Lewis Hamilton (Mercedes-AMG) garantiu a sua décima pole position da temporada, desta feita para o Grande Prémio do Bahrein de Fórmula 1, com a ordem dos três primeiros na sessão de qualificação a ser a mesma de vários outros eventos deste ano – Valtteri Bottas (Mercedes-AMG) ficou em segundo e Max Verstappen (Red Bull) ficou com o terceiro melhor tempo da qualificação.

Já coroado campeão do mundo pela sétima vez, Hamilton voltou a demonstrar na sessão de qualificação para o GP do Bahrein toda a sua eficácia e talento, com uma volta em 1.27,264s na fase decisiva da sessão, deixando Bottas na segunda posição, a 0,289s. Esta foi a décima pole para o britânico e a 14ª da temporada para a Mercedes-AMG em 15 corridas, o que demonstra bem a superioridade da equipa alemã neste ano.

Max Verstappen foi o mais rápido na terceira sessão de treinos livres, mas na qualificação não teve argumentos para travar a dupla da Mercedes-AMG, ficando a pouco mais de um décimo de segundo de Bottas. Estes foram também os únicos pilotos a fazerem uma volta na casa do segundo 27, com Alexander Albon (Red Bull) a fazer o quarto melhor tempo da sessão com uma volta em 1.28,274s, a mais de um segundo do tempo da pole. O piloto da Red Bull necessita de retornar às boas prestações depois de uma temporada abaixo das expectativas e de ter sofrido mais um acidente violento na sexta feira.

Depois de ter alcançado um pódio na derradeira prova, na Turquia, Sérgio Perez (Racing Point) teve mais um excelente desempenho, com o quinto melhor tempo, enquanto o duo da Renault, Daniel Ricciardo e Esteban Ocon, ficou nas duas posições seguintes, num bom resultado de conjunto para a marca francesa.

A AlphaTauri levou o seus dois carros até à Q3, com Pierre Gasly a fazer o oitavo melhor tempo e Daniil Kvyat o décimo, separados pelo McLaren de Lando Norris.

Numa sessão difícil para a Ferrari, os seus dois pilotos ficaram de fora da Q3, invertendo a onda de resultados animadores que a equipa italiana tinha vindo a desenvolver nas últimas provas. Sebastian Vettel foi o 11º, logo à frente do seu companheiro de equipa Charles Leclerc. Lance Stroll (Racing Point) foi o 13º, bastante atrás do seu colega de equipa, enquanto George Russell (Williams) voltou a ter um ótimo desempenho na qualificação, obtendo o 14º tempo.