Portugueses lideram quatro categorias das Series Rotax Espanha de Karting

24/07/2018

Os pilotos portugueses, como Guilherme de Oliveira, continuam em destaque nas competições Rotax em Espanha

Os pilotos portugueses lideram agora quatro de sete categorias das Series Rotax Espanha de Karting, após a terceira prova disputada no passado fim de semana, no Kartódromo Internacional Lucas Guerrero, em Valência.

Na terceira prova das Series Rotax Espanha da categoria DD2, disputada no Kartódromo Internacional Lucas Guerrero, em Valência, Mariano Pires (CRG), obteve a segunda melhor marca nos treinos cronometrados e depois impôs-se com autoridade quer na Final 1 quer na Final 2. O piloto de Ponte de Lima venceu a prova, mas mais importante foram os pontos que acumulou, permitindo-lhe reforçar a liderança na competição.

Mariano Pires

Rui Pereira (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria DD2 Master e venceu a Final 1, mas na Final 2 teve problemas mecânicos na terceira volta, numa altura em que liderava, sendo obrigado a abandonar. Um desfecho inglório para o piloto de Matosinhos que à partida para esta ronda estava na liderança. Contudo, ainda faltam disputar duas jornadas (4 Finais) e o piloto português é um dos principais favoritos ao título. O seu compatriota Duarte Castro (Birel ART), com um quinto e um quarto lugares, terminou na quarta posição, numa jornada em que triunfou o espanhol Gregório Jiménez (Tonykart).

Rui Pereira
Duarte Castro

Na categoria Sénior, Gonçalo Coutinho (FA) enfrentou várias contrariedades técnicas desde os treinos cronometrados, tendo mesmo abandonado a Final 1, enquanto que na Final 2 terminou na nona posição, pelo que, na soma dos resultados das duas Finais, foi 10º classificado, numa prova em que trunfou o espanhol Daniel Macia (Praga).

Gonçalo Coutinho

À semelhança da segunda prova, Guilherme de Oliveira (Tonykart) esteve imbatível na terceira jornada das Series Rotax Espanha da categoria Júnior, disputada no Kartódromo Internacional Lucas Guerrero, em Valência. O piloto português foi o mais rápido nos treinos cronometrados e depois venceu de forma categórica quer a Final 1 quer a Final 2. Com esta prestação, Guilherme de Oliveira – autor da volta mais rápida do evento – garantiu o lugar mais alto do pódio e reforçou a liderança na competição.

Guilherme de Oliveira

Na categoria Mini-Max, Adrián Malheiro (Praga) foi o mais rápido nos treinos cronometrados e com uma vitória na Final 1 e um segundo lugar na Final 2, conseguiu somar os pontos necessários para garantir o lugar mais desejado do pódio. O piloto luso-espanhol reforçou assim a liderança na categoria Mini-Max, na qual se estreia esta época. José Barros (FA), também esteve no país vizinho para disputar a terceira ronda das Series Rotax Espanha, mas uma indisposição fez com que o piloto português não alinhasse na prova.

Adrián Malheiro

Maria Germano Neto, com chassis Praga, já havia dado boas indicações na segunda jornada das Series Rotax Espanha da categoria Micro-Max, disputada na pista de Alcañiz, integrada no complexo de Motorland, em Aragón, ao ser a sexta mais rápida nos treinos cronometrados. Na terceira prova, em Valência, a piloto portuguesa, de apenas sete anos de idade, conseguiu materializar a sua rapidez na Final 2, na qual esteve na luta por um lugar no pódio até à bandeira xadrez, entre 24 participantes, terminando, contudo, numa excelente sexta posição.

Maria Germano Neto

Maria Germano Neto depois de rubricar a oitava melhor marca nos treinos cronometrados, largou dessa mesma posição na Final 1, mas viria a ter problemas ao ser relegada para a 26º posto. Não fosse este contratempo, certamente que a jovem vimaranense regressaria a Portugal com uma classificação bem melhor do que o 14º lugar à geral. Ainda assim, venceu a classe feminina, num pelotão em que também alinha a luso-descendente Íris Pinheiro (Tonykart), que foi 18ª classificada à geral, enquanto a espanhola Irena Navas Garcia (FA) terminou a prova na 21ª posição, numa prova em que se impôs o espanhol Lucas Fluxa (Praga).

Pedro Moura

Na categoria Academy, Pedro Moura, com chassis Praga, não teve um início nada fácil, devido a um acidente no penúltimo treino livre que o obrigou a ser assistido pela equipa médica. O piloto de Penafiel ficou com algumas ‘mazelas’ no braço mas, mesmo assim, quis correr. Concedida a autorização, Pedro Moura foi o mais rápido nos treinos cronometrados – não se deixando abalar pelo acidente do dia anterior – e garantiu a pole-position quer para a Final 1 quer para a Final 2.

O piloto de Penafiel, à partida para a jornada espanhola, encontrava-se na liderança e conseguiu conservá-la com uma vitória na Final 1 e um segundo lugar na Final 2, totalizando 107 pontos, tantos quantos a espanhola Luna Fluxa, mas Pedro Moura garantiu o lugar mais alto do pódio, após recurso ao fator de desempate, nomeadamente os treinos cronometrados, em que foi o mais rápido.

FOTOS: VVL Sport Image