A Toyota prepara-se para quebrar mais um ‘enguiço’ (depois das 24 Horas de Le Mans), com Nasser Al-Attiyah a apenas um dia de confirmar o seu triunfo no Dakar 2019. Já nas Motos, a luta pela vitória está lone de estar resolvida e terá Toby Price, ainda com muitas dores no seu pulso, e Pablo Quintanilla num sprint final.

Na categoria dos Autos, Al-Attiyah tem uma margem de 51 minutos de avanço sobre Nani Roma, pelo que poderá abordar a derradeira etapa do Dakar 2019 com a merecida tranquilidade depois de mais de 5000 quilómetros com um ritmo bastante consistente. Ainda assim, na etapa de hoje, para dissipar qualquer dúvida que ainda pudesse persistir, o piloto do Qatar ganhou a tirada com 4m58s de avanço sobre Roma (MINI), enquanto Giniel de Villiers, noutro Toyota, fez o terceiro tempo do dia.

Tudo ainda mais fácil já que outro dos favoritos, Stéphane Peterhansel, viu-se obrigado a abandonar depois de o seu navegador David Castera sofrer uma lesão nas costas em virtude de um salto mais violento dado pelo MINI. Também Sébastien Loeb (Peugeot) teve um dia para esquecer, já que problemas mecânicos obrigaram-no a perder uma hora. O terceiro lugar na geral será o máximo a que poderá aspirar, salvo qualquer azar dos homens à sua frente.

Nas Motos, as primerias posições da etapa ficaram para pilotos que até aqui não tinham tido grande destaque. Michael Metge venceu com uma Sherco, com dois minutos de avanço sobre Daniel Nosiglia Jager (MEC HRC), enquanto Pablo Quintanilla (Husqvarna) foi o terceiro, a 3m28s do vencedor, mas, mais relevante, ganhando apenas um segundo (!) a Toby Price (KTM), que fez exatamente o mesmo tempo que Matthias Walkner (KTM) (+3m29s). Num paralelismo com o que sucedeu a Peterhansel nos Autos, também nas Motos houve um abandono prematuro, o de Adrien van Beveren, que viu o motor da sua Yamaha ceder.

a carregar vídeo

Joaquim Rodrigues (Hero) foi o melhor dos portugueses, com o 18º tempo, com mais 40m41s do que Metge, ao passo que Fausto Mota foi o 25º do dia (+51m01s). Sebastian Bühler (KTM) fez hoje o 16º tempo, mas uma penalização de uma hora relegou o ‘rookie’ para o 41º lugar na tirada. Já David Megre (KTM) foi o 57º da etapa, pensando já no dia final da prova no Peru.

Na geral, Price tem uma vantagem de 1m02s sobre Quintanilla, mas Walkner não está muito longe na terceira posição, a 6m35s. Quanto aos portugueses, Rodrigues é o 17º, com Bühler em 21º, Mota em 29º e Megre em 35º.

Nos SxS, Miguel Jordão ocupa o sétimo posto da geral, ao passo que a dupla Ricardo Porém/Jorge Monteiro está em 11º lugar.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.