Vodafone Rali de Portugal à espera de abril

20/03/2020

O Vodafone Rali de Portugal continua agendado para os dias 21 a 24 de maio, razão pela qual a equipa organizadora mantém em execução o plano de trabalho de preparação da prova previamente delineado.

Com o mundo em turbilhão, sacudido pela pandemia causada pelo Covid 19, o semáforo vermelho foi sendo aceso nas mais diversas latitudes, provocando a anulação e o adiamento, praticamente, de provas de todas as disciplinas dos desportos motorizados.

Da Fórmula 1 ao WRC, do WEC ao WRX, do ERC à WTCR têm sido múltiplos os sucessivos cancelamentos de provas FIA.

Face ao atual panorama, e segundo MOTOR 24 apurou, a decisão relativa à realização do Vodafone Rali de Portugal deverá ser tomada, muito possivelmente, no dia 4 de abril, no final de uma semana em que os governos farão uma avaliação da situação causada pelo Covid 19.

Nessa altura, a FIA, em consonância com o promotor do WRC e o ACP, organizador da prova, e ainda com a FPAK, equacionará todas as premissas para tomar uma decisão.

A imprevisibilidade quanto à evolução da atual situação e os constrangimentos causados pelo fecho de fronteiras, com graves reflexos na mobilidade de pessoas e de bens, aliados ao encerramento de fábricas e outras estruturas, suscitam legítimas incertezas.

Desse modo, resta aguardar o evoluir dos acontecimentos à espera de uma decisão da FIA, que já se viu confrontada com o recente encurtamento do Rali do México e o adiamento da prova seguinte, na Argentina. Assim, Portugal é, de momento e a dois meses da data prevista, a próxima etapa do Mundial.

Entretanto, o Rali das Canárias, que seria a prova de abertura do Europeu (ERC), na sequência do adiamento do Azores Rallye, provavelmente, para 17 a 19 de setembro, também não se realziará nas datas previstas.

A prova insular marcada para os dias 7 a 9 de maio, foi adiada, não sendo ainda conhecida nova data para a sua realização.

Toyota cancela testes no norte e evolui Yaris 2021 na Finlândia

Na agenda de preparação do Vodafone Rali de Portugal, o Toyota Gazoo Racing Team tinha programado testes para o final de março.
Sebastien Ogier (Toyota) venceu no México e passou a liderar o Mundial

A região norte de Portugal foi o palco escolhido para Sebastien Ogier, Elfyn Evans, Kalle Rovanpera e Takamoto Katsuka efetuarem o trabalho preliminar para a participação na prova do ACP, mas os testes foram cancelados.

Sem perder tempo, a estrutura liderada por Tommi Makkinen prosseguiu, na Finlândia – país pouco afetado, em termos relativos, até ao momento pelo corona vírus – o desenvolvimento do Yaris WRC versão 2021,

O piloto Juho Hanninen continuou, desse modo, o trabalho efetuado no passado mês de fevereiro, primeiro nos pisos finlandeses cobertos de neve, e depois nas estradas de terra do sul de Espanha.