Alfa Romeo declara amor a Itália com edição especial em toda a gama

20/02/2024

Tributo Italiano. O nome diz tudo sobre a edição especial e refinada que acaba de chegar ao mercado nacional, transversal a toda a gama da Alfa Romeo.

É como uma declaração de amor à terra mãe, a nova edição especial “Tributo Italiano” que a Alfa Romeo acaba de dar a conhecer em Portugal, num evento realizado entre Lisboa e Oeiras, e onde os jornalistas fizeram uma “viagem” gastronómica pelos sabores italianos.

Esta nova versão é extensível a toda a gama do construtor transalpino: desde a berlina Giulia até às propostas SUV Stelvio e Tomale – modelo que, de resto, se encontrava disponível para um pequeníssimo contacto dinâmico.

Já disponível para encomenda, a marca aponta para meados de março a entrega das primeiras unidades “Tributo Italiano”. Uma edição que não pisca o olho ao mercado empresarial, como veremos adiante.

Cores da bandeira

Não é difícil distinguir estas edições “Tributo Italiano”. Basta recordar a bandeira italiana. É possível escolher qualquer uma das três cores que a compõem: verde, branco e vermelho. E sempre com uma tonalidade específica para cada um dos modelos. Exemplos? Verde Montreal para o Tonale, Branco Alfa para o Stelvio e Vermelho Alfa para o Giulia. Em comum, todos eles dispõem, ao mesmo tempo, de detalhes como o tejadilho preto, capas dos retrovisores com uma (mínima) bandeira da Itália, escudo frontal a negro e ainda pinças de travão (Brembo) em vermelho. Tudo isto no exterior.

A distinção destas novas versões “patrióticas” continua no interior. Encontram-se, assim, no habitáculo, diversos itens específicos: caso das costuras no tablier, portas e bancos em vermelho, logótipo “Tributo Italiano” nos encostos de cabeça e, no caso específico do Tonale, novos acabamentos nos bancos desportivos em pele.

 

À atenção das empresas

O “Tributo Italiano” encontra-se disponível, também, em todas as motorizações. Desde as propostas a gasolina de 280 cv (Giulia e o Stelvio) às versões Diesel de 130 cv (Tonale) e 210 cv (Giulia e Stelvio), sem esquecer os motores híbridos de 130 e 160 cv e do plug-in de 280 cv, todos eles disponíveis apenas no Alfa Romeo Tonale.

Quanto a preços, aplicado ao Giulia, o “Tributo Italiano” custa 71.800 euros (mais 3 500 que a versão Veloce); no Tonale, o preço arranca nos 61.170 euros; no Stelvio, o preço é de 82.500 euros (mais 5 500 euros que a versão logo abaixo). Como referido antes, a Alfa Romeo Portugal decidiu criar uma campanha de renting, em parceria com a Leasys, a pensar nas empresas, que permite adquirir estas edições especiais mediante o pagamento de mensalidades: 610 euros (mais IVA no caso do Giulia), 385 euros (mais IVA para o Tonale) e 740 euros (mais IVA para o Stelvio).