O LeasePlan Mobility Monitor analisou a opinião pública sobre a condução elétrica e a mobilidade zero emissões, bem como as barreiras que impedem os condutores de mudarem para um EV.

A LeasePlan, em conjunto com a Ipsos, lançou a secção Veículos Elétricos (VE) e Sustentabilidade do seu Mobility Monitor anual.

A pesquisa é realizada em 16 países, incluindo: Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Suécia, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.

Esta é uma pesquisa internacional envolvendo mais de 4.000 pessoas, em 16 países diferentes, sobre os grandes problemas enfrentados pelos condutores e pela indústria automóvel em 2019.

LeasePlan resume as principais conclusões a que chegou a edição de VE e Sustentabilidade do Mobility Monitor deste ano:

Um aumento na atitude positiva em relação à condução elétrica, com 61% dos entrevistados a indicar que veem a condução elétrica com zero emissões de forma favorável. Quase metade de todos os entrevistados disse que a sua opinião sobre a condução elétrica melhorou favoravelmente nos últimos três anos.

Os condutores portugueses são dos mais positivos em relação aos carros elétricos, com 87% a referirem que têm uma atitude muito positiva quanto à mudança para VE e 51% a confirmarem que têm intenção de mudar para um elétrico na compra do próximo veículo.

Uma quantidade crescente de entrevistados declarou ter a intenção de fazer um renting de um veículo elétrico. Entre os que planeiam fazer o renting de um carro nos próximos 5 anos, dois em cada cinco (40%) dizem que irão escolher um EV. A percentagem de portugueses é superior, com 57% a afirmar que deseja fazer um renting de um elétrico na próxima troca de carro.

Os benefícios da condução elétrica são cada vez mais claros, com os entrevistados a declararem que os VE contribuem para: combater as mudanças climáticas por causa da questão do CO2 (de acordo com 60% dos que planeiam trocar para um elétrico nos próximos cinco anos); ajudar a melhorar a qualidade do ar nas cidades devido à questão do NOX (43%); e ter um custo operacional geral mais baixo (60%). Segundo este inquérito, 70% dos portugueses compraria um VE devido à questão das emissões de CO2 e 50% devido à questão do NOX.

Infraestruturas de VE, uma preocupação

Enquanto a maioria das pessoas entrevistadas avalia os VE favoravelmente, as preocupações práticas em relação às infraestruturas apresentam uma barreira efetiva à sua maior entrada. O estudo especificamente refere que:

  • 51% do total de entrevistados que planeiam comprar carro nos próximos 5 anos referiram a insuficiente infraestrutura de carregamento como um impedimento para não escolherem um VE, sendo essa também a justificação de 53% dos portugueses;

  • 80% dos que referiram que não passariam para elétricos afirmam que as insuficientes possibilidades de carregamento em áreas públicas são uma preocupação, mas menos de metade vê o carregamento no trabalho como uma preocupação.

Relativamente à autonomia dos veículos, a chamada “ansiedade de autonomia”, foi ainda a razão para 45% dizerem que não mudavam para um elétrico, algo que em Portugal representa uma grande preocupação com 67% a identificarem esse motivo para a insegurança na troca.

“O nosso Mobility Monitor 2019 mostra que a procura pública por mobilidade de zero emissões ultrapassa em muito a infraestrutura de VE disponível atualmente. Precisamos melhorar esta situação agora.

A Comissão Europeia, juntamente com os governos nacionais e as autoridades locais, deve intensificar e agir de acordo com a procura dos cidadãos pela mobilidade de zero emissões, investindo numa infraestrutura de carregamento pan-europeia abrangente. Apenas através de ações coletivas, decisivas e oportunas, seremos capazes de vencer a luta contra as mudanças climáticas e melhorar a qualidade do ar nas nossas cidades”

Tex Gunning, CEO da LeasePlan

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