Publicidade Continue a leitura a seguir

Sem asa: Peugeot acelera desenvolvimento do 9X8 para Le Mans

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Peugeot prossegue os ensaios de desenvolvimento do seu novo protótipo de Le Mans, o 9X8, mostrando as primeiras imagens do seu novo carro híbrido em pista. O Team Peugeot TotalEnergies dá mais um passo na evolução do 9X8 com ensaios em simulador e em circuito, tendo em vista a inscrição de duas unidades no Mundial de Endurance (WEC) da FIA já em 2022. Os dois carros – com os números #93 e #94 – irão surgir ao longo da temporada.

Após um primeiro teste com a viatura realizado em dezembro, o Peugeot 9X8 regressará às pistas ainda durante o mês de janeiro, dando continuidade ao seu calendário de testes. Mas, a dúvida persiste: será que o fará com ou sem uma asa traseira? Tudo aponta para que o novo ‘leão’ de competição irá prescindir deste elemento que muitos consideram fundamental para a aerodinâmica de competição.

“Esta configuração é permitida pelos regulamentos Hypercar do ACO [Automobile Club de l’Ouest] e da FIA”, refere Olivier Jansonnie, Diretor Técnico do programa WEC da Peugeot Sport. “Os nossos cálculos e o trabalho em túnel de vento confirmaram a pertinência da nossa decisão de correr sem uma asa traseira. Juntamente com os desenvolvimentos e configurações que esta opção exige, esperamos que seja validada à medida que testamos a viatura em diferentes circuitos, com diferentes características”, completou.

Revelado em julho último, o 9X8 – o novo Hypercar híbrido da marca francesa – tem vindo a ser alvo de um intensivo calendário de testes em pista, antecedendo a presença nas diferentes rondas do WEC na categoria LM Hypercar.

Com o relógio em contagem decrescente com vista à estreia em competição do 9X8, o Team Peugeot TotalEnergies cumpriu com sucesso o seu programa original, tendo já concluído várias etapas-chave, designadamente no que diz respeito ao design e teste em banco de ensaio da nova motorização eletrificada que equipa a viatura.

Assim, em abril de 2021 cumpriu-se o primeiro teste em dinamómetro do bloco V6 bi-turbo, em novembro fez-se o primeiro teste em banco de ensaio da unidade geradora de 200 kW do 9X8, em dezembro deu-se a montagem e teste em banco de ensaio da mecânica completa em modo quatro rodas motrizes e, no final de dezembro de 2021, o 9X8 fez a sua estreia em pista.

Os engenheiros, mecânicos e pilotos do Team Peugeot TotalEnergies estão focados na continuidade do trabalho de desenvolvimento, que culminará na homologação do 9X8, uma candidatura que será submetida ao órgão dirigente do desporto. Dado que este documento terá efeitos práticos até 2025, é essencial que as especificações da viatura sejam congeladas, de uma forma que lhe permita rivalizar com os demais prestigiados construtores que irá enfrentar em Le Mans e no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA. Entre eles estarão a Ferrari, a Audi, a Porsche e a Toyota, entre outros.

Os números escolhidos para os dois carros são evocativos do passado glorioso da marca na competição: o numeral #9 está há muito associado aos modelos mais radicais da marca, enquanto o #93 traz à lembrança o ano em que o 905 conquistou um triunfo histórico em Le Mans, número que é, obviamente, seguido pelo #94.

O que se sabe, desde já, é que os novos carros da Peugeot não estarão presentes noutra clássica do desporto motorizado, em Sebring, nos Estados Unidos da América (EUA), como detalha Jean-Marc Finot, Diretor da Stellantis Motorsport.

“O 9X8 fará a sua estreia competitiva com base no seu nível de prontidão, fiabilidade e competitividade, conforme acordado com os organizadores do campeonato, a quem iremos dar atualizações regulares, à medida que o nosso programa de desenvolvimento avança. Poderíamos ter optado apenas por participar em corridas selecionadas, sem nos comprometermos com a temporada. Teria sido possível, mas menos coerente. Em vez disso, escolhemos uma abordagem que permitirá à equipa estar totalmente imersa na disciplina, resultando numa colaboração muito mais estreita com os organizadores, mesmo que o 9X8 não se apresente em todas as corridas, de acordo com o nosso trabalho de desenvolvimento e contínuo processo de homologação”.

O 9X8 combina um bloco V6 a gasolina bi-turbo, de 2.6 litros, montado na retaguarda, que fornece mais de 500 kW (680 CV), uma unidade geradora de 200 kW, montada à frente, uma transmissão com tração integral e uma bateria de elevada densidade, desenvolvida conjuntamente pela Peugeot Sport, a TotalEnergies e a sua subsidiária Saft.

O 9X8 encaixa-se na estratégia de Neo-Performance da Peugeot, que está orientada tanto para os seus veículos de estrada como para a competição, proporcionando uma performance responsável.