M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
As 500 Milhas de Indianapolis são consideradas uma das provas desportivas mais importantes no automobilismo. É por isso que Fernando Alonso decidiu participar nesta corrida americana o ano passado, em vez de correr no Grande Prémio do Mónaco. Este ano, o piloto de Fórmula 1 não regressou, mas isso não afetou a popularidade da prova junto do público, atraindo sempre um grande número de patrocínios que oferecem uma das bolsas de prémios mais recheadas no desporto automóvel.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O vencedor da prova foi o australiano Will Power, que já foi campeão da IndyCar, mas nunca tinha vencido a sua prova principal. Simplesmente por ter sido o primeiro a cortar a meta após 200 voltas, Power adicionou mais de 2,5 milhões de dólares (quase 2,2 milhões de euros) à sua conta bancária. Estas bolsas de prémios foram um dos atrativos para a chegara de equipas de Fórmula 1 a Indianapolis, na década de 1960. Quando Jim Clark venceu a edição de 1965 ao volante do Lotus-Ford, levou para a Escócia um cheque com um valor superior aos prémios de uma época completa de F1.

Mas não se pense que só o piloto é que tem motivos para ficar contente, em termos financeiros. O segundo classificado, Ed Carpenter, teve 911 mil dólares (789 mil euros) de prémios, não só por ter ficado em segundo, mas também por ter conquistado a pole-position, uma semana antes da corrida. Scott Dixon, o terceiro classificado, ganhou 587 mil dólares (508 mil euros), mas também permitiu à sua equipa de mecânicos ganhar 50 mil dólares (43 mil euros) ao vencer o Pit Stop Challenge, uma brincadeira que se faz no sábado anterior à corrida.

Andando mais para baixo na classificação, Robert Wickens foi apenas nono classificado entre os 33 participantes, mas ganhou mais dinheiro que alguns dos adversários que terminaram à sua frente. Isto porque o canadiano, que tem passado os últimos anos a correr na Europa, no DTM, foi o melhor estreante na prova (“Rookie of the Year”), acumulando assim quase 425 mil dólares (quase 368 mil euros). Danica Patrick, que encerrou a sua carreira em Indianapolis, foi das primeiras a abandonar, devido a despiste, mas ainda levou 208 mil dólares (180 mil euros). E mesmo o último classificado e primeiro a abandonar, James Davison, teve direito a um prémio de 200 mil dólares (173 mil euros). Mas tudo isto são exceções. A bolsa de prémios para qualquer uma das outras provas deste campeonato é bem menor.

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