Publicidade Continue a leitura a seguir

GP da Rússia/Qualificação: Primeira pole para Lando Norris; Hamilton erra

Lando Norris, McLaren MCL35M

Publicidade Continue a leitura a seguir

A chuva baralhou as contas na sessão de qualificação para o GP da Rússia, disputada esta tarde em Sochi, com Lando Norris (McLaren) a brilhar nos instantes finais para arrecadar aquela que é a sua primeira pole position da carreira, à frente de Carlos Sainz (Ferrari) e de George Russell (Williams). Lewis Hamilton (Mercedes-AMG), que se afigurava como o mais forte candidato à pole, garantiu a quarta posição na grelha, depois de ter errado e batido no muro de entrada nas boxes quando se aprestava a montar pneus para piso seco.

O dia em Sochi começou com condições climatéricas bastante complicadas, devido à chuva e trovoada fortes que se abateram na região e que obrigaram mesmo ao cancelamento da terceira sessão de treinos livres. Porém, a chuva parou ainda antes do arranque da qualificação e a pista foi gradualmente secando, embora a ritmo lento.

Foi apenas na terceira fase da qualificação, a Q3, que define os dez primeiros lugares da grelha, que os pneus slick foram chamados à ação, com os pilotos que assumiram esse risco a tirarem maiores dividendos num circuito a secar. O mais favorecido foi Lando Norris, autor de uma excelente volta em 1.41,993s que destronou Carlos Sainz já nos momentos finais, enquanto George Russell levou o seu Williams ao terceiro posto.

A quarta posição ficou com Lewis Hamilton, que havia sido o mais forte na primeira ronda de tentativas da Q3. Mas com a pista a secar, também o britânico rumou às boxes para montar pneus de seco no seu monolugar, não evitando porém um erro que lhe custou caro à entrada das boxes, quando bateu no muro e danificou a asa dianteira do seu Mercedes. Além do tempo perdido para trocar de asa e verificar a suspensão do monolugar, Hamilton perdeu ainda tempo valioso de pista para colocar os pneus à melhor temperatura, não evitando mesmo um pião (com um ligeiro contacto de traseira numa barreira de pneus) na sua última tentativa.

Assim, irá partir do quarto lugar da grelha, ainda assim em posição bem mais favorável do que Max Verstappen (Red Bull), líder do campeonato de pilotos e seu rival, que irá partir da última posição devido à necessidade de montar um motor totalmente novo no seu carro.

Daniel Ricciardo (McLaren) foi o quinto, logo à frente de Fernando Alonso (Alpine), ao passo que Valtteri Bottas (Mercedes-AMG), que era outro dos candidatos à pole, não foi além do sétimo lugar.

Lance Stroll (Aston Martin) foi o oitavo mais rápido, na frente de Sérgio Perez (Red Bull) e de Esteban Ocon (Alpine), fechando assim o lote dos dez mais rápidos.