Com a despedida da Honda da Fórmula 1 cada vez mais próxima, a Red Bull Racing e a Scuderia AlphaTauri vão ter decorações especiais para o GP da Turquia deste fim de semana. Estas decorações estavam previstas originalmente para o GP do Japão, que seria realizado esta semana, mas com o cancelamento da prova nipónica por causa da pandemia, a homenagem vai ser levada para Istambul.

Ambas as equipas vão celebrar a parceria com a Honda, que fornece as unidades de potência para os seus carros, numa forma de agradecer também o seu esforço para desenvolver um motor capaz de rivalizar com o da Mercedes-AMG, que tem vindo a ser o dominador da modalidade desde 2014, quando foram introduzidos os novos regulamentos híbridos na Fórmula 1.

A homenagem mais sentida será a da Red Bull, com os RB16B de Max Verstappen e de Sergio Pérez a apresentarem uma cor predominantemente branca, inspirando-se no Honda RA 272 com que Richie Ginther obteve a primeira vitória da marca na modalidade, mais precisamente, no GP do México de 1965. Em parceria, a Honda e a Red Bull alcançaram 13 triunfos, enquanto a AlphaTauri obteve um triunfo no GP de Itália do ano passado.

Com a Honda, a Red Bull tem 13 triunfos, 35 pódios e 11 pole positions.

No caso dos monolugares da AlphaTauri, a mensagem de despedida será disposta nas asas traseiras dos AT02, lendo-se ‘ありがとう’ (arigato), ou seja, ‘obrigado’.

“Todos esperávamos dar aos adeptos japoneses da Honda a oportunidade de celebrar a nossa parceria extremamente bem-sucedida na Fórmula 1, no solo natal de Suzuka. Com a corrida a ser vítima da pandemia, não podíamos deixar o fim de semana passar sem prestar um tributo à Honda e aos seus incríveis adeptos ao trazer um pouco da sua herança até Istambul”, referiu Christian Horner, CEO e diretor da equipa Red Bull Racing.

Por seu turno, Koji Watanabe, responsável de Operações de Comunicação da marca, referiu que “todos na Honda estão extremamente desapontados com o cancelamento do GP do Japão, embora percebam perfeitamente e concordem com as razões por detrás dessa decisão. Estávamos especialmente expectantes por correr no circuito de Suzuka, sendo o nosso último ano no desporto, num momento em que ambas as nossas equipas estão a ter desempenhos muito bons”. Ainda assim, disse esperar que “os adeptos da Honda em todo o mundo, especialmente aqueles no Japão, aceitem esta decoração especial como um pequeno gesto de agradecimento pelo seu apoio contínuo ao longo de muitos anos”.

Recorde-se que a Honda irá deixar a Fórmula 1 no final deste ano, colocando um ponto final na sua mais recente participação na modalidade enquanto fornecedora de motores.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.