Muitos dos monolugares da Fórmula 1 acabam nas mãos de privados assim que deixam a sua ‘missão’ nas pistas, podendo assim oferecer as emoções das pistas a fanáticos da velocidade que nunca participaram num Grande Prémio da modalidade. Porém, além da exigência da sua condução, esses monolugares representam ainda um desafio na altura de encontrar peças ou componentes mecânicos, uma vez que são em números escassos e deixam de ser produzidos pelas equipas assim que termina a temporada.

A pensar precisamente nestes casos, a especialista em carros modernos de F1, a TDF, anunciou que o seu novo carro o TDF-1 já pode ser encomendado, recorrendo a um chassis da Marussia de 2011 ou da Sauber de 2012, a que se juntam ainda a suspensão e elementos mecânicos fornecidos pela TDF.

Na prática, desaparecem as mecânicas V8 das suas épocas e são substituídas por mais fiáveis e menos dispendiosas soluções de 1730 cc (trabalhadas pela Moutune) de quatro cilindros turbo com 600 CV de potência às 9000 rpm, associadas a caixas semi-automáticas de seis velocidades da AP Racing. Todo o conjunto é pensado para manter a geometria original do chassis e motor, pelo que não existem alterações estruturais nos modelos.

De acordo com a TDF, o resultado “é um carro que oferece 95% da performance de pista equivalente à de um carro de F1, com a dinâmica visceral completa sentida pelos pilotos da Marussia e da Sauber nas temporadas de 2011/2. Em afinação de qualificação, o TDF-1 consegue gerar até 4.0G nas curvas e 4.5G em travagem”.

Sendo mais fiável e de fácil manutenção (anual), este motor fornecido pela TDF tem ainda o benefício de ter arranque a partir do volante, dispensando o arrancador externo utilizado nos carros de F1. Além disso, a TDF argumenta ainda que os processos de utilização do veículo foram simplificados ao máximo, como o escalonamento da caixa ou os botões do volante, para que os pilotos se possam focar unicamente na experiência de condução. O sistema DRS de abertura da asa traseira fecha-se automaticamente sempre que o travão ou a direção forem usados.

O TDF-1 vem ainda acompanhado de uma série de componentes suplementares para que o proprietário possa ter peças suplentes, de pneus (Pirelli, como os originais) a elementos da suspensão e carroçaria.

Criada em 2009, a TDF é composta por muitos ex-elementos de equipas de Fórmula 1, como a Marussia, Mercedes-AMG, Renault F1 e Williams, pelo que o manancial de conhecimento e experiência na manutenção dos carros está garantida, como garante Matt Faulks, diretor da operação: “Como parte central do nosso negócio é manter os carros clássico modernos da F1, conhecemos a complexidade de manter estes carros em pista – desde a manutenção e reparações aos custos de operação e todo o talento necessário para conduzi-los bem”.

Fotos de Rick Noel.

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