Duas especiais e já muito tema para contar no primeiro dia da temporada do Mundial de Ralis (WRC), que este fim de semana se inicia em Monte Carlo, uma prova histórica no panorama internacional.

Para já, ao cabo das duas primeiras especiais, o líder é o estónio Ott Tanak, aos comandos de um Toyota Yaris WRC, enquanto um dos candidatos, Sébastien Loeb (Hyundai) teve alguns problemas com a sua escolha de pneus que o deixam a 55,2 segundos do comandante. Mas, como já sucedeu por diversas vezes no caso do piloto gaulês, uma grande diferença não quer dizer que a prova esteja perdida para o seu lado…

Kris Meeke, noutro Toyota, foi uma das figuras da primeira especial da época, chegando rivalizando com o seu companheiro de equipa antes de um furo o relegar para o sétimo lugar da classificação geral, a 53,8 segundos de Tanak e um lugar à frente de Loeb.

No seu regresso à Citroën, o campeão Sébastien Ogier termina o dia no segundo lugar da geral e apenas 9,1 segundos atrás do homem da Ford, pelo que será preciso também contar com o francês para lutar pelo triunfo numa prova onde as condições do piso estão em constante mutação e a escolha de pneus é deveras importante.

Thierry Neuville, com um Hyundai, está na terceira posição da geral, estando a 14,3 segundos de Tanak, ao passo que o quarto classificado é Esapekka Lappi, com um Citroën, a 45,2 segundos da frente da prova, estando à frente de Jari-Matti Latvala, noutro Toyota Yaris WRC, este último a 46,4 segundos.

a carregar vídeo

Segue-se Elfyn Evans, que é o melhor piloto da M-Sport Ford, com um Fiesta WRC, estando este a 48,2 segundos do líder. Ou seja, a batalha pelos lugares cimeiros está longe de estar decidida, apesar de as diferenças parecerem muito significativas. Ainda para mais, quando nos lugares seguintes – sétimo e oitavo – aparecem Meeke e Loeb. Para o regressado piloto da Hyundai, a estreia teve um sabor doce, na medida em que foi o quarto mais rápido no primeiro troço para depois cair para oitavo devido ao piso mais seco na especial.

De resto, a primeira etapa teve o condão de decorrer sem problemas de maior para os favoritos em matéria de acidentes ou problemas mecânicos, pelo que a segunda etapa deverá trazer bastantes mudanças e muitos pontos de interesse entre os oito primeiros.

Classificação no final da Etapa 1

1 Ott Tanak/M.Jarveoja Toyota 26m33,0s
2 Sebastien Ogier/J.Ingrassia Citroen 9,1s
3 Thierry Neuville/N.Gilsoul Hyundai 14,3s
4 Esapekka Lappi/J.Ferm Citroen 45,2s
5 Jari-Matti Latvala/M.Anttila Toyota 46,4s
6 Elfyn Evans/S.Martin Ford 48,2s
7 Kris Meeke/S.Marshall Toyota 53,8s
8 Sebastien Loeb/ D.Elena Hyundai 55,2s
9 Andreas Mikkelsen/A.Jager Hyundai 59,6s
10 Pontus Tidemand/O.Floene Ford 1m41,1s

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.