A Peugeot reafirmou o seu compromisso para com a sua participação nas 24 Horas de Le Mans já em 2022, aproveitando a edição de 2020 (que se disputa este fim de semana depois de adiado devido à pandemia de Covid-19) para dar os primeiros detalhes deste seu novo projeto para uma nova era das competições de resistência.

Assim, a Peugeot, em associação com a Total, deram oficialmente início ao seu projeto conjunto de um “Le Mans Hypercar” (LMH), um novo regulamento que antevê uma nova era para a classe rainha das corridas de resistência, espelhando a transição energética de ambas as empresas.

“Le Mans é o ‘santo graal’ do desporto automóvel”, refere Jean-Philippe Imparato, Diretor da marca Peugeot. “É a corrida que define quem é o vencedor e não o contrário. Para nós, essa realidade está representada em três vitórias, mas também no muito esforço, sofrimento, alegria e um incrível espírito de equipa com a Total, com quem celebramos, em 2020, 25 anos de colaboração entre as nossas duas empresas”.

A escolha da categoria LMH foi ditada por vários critérios, incluindo o de uma certa liberdade em termos aerodinâmicos. Isto permite integrar os códigos estéticos da marca com o apoio do Design da marca gaulesa. Esta colaboração já arrancou e permite, por ocasião da presente edição das 24 Horas de Le Mans 2020, desvendar um conjunto de esboços reveladores das primeiras linhas de design e introduzir os princípios fundamentais e regulamentares, em termos de dimensões.

O design terá a assinatura “Neo Performance” e irá refletir uma nova abordagem técnica com uma potência a rondar os 500 kW e tração integral.

Após o lançamento das várias fases de estudo para a arquitetura geral, o conceito de aerodinâmica e a escolha da arquitetura do motor, seguir-se-ão a definição final da estrutura elétrica e do conceito da cadeia de tração híbrida. Todos os departamentos técnicos da Peugeot Sport estão envolvidos nestes processos, encadeando-se com o lançamento da sua linha Peugeot Sport Engineered, modelos de estrada híbridos, de elevada performance, já materializada no novo 508.

Para Jean-Philippe Imparato, diretor da marca Peugeot, “esta categoria permite-nos congregar toda a nossa empresa e todas as nossas entidades, com recursos e tecnologias próximas dos nossos modelos de série. Através deste empenho, a Peugeot inaugura uma nova referência: a neo performance. Voltamos às provas de resistência porque temos a oportunidade de abordar a modalidade de uma forma diferente, por via da fórmula híbrida gasolina/eletricidade. A Peugeot Sport tem uma nova identidade e lança a Peugeot Sport Engineered, a sua linha de veículos eletrificados de elevada performance, desvendando um primeiro modelo, com base no 508: 360 cavalos de potência, tração integral, 46 g/km de CO2. Este programa de provas de resistência permite-nos entrar plenamente na transição energética”.

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