A gama de veículos de passageiros da Opel acaba de conhecer um novo integrante com a chegada anunciada da Zafira Life, que vem dar uma nova expressão ao sentido de prático e versátil.

Vinte anos decorridos sobre o lançamento do primeiro modelo – que viria a ser um enorme sucesso – a Opel dá continuidade à linhagem Zafira com uma quarta geração, embora em moldes muito diferentes, já que o anterior tinha um formato de monovolume compacto, ao invés deste ‘multi-purpose vehicle’ (MPV) proposto em três variantes com comprimentos diferentes.

A ‘pequena’ de 4,60 metros, a ‘média’ de 4,95 metros e a ‘grande’ de 5,30 metros. A variante pequena do novo Zafira Life é cerca de 10 centímetros mais curta do que o atual Zafira, enquanto a variante maior é 65 centímetros mais longa, aproximando-se das dimensões do Vívaro Combi de passageiros. Sendo um modelo que apela à vivência em conforto, este modelo dispõe de sistemas de apoio à condução, infoentretenimento de última geração e equipamentos sofisticados como o ‘head-up display’ e o programador de velocidade ativo baseado em câmara e radar. Além disso, surge com sistema IntelliGrip para assegurar melhor tração em pisos mais difíceis.

Condutor e passageiros usufruem de um grande tejadilho panorâmico em vidro e de um óculo traseiro com abertura independente da tampa da mala.

No sentido de alargar ainda mais o leque de opções e maximizar a versatilidade, o Zafira Life terá uma versão 4×4 desenvolvida pelos especialistas da Dangel. Mais tarde, em 2021, surgirá a versão elétrica a bateria, que constituirá mais um marco no percurso de eletrificação que a Opel está a traçar para a sua gama.

Um modelo, três variantes – Zafira Life para todos

A variante mais curta do Zafira Life concorre na faixa dos monovolumes compactos, demarcando-se pelo reduzido diâmetro de viragem (11,3 metros), duas portas laterais de correr com comando elétrico e sensor de pé, semelhante ao das bagageiras das carrinhas Astra Sports Tourer e Insignia Sports Tourer. Rebatendo a terceira fila de bancos, é possível aumentar a capacidade do compartimento de bagagens do Zafira Life mais pequeno para 1500 litros (até ao tejadilho). A remoção dos bancos traseiros – que são fáceis de reinstalar – eleva a capacidade de carga total para algo como 3397 litros.

O Zafira Life intermédio (tal como o longo) tem distância entre eixos aumentada em 35 cm, para 3,28 m, proporcionando maior espaço para pernas aos passageiros das filas de trás. Por seu turno, o mais comprido dos Zafira Life, com bagageira com capacidade de cerca de 4500 litros, já é rival de veículos de passageiros ainda maiores.

Entendendo que os grandes monovolumes de passageiros com equipamento de qualidade têm procura crescente no mercado europeu, a Opel oferece bancos forrados a couro montados em calhas de alumínio que permitem regulações amplas em todas as versões do Zafira Life. As diferentes configurações facultam cinco, seis, sete ou oito bancos individuais.

O nível mais luxuoso “Lounge” está disponível nas variantes de distância entre eixos longa. Isso contempla bancos dianteiros com massagem e aquecimento e, logo atrás, quatro cadeiras reguláveis forradas a couro, cada uma com generoso assento de 48 cm de largura. Estes bancos podem ser rodados no eixo vertical, o que significa que o Zafira Life consegue tornar-se numa espécie de ‘sala de estar’ espaçosa e muito acolhedora. A mesa do centro é amovível, criando espaço adicional para objetos pequenos. Os passageiros podem recorrer a tomadas de 230 V para utilizar os seus dispositivos móveis.

A maior parte das versões Zafira Life têm menos de 1,90 metros de altura, o que lhes garante acesso ilimitado a garagens subterrâneas.

Tecnologias e mordomias

O novo MPV da Opel está dotado de uma série completa de sistemas de assistência à condução. A zona em frente do veículo está monitorizada por uma câmara e por um radar. O sistema é até capaz de reconhecer peões e de acionar a travagem de emergência a velocidades até 30 km/h. O programador de velocidade ativo ajusta a velocidade à do veículo que segue à frente, podendo desacelerar o Zafira Life até aos 20 km/h, se necessário. O sistema de manutenção de faixa e o alerta de cansaço do condutor zelam por importantes níveis de segurança. No que diz respeito a faróis, a comutação automática de médios-máximos funciona a partir de 25 km/h. Também inédito neste segmento é o ‘head-up display’ policromático que apresenta a velocidade, a distância para o veículo da frente e as indicações de navegação.

O Zafira Life colocará à disposição o serviço telemático Opel Connect. Funções de ajuda como o ‘Live Navigation’ com informação de tráfego em tempo real, ligação direta a um serviço de assistência em estrada e chamada de emergência. Em caso de acidente, se os tensores dos cintos de segurança são acionados ou os ‘airbags’ despoletados, a chamada de emergência é efetuada automaticamente. A imagem captada pela câmara traseira é mostrada no espelho retrovisor interior ou no ecrã de sete polegadas da consola central (neste caso, com ângulo 180 graus visto de cima).

O ecrã policromático de sete polegadas está associado aos sistemas de informação e entretenimento Multimedia e Multimedia Navi. Ambos oferecem integração plena de ‘smartphones’ através de Apple CarPlay e Android Auto. Nas versões de topo, é possível desfrutar de um sistema de som com 10 altifalantes.

O novo MPV da Opel tem estreia mundial agendada para o próximo dia 18 de janeiro, no Salão de Bruxelas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.