Sociedade das nações no WTCR: As equipas para a época de estreia
04/04/2018
BRC Racing Team - Hyundai i30 N TCR A BRC aposta forte neste no WTCR, com a presença de dois nomes consagrados do WTCC. A equipa italiana que compete também no TCR Itália e nos ralis, terá aos comandos da máquina coreana Gabriele Tarquini (#30), campeão no WTCR e o piloto mais experiente desta grelha e Norbert Michelisz, um dos melhores pilotos de turismos da actualidade e vice-campeão do WTCC no ano passado. Uma das equipas mais fortes deste ano, com um carro que é considerado como um dos melhores e uma dupla de pilotos fortíssima, com o objectivo claro de vencer. Pelo que vimos nos testes em Barcelona, a confiança é a nota dominante, dada a forma a relaxada como a equipa esteve nos testes.
Yvan Muller Racing – Hyundai i30 N TCR A segunda equipa a ter em pista os i30 N TCR. Yvan Muller (#48) criou a sua equipa há 5 anos e desde então tem desenvolvido projectos em várias categorias sendo a última aposta no WTCR. A vontade do francês era ser apenas chefe de equipa e não correr mais, mas exigências dos patrocinadores fizeram que ele também tivesse que regressar à competição. Thed Bjork (#11) é o segundo piloto da equipa. O campeão em título do WTCC foi escolha de Muller para este projecto e já mostrou obviamente que tem muita qualidade. É também uma dupla forte em que a competição interna deverá ser ligeiramente menor, pois o verdadeiro interesse de Muller e fazer crescer a sua equipa.
Boutsen Ginion Racing – Honda Civic Type R TCR A equipa belga será o porto de abrigo para o nosso Tiago Monteiro (#18). Ainda em recuperação do grave acidente, Monteiro deverá falhar as primeiras corridas do ano mas espera-se que regresse em breve. Ao seu lado terá Tom Coronel (#9), um dos pilotos mais conhecidos e Benjamim Lessennes (#63) que ocupará o lugar do português enquanto não regressa às pistas. O jovem de 18 foi campeão no TCR Benelux e terá agora a oportunidade de mostrar o seu talento ainda que de forma breve. Coronel está com a "corda" toda e não vai fazer amigos em pista, tendo prometido muita garra em pista e... alguns toques se necessário.
Münnich Motorsport – Honda Civic Type R TCR A Münnich terá ao seu encargo 3 Civic TCR para esta época. Esteban Guerrieri(#86) é o piloto Honda da equipa, depois de uma época de estreia de sonho no WTCC, tendo mostrado muita qualidade ao volante do Civic TC1. Yann Ehrlacher (#68) é o segundo homem, outro piloto de grande talento (tal como o tio Muller) e com muita vontade de se afirmar. O terceiro piloto será James Thompson (#15), que assim regressa à equipa onde competiu em 2016. Fará algumas corridas durante este ano, esperando-se que o patrão René Münnich também possa estar em pista em algumas provas. A rivalidade entre Guerrieri e Ehrlacher deverá ser interessante de seguir.
WRT – Audi RS 3 LMS A WRT, tem muita experiência neste tipo de competição e tem nas sua fileiras Jean-Karl Vernay (#69), o campeão em título do TCR Internacional e Gordon Shedden (#52) que já foi campeão no BTCC e vem acrescentar ainda mais qualidade a este grupo de pilotos. A dupla é de grande qualidade mas a equipa apenas testou verdadeiramente o novo carro na semana passada o que pode ser um handicap. Os Audi foram as máquinas mais activas no último testes.
Comtoyou Racing – Audi RS 3 LMS A Comtoyou terá ao seu encargo 4 Audi RS3 LMS, o maior contingente de carros germânicos em pista. Serão dois pilotos franceses e dois belgas nesta estrutura. Denis Dupont (#20) chega com o apoio da federação belga de automobilismo, Aurelien Panis (#21) quer continuar o que começou no WTCC e mostrar que pode ser um piloto a ter em conta, Frédéric Vervisch (#22) é o piloto da Audi que começou recentemente a sua aventura nos turismos com prestações muito interessantes e Nathanaël Berthon (#23) vem dos monolugares para tentar a sua sorte nos turismos.
Sébastien Loeb Racing – Volkswagen Golf GTI TCR Depois de vários anos a competir com máquinas francesas no mundial de turismos, a estrutura de Sebastien Loeb apostou no Golf GTI TCR para a nova época. A dupla de pilotos vem do WTCC e é muito experiente. Rob Huff (#12) dispensa apresentações e já sabe o que é ser campeão nos turismos e Mehdi Bennani (#25) tem evoluído cada vez mais como piloto e é agora um valor seguro. Huff já conhece o Golf do ano passado mas não esteve presente no testes de Barcelona por motivo de doença. Bennani gostou das sensações do carro e mostrou-se entusiasmado.
Campos Racing – Cupra TCR A equipa espanhola terá ao seu encargo dois Cupra, com John Filippi (#27) ao volante de uma das máquinas e à procura de mostrar mais do que tem feito até agora, depois de um 2017 abaixo do que se esperaria, até pelo carro que teve à disposição (Citroen C-Elysée) e Pepe Oriola (#74) um nome com muita experiência nos turismos e que regressa a um palco mundial dos turismos. Oriola deverá ser mesmo o centro das atenções na equipa, se bem que Filippi deixou boa impressão no teste de Barcelona.
Zengő Motorsport – Cupra TCR A Zengő foi das últimas equipas a apresentar a sua dupla de pilotos. Aproveitando a experiência no TCR Internacional e no ETCC, a equipa húngara vai ter em pista dois Cupra com Norbert Nagy (#8) , que lutou pelo título do ETCC no ano passado e Zsolt Szabó (#66) vencedor da atribulada corrida 2 do ETCC em Vila Real, tendo ainda pilotado no WTCC. São dois pilotos que embora com pouca experiência, conhecem os carros o que é um factor positivo.
Team Mulsanne – Alfa Romeo Giulietta TCR A equipa mais italiana do grid. Depois do trabalho de desenvolvimento do Alfa é tempo de passar a lutar por objectivos maiores. A escolha de dois grandes nomes dos turismos evidencia a vontade de ter sucesso ao mesmo tempo que evoluem ainda mais a máquina. Fabrizio Giovanardi (#88) regressa à competição e Gianni Morbidelli (#10) irá fazer uso de toda a sua experiência para fazer crescer esta equipa. Ainda há trabalho de desenvolvimento a fazer no Alfa mas a experiência dos pilotos poderá fazer crescer a máquina muito mais rapidamente.
DG Sport Compétition – Peugeot 308TCR Os dois Peugeot 308TCR que estarão em pista terão como pilotos o muito promissor Aurélien Comte (#7), que venceu o TCR Europe Trophy e Mato Homola (#70). outro jovem piloto mas já com alguma experiência neste tipo de carros. O 308 TCR tem a curiosidade de ter um motor mais pequeno em relação à concorrência, o que lhe confere mais vantagem em traçados sinuosos e no consumo de pneus. Nos traçados com rectas longas poderão ficar algo prejudicados.
O Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) como o conhecíamos até aqui terminou em 2017. No seu lugar, com carros bem mais acessíveis e simples em termos tecnológicos, surge o WTCR, que aproveita os carros de turismo mais próximos aos de estrada para aquela que é uma nova competição.
Tiago Monteiro volta a marcar presença ao volante de um dos novos Honda Civic TCR (embora falhe a primeira prova ainda devido aos efeitos do seu acidente em testes no ano passado), procurando alcançar o campeonato que pareceu tão perto de alcançar no ano passado.
Fique a conhecer um pouco mais de cada uma das equipas e dos carros que este ano vão preencher as grelhas do WTCR.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.