidatos ao título envolveram-se num toque que ditou o abandono do piloto de Gondomar. João Oliveira chegou a passar pelo comando da corrida, mas seria Vítor Mendes o primeiro a ver a bandeira de xadrez, embora mais tarde tenha sido informado da sua desclassificação. João Oliveira venceu a Final 2 e Pedro Pinto cortou a linha de meta no 3.º posto (com a volta mais rápida, em 45,969), acumulando pontos importantes. Bravo Lima e Mark Dinis completaram o top 5 na derradeira corrida deste sábado.

Com o somatório destes resultados, Pedro Pinto venceu a prova deste sábado e subiu ao pódio acompanhado por João Oliveira (vencedor entre os Master) e Bravo Lima. Mark Dinis e Gonçalo Coutinho completaram o top 5 no Bombarral.

Amanhã disputa-se a derradeira prova do Rotax Max Challenge Portugal, decisiva para a atribuição dos títulos de 2019.

CLASSIFICAÇÕES ONLINE

FOTO: Alexandre Araújo – HelloFoto