Tendo lançado uma série de novos sistemas quando foi lançado, em 2016, o Classe E pretende manter-se em posição cimeira no seu segmento, sobretudo atendendo a que, com mais de 14 milhões de unidades vendidas desde 1946, é o modelo mais vendido da marca. A nova geração conseguiu cimentar essa sua posição, com mais um milhão de Classe E vendidos (entre berlina e carrinha) desde 2016.
Para a atualização, além de retoques estéticos importantes, a marca apostará forte na renovação tecnológica, com a próxima geração dos sistemas de assistência à condução, como o Active Distance Assist DISTRONIC, que agora permite a regulação da velocidade baseada no percurso. Com o auxílio da informação da função LiveTraffic, o Classe E pode reconhecer e atuar perante congestionamentos de trânsito ou trânsito lento antes de o condutor detetar o perigo.
Outras funcionalidades são o Active Tailback Assist, segundo o qual, na eventualidade de o veículo se deparar com um congestionamento de trânsito numa autoestrada, onde existam marcas rodoviárias a delimitar as faixas de rodagem, este sistema pode auxiliar o condutor ao manter o veículo na faixa de rodagem e a uma distância de segurança a velocidades de até cerca de 60 km/h. O Active Steering Assist pode assistir o condutor na criação de um corredor para os serviços de emergência, em estradas com várias faixas de rodagem em cada sentido, enquanto o Active Brake Assist com função de cruzamento minimiza o perigo de colisão com os veículos em aproximação ao mudar de direção.
Outros sistemas presentes no Classe E são o assistente ativo de ângulo morto com função de aviso de saída de via (também monitoriza o ângulo morto quando o veículo se encontra parado e pode avisar o condutor sobre veículos automóveis, motociclos ou bicicletas em aproximação se o condutor abrir a porta) ou o de estacionamento com câmara 360º e câmara lateral prolongada para observar obstáculos paralelos como lancis e paredes de garagens.
Conforto interior
Também o interior será alvo de uma atualização de conteúdos, recebendo uma nova geração de volantes com controlos táteis e, tal como já sucede noutros modelos da marca de Estugarda, contará com a solução de dois ecrãs paralelos ‘widescreen’ de grandes dimensões de série (10.25 polegadas cada) e tecnologia MBUX com controlo por voz e gestual e realidade aumentada.
O sistema de controlo de conforto Energizing também será incluído, com Energizing Coach (recomendações personalizadas de preparação física baseadas num algoritmo inteligente, integração através de aparelhos pessoais) e bancos ativos Energizing e Power Nap (em combinação com o sistema elétrico de bordo de 48 V ou versões híbridas plug-in). Haverá ainda uma nova função Air Quality Indicator (para grandes cidades) que indica a qualidade do ar.
Por outro lado, para garantir maior tranquilidade para os proprietários do Classe E, os serviços Mercedes me apresentam o sistema Mercedes-Benz Urban Guard, vigilância total do veículo estacionado com funções de aviso de danos de colisão, aviso de proteção contra o reboque do veículo, aviso antirroubo, localização em caso de furto e possibilidade de o proprietário desativar a chave do veículo através de smartphone como medida de prevenção, em caso de extravio ou roubo da chave.
Eletrificação não abranda
Fiel à sua ideia de eletrificação, a Mercedes-Benz irá introduzir sete variantes híbridas plug-in, entre as quais, variantes equipadas com 4MATIC e também para as carrinhas, incluindo novos motores com cilindros em linha.
A nova geração do Classe E será apresentada no verão de 2020, com a revelação agendada para julho no caso da berlina, com a carrinha a chegar mais tarde, entre setembro e outubro. Depois, serão as vezes das variantes limousine na versão longa (China), coupé e cabriolet.
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