Sem intenção de se deixar ultrapassar no segmento dos executivos Premium, a Mercedes-Benz prepara a atualização de meio de ciclo do Classe E, que terá uma panóplia de sistemas tecnológicos de última geração, nomeadamente em matéria de segurança.

Tendo lançado uma série de novos sistemas quando foi lançado, em 2016, o Classe E pretende manter-se em posição cimeira no seu segmento, sobretudo atendendo a que, com mais de 14 milhões de unidades vendidas desde 1946, é o modelo mais vendido da marca. A nova geração conseguiu cimentar essa sua posição, com mais um milhão de Classe E vendidos (entre berlina e carrinha) desde 2016.

Para a atualização, além de retoques estéticos importantes, a marca apostará forte na renovação tecnológica, com a próxima geração dos sistemas de assistência à condução, como o Active Distance Assist DISTRONIC, que agora permite a regulação da velocidade baseada no percurso. Com o auxílio da informação da função LiveTraffic, o Classe E pode reconhecer e atuar perante congestionamentos de trânsito ou trânsito lento antes de o condutor detetar o perigo.

Outras funcionalidades são o Active Tailback Assist, segundo o qual, na eventualidade de o veículo se deparar com um congestionamento de trânsito numa autoestrada, onde existam marcas rodoviárias a delimitar as faixas de rodagem, este sistema pode auxiliar o condutor ao manter o veículo na faixa de rodagem e a uma distância de segurança a velocidades de até cerca de 60 km/h. O Active Steering Assist pode assistir o condutor na criação de um corredor para os serviços de emergência, em estradas com várias faixas de rodagem em cada sentido, enquanto o Active Brake Assist com função de cruzamento minimiza o perigo de colisão com os veículos em aproximação ao mudar de direção.

Outros sistemas presentes no Classe E são o assistente ativo de ângulo morto com função de aviso de saída de via (também monitoriza o ângulo morto quando o veículo se encontra parado e pode avisar o condutor sobre veículos automóveis, motociclos ou bicicletas em aproximação se o condutor abrir a porta) ou o de estacionamento com câmara 360º e câmara lateral prolongada para observar obstáculos paralelos como lancis e paredes de garagens.

Conforto interior

Também o interior será alvo de uma atualização de conteúdos, recebendo uma nova geração de volantes com controlos táteis e, tal como já sucede noutros modelos da marca de Estugarda, contará com a solução de dois ecrãs paralelos ‘widescreen’ de grandes dimensões de série (10.25 polegadas cada) e tecnologia MBUX com controlo por voz e gestual e realidade aumentada.

O sistema de controlo de conforto Energizing também será incluído, com Energizing Coach (recomendações personalizadas de preparação física baseadas num algoritmo inteligente, integração através de aparelhos pessoais) e bancos ativos Energizing e Power Nap (em combinação com o sistema elétrico de bordo de 48 V ou versões híbridas plug-in). Haverá ainda uma nova função Air Quality Indicator (para grandes cidades) que indica a qualidade do ar.

Segurança exterior

Por outro lado, para garantir maior tranquilidade para os proprietários do Classe E, os serviços Mercedes me apresentam o sistema Mercedes-Benz Urban Guard, vigilância total do veículo estacionado com funções de aviso de danos de colisão, aviso de proteção contra o reboque do veículo, aviso antirroubo, localização em caso de furto e possibilidade de o proprietário desativar a chave do veículo através de smartphone como medida de prevenção, em caso de extravio ou roubo da chave.

Eletrificação não abranda

Fiel à sua ideia de eletrificação, a Mercedes-Benz irá introduzir sete variantes híbridas plug-in, entre as quais, variantes equipadas com 4MATIC e também para as carrinhas, incluindo novos motores com cilindros em linha.

A nova geração do Classe E será apresentada no verão de 2020, com a revelação agendada para julho no caso da berlina, com a carrinha a chegar mais tarde, entre setembro e outubro. Depois, serão as vezes das variantes limousine na versão longa (China), coupé e cabriolet.

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