A Toyota Gazoo revelou a sua ‘armada’ renovada para o ‘ataque’ à edição de 2022 do Rali Dakar: serão quatro as duplas que irão defender as cores da marca a bordo dos novos GR DKR Hilux T1+, com destaque para as duas lideradas por Nasser Al-Attiyah e Giniel de Villiers.

O catarense Al-Attiyah pretende conquistar a sua quarta vitória nesta prova depois de ter terminado a edição de 2021 em segundo lugar, voltando a ter a seu lado Mathieu Baumel, naquela que será uma dupla a ter em conta. Mas, também Giniel de Villiers, com Dennis Murphy ao seu lado, estará empenhado em lutar pelos lugares cimeiros, sobretudo tratando-se de um piloto com grande experiência também nas provas de rali-raid.

Num terceiro carro estarão Henk Lategan e Brett Cummings, que abandonaram na edição deste ano depois de um acidente na quinta etapa, mas que estavam a ser até àquele momento surpreendentemente rápidos. A sua expectativa é acumular ainda mais experiência e lutar também pelas posições no top-10. Por fim, reforçando a aposta da Toyota Gazoo, Shameer Variawa e Danie Stassen vão estar numa quarta Hilux.

Quanto ao carro, será uma evolução da Hilux, mais refinada para se adequar aos novos regulamentos e com a grande novidade de um novo motor V6 bi-turbo de 3.5 litros derivado do GR-S Land Cruiser e capaz de debitar 415 CV de potência e 650 Nm de binário na versão de série. Porém, a marca garante que os números “são significativamente maiores na versão de competição”. Este motor substitui o V8 anteriormente disponível.

Al-Attiyah pretende conquistar a sua quarta vitória nesta prova depois de ter terminado a edição de 2021 em segundo lugar, voltando a ter a seu lado Mathieu Baumel.

Mas essa não é a única novidade, já que o novo protótipo de competição, embora partilhe componentes com o modelo estreado em 2018 e que venceu a prova em 2019, contará com uma grande leva de melhorias, incluindo pneus de 37 polegadas em vez dos de 32 e de largura aumentada para 320 mm. O curso da suspensão foi igualmente ampliado, subindo dos 280 mm anteriores para os 350 mm do novo carro.

Apresentando ainda em acabamentos de fibra de carbono, a nova Hilux T1+ cumpre atualmente uma série de testes de preparação com vista à revelação oficial no final de 2021.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.