A pensar precisamente nestes casos, a especialista em carros modernos de F1, a TDF, anunciou que o seu novo carro o TDF-1 já pode ser encomendado, recorrendo a um chassis da Marussia de 2011 ou da Sauber de 2012, a que se juntam ainda a suspensão e elementos mecânicos fornecidos pela TDF.
Na prática, desaparecem as mecânicas V8 das suas épocas e são substituídas por mais fiáveis e menos dispendiosas soluções de 1730 cc (trabalhadas pela Moutune) de quatro cilindros turbo com 600 CV de potência às 9000 rpm, associadas a caixas semi-automáticas de seis velocidades da AP Racing. Todo o conjunto é pensado para manter a geometria original do chassis e motor, pelo que não existem alterações estruturais nos modelos.
De acordo com a TDF, o resultado “é um carro que oferece 95% da performance de pista equivalente à de um carro de F1, com a dinâmica visceral completa sentida pelos pilotos da Marussia e da Sauber nas temporadas de 2011/2. Em afinação de qualificação, o TDF-1 consegue gerar até 4.0G nas curvas e 4.5G em travagem”.
Sendo mais fiável e de fácil manutenção (anual), este motor fornecido pela TDF tem ainda o benefício de ter arranque a partir do volante, dispensando o arrancador externo utilizado nos carros de F1. Além disso, a TDF argumenta ainda que os processos de utilização do veículo foram simplificados ao máximo, como o escalonamento da caixa ou os botões do volante, para que os pilotos se possam focar unicamente na experiência de condução. O sistema DRS de abertura da asa traseira fecha-se automaticamente sempre que o travão ou a direção forem usados.
O TDF-1 vem ainda acompanhado de uma série de componentes suplementares para que o proprietário possa ter peças suplentes, de pneus (Pirelli, como os originais) a elementos da suspensão e carroçaria.Criada em 2009, a TDF é composta por muitos ex-elementos de equipas de Fórmula 1, como a Marussia, Mercedes-AMG, Renault F1 e Williams, pelo que o manancial de conhecimento e experiência na manutenção dos carros está garantida, como garante Matt Faulks, diretor da operação: “Como parte central do nosso negócio é manter os carros clássico modernos da F1, conhecemos a complexidade de manter estes carros em pista – desde a manutenção e reparações aos custos de operação e todo o talento necessário para conduzi-los bem”.
Fotos de Rick Noel.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.