Tiago Monteiro voltou aos triunfos no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCR), com o piloto português a levar o seu Honda Civic Type R à vitória na primeira das duas corridas do fim de semana da modalidade no circuito alemão de Nürburgring.

Com a grelha de partida invertida para a primeira corrida (três voltas), Monteiro partiu do quarto lugar, atrás dos dois Lynk & Co de Yvan Muller (pole position) e de Yann Ehrlacher e do Hyundai de Norbert Michelisz. Na partida, depois de ‘ensanduichado’ pelos Hyundai de Gabriele Tarquini e de Michelisz, acabou por ficar à mercê de mais um piloto da Lynk & Co, Santiago Urrutia, pelo que no final da primeira volta Muller liderava na frente de Ehrlacher, Tarquini, Urrutia e Monteiro.

Com o circuito ‘velho’, o Nordschleife a exigir grande atenção devido ao piso escorregadio causado pela humidade, embora sem chuva, os primeiros mantiveram-se sempre bastante juntos, com as ultrapassagens a serem complicadas. Ainda assim, não faltou animação. Com o seu Elantra mais rápido, Tarquini primeiro passou Ehrlacher e, no final da segunda volta ainda chegou a primeiro depois de passar Muller na longa reta antes da meta, mas um erro no complexo final de curvas rápidas voltou a posicionar Muller na liderança.

No início da terceira volta, no final da reta da meta para o circuito de Grande Prémio (o moderno), a discussão para a primeira curva levou a que Tarquini, Ehrlacher e Urrutia levassem longe de mais o seu esforço, abrindo a ‘porta’ a Monteiro para saltar para o segundo lugar, logo atrás de Muller. O ataque final foi desferido, uma vez mais, na longa reta do velho circuito, já no derradeiro terço, com o Civic a superiorizar-se ao Lynk & Co de Muller, que ficou em segundo à frente do argentino Santiago Urrutia.

Logo a seguir ficaram Esteban Guerrieri (Honda Civic Type R), Michelisz (Hyundai Elantra N), Tarquini (Hyundai Elantra N) e Tom Coronel (Audi RS 3 LMS).

Na segunda corrida, a tarefa do piloto luso foi mais complicada, sobretudo depois de uma partida menos conseguida, tendo sido vítima das confusões na primeira curva para ficar no meio do pelotão. Caindo para nono, não conseguiu depois repetir a forma da corrida inaugural, terminando em oitavo lugar.

Quanto à luta pelo triunfo, Nestor Girolami (Honda Civic) tinha a pole position, mas partiu mal e viu-se ultrapassado pelos dois Hyundai de Jean-Karl Vernay e Luca Engstler logo na travagem para a primeira curva (apesar da tentativa de defesa desesperada do argentino da Honda), que dominaram os acontecimentos por esta ordem, distanciando-se de Girolami, que ficou em terceiro.

Attila Tassi (Honda) foi um dos protagonistas da segunda corrida, já que terminou em quarto depois de ocupar a 13a posição na grelha. Um ótimo arranque, aproveitando as incidências à sua frente, deixaram-no no top 5, em disputa direta com Santiago Urrutia (Lynk & Co), que foi quarto a grande parte do tempo, mas que viria a ceder posição ao húngaro já perto do fim. Nathanaël Berthon (Audi RS 3 LMS) foi o sexto, à frente de Yvan Muller (Lynk & Co), com Monteiro logo atrás.

Esteban Guerrieri (Honda), ocupava a terceira posição da grelha de partida, mas não conseguiu tomar parte da corrida devido a problemas no arranque para a volta de aquecimento.

RESULTADOS DA PRIMEIRA CORRIDA

RESULTADOS DA SEGUNDA CORRIDA

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