Max Verstappen (Red Bull) foi o mais rápido da sessão de qualificação desta tarde para o GP da Bélgica, que se disputa este fim de semana em Spa-Francorchamps, embora uma penalização de cinco lugares vá atirar o piloto neerlandês para o sexto lugar da corrida de domingo. Charles Leclerc (Ferrari) vai assim herdar a primeira posição da grelha.

Num fim de semana que terá, novamente, uma corrida Sprint na tarde de sábado (com uma qualificação dedicada na manhã de sábado), a sessão de qualificação desta tarde foi disputada em condições mistas, com a pista a secar gradualmente depois de ter o seu início bastante molhada.

Na fase decisiva, Verstappen esperou até aos instantes finais da Q3 para marcar o melhor tempo da sessão, com um tempo de 1.46,168s, deixando Leclerc a 0,820s, demonstrando assim a grande rapidez do Red Bull nas mãos do atual líder do campeonato. Ainda assim, Verstappen não evitou um pequeno susto no final da Q2, quando escapou ‘à justa’ de ficar fora dos dez pilotos que disputam as dez primeiras posições da grelha, marcando apenas o décimo tempo. Com a penalização de cinco lugares à partida imposta pela substituição da caixa de velocidades do seu carro, Verstappen vai partir do sexto lugar.

Sergio Pérez (Red Bull) vai assim ser o segundo na grelha de partida, marcando um tempo 0,877s mais lento do que o seu colega de equipa, ao passo que Lewis Hamilton (Mercedes) marcou o quarto tempo da sessão, a 0,919s do autor da pole position. Ainda assim, o britânico pode ainda ser penalizado por ter, potencialmente, prejudicado o seu colega de equipa, George Russell, ao reentrar em pista depois de uma ligeira ida à escapatória.

Carlos Sainz (Ferrari) ficou com o quinto tempo da sessão (subindo a quarto com a penalização de Verstappen), ao passo que os dois McLaren, de Oscar Piastri e Lando Norris, ficaram nas duas posições seguintes, sexto e sétimo. Porém, ambos vão ficar separados na grelha de partida com Verstappen a ficar entre eles.

Russell vai partir do oitavo lugar, à frente dos Aston Martin de Fernando Alonso e de Lance Stroll.

Ambos os Alpine ficaram de fora da Q3, num fim de semana em que se ficou a saber que Otmar Szafnauer irá deixar o cargo de diretor da equipa após o Grande Prémio deste fim de semana nas Ardenas. Bruno Famin, responsável com um largo passado no automobilismo, irá assumir a posição no GP dos Países Baixos, que será a primeira corrida após a paragem de verão.